MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

Exportar uma consulta para excel na extensão .CSV

andregoulart
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Exportar uma consulta para excel na extensão .CSV Empty Exportar uma consulta para excel na extensão .CSV

Mensagem  andregoulart em 5/7/2013, 16:52

Boa Tarde

Venho pedir ajuda, tenho uma consulta e gostaria de exportar para o excel na extensão .CSV, estou usando uma macro "Saida para" mais ela não me da opção de .CSV estou salvando em .xlsx e depois tenho que salvar outro arquivo como .CSV criando dois arquivos sem precisão.

Conto com a experiencia de todos nesse problema.

Desde ja agradeço
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Exportar uma consulta para excel na extensão .CSV Empty Re: Exportar uma consulta para excel na extensão .CSV

Mensagem  Dilson em 7/8/2013, 09:57

Já tentou o que o vieirasoft sugere na mensagem n° 4:
    [Resolvido]Exportar TXT

Outro ponto é que csv é um arquivo de texto simples em que os valores são separados por vírgulas ou ponto e vírgula. Pode nas suas implementações por vba, realizar a exportação no modelo de txt e trocar a extensão do nome de arquivo a ser salvo para a extensão csv, exemplo: NomeDoArquivo.csv

Para efeito de compatibilidade com outros sistemas use o separador: virgula ao invés de ponto e virgula.
    andregoulart
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Exportar uma consulta para excel na extensão .CSV Empty Re: Exportar uma consulta para excel na extensão .CSV

Mensagem  andregoulart em 7/8/2013, 13:39

Bom Dia

Dilson, tenho duvida no codigo, o que coloco no item 2?

Function Send2TextFile()
    1 = DoCmd.TransferText transfertype:=acExportDelim, _
    2 = specificationname:="NomedaTabela Export Specification", _
    3 = tablename:="Con_Log", _
    4 = filename:="D:\Manutenção BD\Arquivo de Log.csv", _
    5 = hasfieldnames:=True
    End Function

Obs: o arquivo que quero exportar tem 4 colunas e sempre tem a mesma quantidade de caracteres:

Entrega                         COD                Data da Ocorência                Hora da Ocorrência
    2910004201                 DIT                   06/08/2013                             11:05
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Dilson em 8/8/2013, 04:25

Isso é a especificação do formato. Para conseguir isso faça o seguinte:

Abra sua consulta pelo painel de navegação, em seguida vá na aba Dados Externos > área Exportar > no menu Exportar para arquivo de texto.

Abrirá o assistente escolha o local e o nome que será salvo, a extensão deste nome coloque csv

Após apertar o botão Ok virá outra janela, nessa terá duas opções: Delimitado e Largura fixa. Deixe em Delimitado. Nesta mesma janela na parte inferior terá um botão chamado Avançado... Clique nele e virá outra janela, nela terá um botão Salvar como... Clique nele digite o nome desejado para a especificação e clique Ok. É este nome que você salvou que deve colocar no item 2 do código.

Pesquisei no F1 e vi outra possibilidade, veja, coloque a partir de um botão:

DoCmd.OutputTo acOutputQuery, "NomeDaConsulta", acFormatTXT = CSVDelimited, "NomeDoDiretório_e_do_Arquivo.csv_a_ser_salvo", False
    andregoulart
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  andregoulart em 8/8/2013, 13:28

Bom Dia

Dilson, estamos quase la, consegui exportar com a extensão .csv mais na verdade é um txt renomeado, ai quando vai abrir ele da um aviso dizendo que o arquivo não esta no formato .csv correto mas mesmo assim abre, o problema é que esse arquivo vai ser importado por um sistema feito em oracle e o sistema não reconhece o arquivo, ai tenho que abrir e salvar uma cópia na extensão correta, ai acabo voltando no inicio porque posso exportar em .xlsx e fazer o mesmo, a intensão é o usuário (leigo) não ter que fazer esse processo.

Sera que tem mais alguma alternativa?

Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Dilson em 8/8/2013, 21:01

Aquela segunda dica que dei acontecia isso mesmo.

Agora,
    Experimentou especificando a formatação [do jeito que descrevi acima] ?

Eu fiz um teste usando a especificação e ele gerou um arquivo csv no formato certo, sem nenhuma mensagem negativa ao formato, veja como:

DoCmd.TransferText acExportDelim, "Especificação/Formato", "NomeDaConsulta", "Diretorio/NomeDoArquivo.csv_que_será_salvo"

Se não fez, experimente, e, em seguida vá e proceda no oracle pra ver o que ele diz.
    andregoulart
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  andregoulart em 8/8/2013, 22:23

Boa Noite, Dilson

O código foi o mesmo que vc passou só mudei os nomes ficou assim:
    DoCmd.OutputTo acOutputQuery, "Con_Log", acFormatTXT = CSVDelimited, "D:\Manutenção BD\Log.csv", False

ele exporta aparentemente certo, mais na hora de abrir da uma mensagem, do jeito que vc mando nessa ultima mensagem com o formato antes da consulta deu erro.

Tentei anexar o arquivo que gerou para vc ver o erro, mas não consegui, ai coloquei no Google Drive segue o caminho:
    https://docs.google.com/file/d/0B780BFcIW5HBSThZcUJFWVhPT0E/edit?usp=sharing

Se puder dar uma olhada e identificar qual o erro.

Desde ja agradeço.
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Dilson em 8/8/2013, 22:43

Através da planilha não tenho como diagnosticar, mas esse erro é o mesmo emitido na segunda maneira que passei, o melhor seria o banco para olhar.

O pequeno exemplo que eu fiz aqui funciona bem, estou lhe enviando, dê uma olhada:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/8080696/Integrado/ExportarDados.rar
    andregoulart
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  andregoulart em 9/8/2013, 14:04

Bom Dia

Dilson, consegui fazer exportar e não dar erro, do jeito que vc falou, mais ainda o oracle não aceita o arquivo, acredito que não vou ter que fazer o usuario salvar em xlsx e converter em .csv.

Se você não tiver mais nenhuma idéia de como gerar sem problemas.

Fica aqui meus agradecimentos.

Obrigado.
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Dilson em 9/8/2013, 14:37

Tava analisando sua planilha e vi que lá existe campo do tipo data e lembrei que existe a possibilidade de fazer tratamento delas pela especificação (talvez elas sejam o x da questão), vou parar um pouco para ver isso pela noite e qualquer coisa te reporto.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 16/6/2019, 22:35