MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    Dicas para iniciantes - Nomear campos e elementos de um sistema em Access

    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    iniciantes - Dicas para iniciantes - Nomear campos e elementos de um sistema em Access Empty Dicas para iniciantes - Nomear campos e elementos de um sistema em Access

    Mensagem  criquio 19/11/2010, 16:45

    Access Dicas para iniciantes
    Nomear campos e elementos de um sistema em Access

    O Access é uma poderosa ferramenta de programação voltada para bancos de dados relacionais, dispondo de inúmeros e abrangentes recursos. Podemos programar praticamente tudo que imaginarmos no Access, sem contar que ele dispõe do mais poderoso sistema de relatórios entre todos os SGBDs.

    Apesar de todo seu poderio, muita gente vê o Access como um brinquedo de crianças ou uma ferramenta voltada para pequenos projetos. Isso se deve em parte aos serviços mal executados, tendo em vista que a própria Microsoft difundiu a ideia de que qualquer usuário poderia criar bancos de dados Access mesmo sem nenhum conhecimento em programação. Em parte, isso é verdade. No entanto, a Microsoft não explicou que esses projetos que poderiam ser criados por qualquer pessoa, seriam projetos bem simples. Ela não explicou que para projetos mais complexos, o usuário precisa ter noção de “modelos relacionais” para que possa fazer o correto relacionamento entre as tabelas, pois essa é a base de um banco de dados relacional.

    A Microsoft não explicou, ainda, que para grandes projetos, o usuário dispõe da linguagem de programação VBA (Visual Basic for Application), que é uma linguagem derivada do Visual Basic.

    Uma das coissas que mais contribui para o fraco desempenho dos aplicativos Access, alem do já citado relacionamento mal feito ou nem feito, é a forma como se nomeia controles e elementos do banco, alem da forma de se criar consultas mal estruturadas. Aqui vou discorrer apenas sobre a correta nomeação de campos e elementos, pois essa é a temática do momento.

    Devido ao grande número de erros que comumente vemos sendo cometidos por quem ainda não tem muita noção de como funciona um banco de dados Access, resolvi criar esse pequeno artigo com uma série de dicas e macetes para a correta nomeação de campos e elementos de um sistema.

    É interessante que nomeemos esses campos e elementos de forma simples e objetiva e de forma que estejamos sempre a identificar o que é cada elemento apenas pelo nome.

    Nomes com espaços

    Evite colocar nomes com espaços como por exemplo Nome do Cliente. Ao invés disso, você pode colocar NomeCliente. Caso seja em um formulário ou relatório, pode colocar txtNome. Nomes de campos ou elementos com espaços podem causar erros em várias circunstâncias.

    Nomes acentuados

    Evite colocar nomes acentuados. Embora hoje em dia isso não chegue a ser um problema, pode dar algum erro se rodar o sistema em versões mais antigas. Lembre-se de que quanto mais simples melhor.

    Nomeando campos e elementos

    Uma dica que considero valiosa na nomeação de campos em formulários e relatórios, bem como na nomeação de elementos como tabelas, formulários, relatórios, módulos, consultas e macros, é dar nomes que lembrem o tipo de campo ou elemento, assim como para que serve os mesmos. Por exemplo, se você tem uma tabela para cadastrar clientes, pode nomeá-la como tblClientes. Desse modo, só em ver o nome você saberá que se trata de uma tabela porque começa com o prefixo tbl e saberá que essa tabela tem como objetivo cadastrar clientes.
    Se possui um formulário para a entrada de clientes na tabela tblClientes, pode chama-lo frmCadClientes. Se o form é para consulta, pode ser frmConsClientes.
    Um relatório para visualização de clientes pode ser relClientes. Aqui, bem como em alguns casos com formulários, podemos ter muitas variações, dependendo da quantidade e finalidade dos relatórios ou formulários, pois podemos ter subvariações, como relatório para visualizar clientes por ordem alfabética, outro para visualizar clientes por região, etc. Nesses casos, podemos ter relClientesAlfa, relClientesRegiao e por aí afora, embora possamos utilizar um mesmo relatório filtrado de diversas formas, sendo esse filtro definido em um formulário utilizado para abrir os relatórios.

    Padronize sua forma de nomear campos e elementos

    O importante mesmo é que você tenha um padrão para não se perder durante o desenvolvimento e principalmente para saber o que é e para que serve cada elemento em qualquer aplicação que você for analisar a estrutura.
    Em formulários e relatórios podemos ter vários tipos de campos, como campo texto, caixa de combinação, campo memorando, campo sim/não, lista de valores, subformulários, etc. seguindo a lógica apresentada aqui, você pode colocar um prefixo que identifique de imediato o tipo de controle seguido do nome que permita identificar para que serve aquele controle.

    Nomeando campos

    txtNomecaixa de texto para armazenar o nome do cliente
    txtSobrenomecaixa de texto para armazenar o sobrenome
    txtDataCadastroo próprio nome diz tudo
    cboCodClientescaixa de combinação para exibir os códigos
    mmrObscampo memorando para observações ou detalhes

    Nomeando tabelas, formulários, módulos, relatórios, etc

    tblClientestabela de clientes
    tblProdutostabela para cadastro de produtos
    tblVendastabela para cadastro de vendas
    tblVendasDetalhetabela para os detalhes das vendas
    frmCadClientesformulário para cadastrar os clientes
    frmConsClientesformulário para consulta de clientes
    mdlOcultarJanelamódulo para ocultar a janela do Access
    mdlIconemódulo para definir o ícone da aplicação

    Nomes reservados do Access

    O Access possui um grande número de nomes reservados que ele usa para nomear seus próprios elementos. O uso desses nomes para campos e elementos da aplicação pode causar erros, pois o Access pode confundi-los com chamadas aos seus próprios elementos. Por isso, temos que evitar usar tais nomes. Aqui entra mais uma das vantagens em usarmos os prefixos antes dos nomes. Assim, evitamos esse problema.

    Conclusão

    Aqui termino esse pequeno artigo. Espero que o mesmo venha a ser útil para todos que precisarem.


    Última edição por criquio em 5/12/2012, 11:18, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Complementação do artigo)


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.


      Data/hora atual: 19/4/2024, 08:29