MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Erro em pequena "aplicação" de Access

    avatar
    alen
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 3
    Registrado : 30/09/2013

    Erro em pequena "aplicação" de Access Empty Erro em pequena "aplicação" de Access

    Mensagem  alen 30/9/2013, 14:45

    Boa tarde a todos

    Em primeiro lugar quero informar que não me considero um informático, mas tenho de dar um jeito em muita coisa, mas não sou expert em quase nenhuma e muitas vezes as coisas acontecem sem conseguir perceber porquê.

    Para além disso sou novato também aqui e nem sequer percebi se estou a postar no local correcto.

    Mas vamos ao caso concreto.

    Aqui na empresa onde trabalho existia uma necessidade de controlar o arquivo, pois existem alguns milhares de pastas me que é necessário saber a localização por estante, fila de prateleira e prateleira e o conteudo de cada pasta.

    Devido a essa necessidade no já longíquo ano de 2002 desenvolvi com ajudas externas em foruns (para solucionar alguns problemas de programação) uma pequena aplicação sobre Access 2000. (algumas vezes socorri-me também da funcionalidade de gravar macros).

    A aplicação encontra-se num servidor que tem o Sistema Operativo SBS 2003, e no incio todas as maquinas que tinham o Access instalado conseguiam chamar aquele ficheiro e retirar dele a informação pretendida, bem como acrescentar informação quando se arquivava novas capas.

    É um facto que a aplicação ainda hoje se mantêm instalada e a funcionar, sem alterações até ao momento.

    É um facto que duas maquinas clientes evoluiram, de SO, e de versão do Microsoft Office, e deixaram de conseguir aceder à aplicação recebendo uma mensagem de falta de memoria.

    Isto sucedeu com duas maquinas e actualmente somente temos uma maquina que continua a ter acesso ao ficheiros e a conseguir retirar dele a informação pretendida.

    Algum tempo atrás adquirimos uma nova maquina com o SO Win7 a 32 bits, Office 2013 e com 16 GB de Ram.

    Quando fomos aceder ao referido ficheiro obtivemos a mesma mensagem de erro. "Não há memória suficiente para executar essa operação. Feche as aplicações desnecessárias e tente a operação novamente".

    Conclui que a mensagem não correspondia à verdadeira razão, e conclui que o erro se deve à versão do Office, ou seja somente a maquina que tem o Office 2000 instalado, é que consegue aceder. Para além desta maquina, temos duas que tem o Office 2002, não conseguem e a que tem o 2013 também não.

    Assim pretendia obter informação de como poderei converter a aplicação de forma a que a mesma funcione nas versões recentes do Office, sem ter de a desenvolver novamente, pois como vos disse no inicio não me sinto com conhecimentos suficientes para isso. Mesmo que deixe de funcionar na versão 2000, pois essa maquina tem de ser descontinuada devido aos anos que tem e à incompatibilidade com os novos sistemas.

    Obrigado pela atenção que vierem a dispensar,


    Alen
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    Erro em pequena "aplicação" de Access Empty Re: Erro em pequena "aplicação" de Access

    Mensagem  criquio 30/9/2013, 15:03

    Talvez fosse o caso de converter a aplicação para o Access 2007 e instalar o runtime do Access 2007 nas máquinas com Access inferior à essa versão. Uma vez que você só precisa de uma máquina para fazer alterações no design da aplicação, as outras máquinas não tem necessidade de rodar o Access completo. Mas já aviso que talvez tenha que alterar algumas macros para VBA, o que é fácil de fazer, pois o próprio Access tem um assistente de conversão de macros para VBA. Então bastará fazer a conversão e copiar o código para o lugar da macro. Isso porque algumas macros não funcionam no runtime.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    alen
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 3
    Registrado : 30/09/2013

    Erro em pequena "aplicação" de Access Empty Re: Erro em pequena "aplicação" de Access

    Mensagem  alen 1/10/2013, 11:47

    Em primeiro lugar, quero agradecer a disponibilidade Criquio

    Vou passar a responder a cada um dos teus pontos colocando entre aspas e a cor diferente as tuas frases e a seguir os meus comentários. Claro que não pretendo abusar nem sou do tipo que desiste à primeira pelo que irei pesquisar material didatico sobre os diversos temas e soluções, no entanto se me puderes ajudar e indicares como se faz ou onde poderei encontrar material didatico sobre o assunto agradeço.

    "Talvez fosse o caso de converter a aplicação para o Access 2007 e instalar o runtime do Access 2007 nas máquinas com Access inferior à essa versão."

    Não sei como posso fazer a conversão que falas, mas porquê o Access 2007, é que temos aqui licença do Officce 2013.

    "Uma vez que você só precisa de uma máquina para fazer alterações no design da aplicação, as outras máquinas não tem necessidade de rodar o Access completo."

    Todas as máquinas tem licença de Access, embora sabia que existe essa possibilidade, pelo que li essa forma estaria vedada a quem tivesse uma licença especial para poder compilar e distribuir, mas como é obvio gostaria de saber como posso conseguir rodar uma aplicação não compilada sem o Access completo?

    "Mas já aviso que talvez tenha que alterar algumas macros para VBA, o que é fácil de fazer, pois o próprio Access tem um assistente de conversão de macros para VBA."

    Embora não saiba como posso fazer essa conversão, vou investigar, mas podes esclarecer-me se poderei converter logo para a versão que utilizo, ou se tenho de passar por alguma versão intermédia.

    "Então bastará fazer a conversão e copiar o código para o lugar da macro. Isso porque algumas macros não funcionam no runtime.".

    Vou tentar perceber como posso fazer isso.

    Obrigado pela tua disponibilidade, pois certamente contribuis-te para o aumento da minha curiosidade em aprender bem como para o meu grau de conhecimento.

    Alen
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    Erro em pequena "aplicação" de Access Empty Re: Erro em pequena "aplicação" de Access

    Mensagem  criquio 1/10/2013, 13:13

    O runtime é uma versão reduzida do Access, que permite rodar aplicativos mas não permite alterar a estrutura do mesmo. O aplicativo pode estar em mdb, mde, accdb, accde, accdr. O accde, ou seja, o aplicativo "compilado", seria uma boa alternativa porque evita acesso tambem aos seus códigos fonte. Claro que você precisará guardar a cópia em accdb para quando precisar fazar alterações na estrutura, usar essa cópia, que deve ser convertida novamente para accde para ser distribuída para as estações.

    À partir da versão 2007, o runtime é gratuito. Eu sugeri a instalação do mesmo nas máquinas que não possuem o Access ou que possuem uma versão anterior, por questão de compatibilidade. Acredito que assim como o Access 2010, o Access 2013 tambem ofereça a possibilidade de conversão para 2007. Eu ainda não usei o runtime do 2013. Por ser uma versão muito recente, talvez o runtime ainda possa ter algum bug. O runtime do Access 2010 mesmo teve muitos bugs no início. Eu acho o do 2007 o mais estável entre eles, pelo menos nas partes que já usei. Mas se você quiser tentar as versões mais recentes, fica a seu critério. Para salvar o aplicativo em uma versão anterior, basta ir aonde tem "Salvar como" e escolher a versão a ser salva.

    A conversão das macros para código VBA podem ser feitas no próprio Access. No momento não tenho acesso ao Access 2013 mas no 2007, a gente seleciona a macro, vai até a guia "Ferramentas de Banco de Dados", grupo "Macro" e clica no botão "Converter macros em Visual Basic". Feito isso, será gerado um módulo com o código dentro dele. Basta você abrir esse módulo, selecionar o código que está entre as linhas que tem a palavra Function, acessar o formulário, clicar no botão aonde aquela macro roda e apagar o nome dela. Então, abre o evento "Ao clicar" e coloca o código, na janela do VBA.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    alen
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 3
    Registrado : 30/09/2013

    Erro em pequena "aplicação" de Access Empty Erro no Access

    Mensagem  alen 23/1/2014, 12:12

    Bom dia

    Peço imensa desculpa por somente estar a voltar ao topico, mas como ainda não consegui resolver o problema, e neste momento até se agravou, pois a unica maquina que conseguia aceder ao mesmo, teve um problema e foi para os anjinhos, pelo que agora tenho mesmo de o resolver.

    Vou hoje tentar implementar as sujestões que me deu e vou aqui tentar relatar as dificuldades.

    Quando tentei abrir o ficheiro de Access com o Access 2007 obtive a seguinte mensagem de erro.

    O projecto ou base de dados do Microsoft Office Access contém uma referência incompleta ou
    inexistente ao ficheiro 'VIDTC3.OCX' versão 1.0

    Quando faço ok, vai dando mais algumas vezes a mesma mensagem e depois apresenta mais uma

    O projecto ou base de dados do Microsoft Office Access contém uma referência incompleta ou
    inexistente ao ficheiro 'Vsflex7L.ocx' versão 1.0

    Mais uns ok's e volta a apresentar a primeira e depois volta a esta ultima e de seguida mais uma diferente

    O projecto ou base de dados do Microsoft Office Access contém uma referência incompleta ou
    inexistente ao ficheiro 'MSOWC.DLL' versão 1.0

    Tenho de investigar como posso colocar aqui imagens, pois talvez seja mais facil.

    Pois nem sei como posso ultrapassar esta situação.

    Por outro lado uma deparei-me com uma situação que me está a deixar bastante preocupado, pois no ficheiro somente consigo ver um registo, e se perco ou perdi toda a informação vou dar em maluco.

    Agradeço a atenção dispensada.

    Obrigado
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    Erro em pequena "aplicação" de Access Empty Re: Erro em pequena "aplicação" de Access

    Mensagem  criquio 23/1/2014, 13:09

    Esse erro é devido a referências AUSENTES. Você precisará desmarcar as referências que estiver a palavra AUSENTE. Muitas das vezes trata-se de referências que nem são necessárias ao projeto, mas caso seja, terá que ver se precisa atualizá-la para uma mais recente ou apenas registrar a referência novamente.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.


    Conteúdo patrocinado


    Erro em pequena "aplicação" de Access Empty Re: Erro em pequena "aplicação" de Access

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 19:27