MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Filtrar Caixas de Combinação

becuz
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Filtrar Caixas de Combinação Empty Filtrar Caixas de Combinação

Mensagem  becuz em 27/1/2011, 12:46

Meus Caros

Estou a precisar de ajuda num problema com um formulario no access 2007.
    Então é assim, tenho um formulario "Tratamentos" onde os campos (Marca, Região, Categoria, Cor) são preenchidos por uma caixa de combinação com base na tabela "Produtos".
    A ideia era ao preencher um campo no formulário a caixa de combinação dos outros campos seria filtrada em função do preenchido.
    Exempleficando:

Escolhendo para o campo "Marca" a opção "xpto" quando fosse preencher o campo da região na lista da caixa de combinação apenas aparecessem os valores em que na tabela "Produtos", o campo "Marca" fosse "xpto".

Abraço,
    E obrigado por qualquer ajuda que me possam dar na resolução deste problema.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Filtrar Caixas de Combinação Empty Re: [Resolvido]Filtrar Caixas de Combinação

Mensagem  criquio em 27/1/2011, 12:55

Pedro, seja bem vindo ao forum. Relativamente à sua dúvida, ela já foi esclarecida em diversos tópicos do forum e tem exemplos no Repositório de Exemplos. Pesquise por Filtrar.

De qualquer forma, deixo aqui um exemplo clássico. Vamos supor que você tenha uma tabela de cidades e nessa tabela tem os campos Cidade e Estado. Você tem, no formulário, as combos cboEstado e cboCidade. Você quer que, ao selecionar um Estado na cboEstado, a cboCidade se atualize exibindo as cidades do Estado selecionado. No evento "Após atualizar" da combo cboEstado, você coloca:

Me.cboCidade.Requery
    Me.cboCidade = DLookup("Cidade", "tblCidades", "Estado='" & Me!cboEstado & "'")

No DLookup acima, Cidade é o campo das cidades na sua tabela, tblCidades é o nome da tabela, Estado é o nome do campo dos Estados na tabela tblCidades e cboEstado é o nome da combo do Estado no seu formulário. Creio que, substituindo os elementos para os seus próprios, deve funcionar.

.................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.

DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)

Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

becuz
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  becuz em 27/1/2011, 14:50

Criquio

Desde já agradeço a tua resposta.
    Já testei a solução que apresentaste mas não estou a conseguir por em pratica.
    Talvez seja pela minha falta de experiência com o Access.
    Seria possivel uma explicação mais em pormenor da solução para este problema?
    O ideal seria fazer o evento no modo de construtor de macro... não domino o construtor de código...

Mais uma vez obrigado,
    um abraço
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Filtrar Caixas de Combinação Empty Re: [Resolvido]Filtrar Caixas de Combinação

Mensagem  vieirasoft em 27/1/2011, 15:08

Amigo:

A partir de um exemplo do Mestre JPaulo com 2 combos fiz este exemplo para um colega aqui do fórum com 3 combos sincronizadas, parece ser o que você precisa. Veja se ajuda

http://dl.dropbox.com/u/8157744/combos3.rar
    becuz
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  becuz em 27/1/2011, 16:20

Amigos

Mais uma vez obrigado pelas vossas ajuda e paciência.
    Já testei a solução apresentada pelo VieiraSoft, e consegui por a funcionar na minha BD.
    Agora surgiu outro problema que é o seguinte:

Na lista de opções da combo (agora já filtrada), aparecem valores duplicados.
    Ou seja na tabela produtos, a Marca pode repetir-se, tal como a Regiao... etc... todos os campos podem conter valores iguias, pois o que difere nos Produtos entre si (além do CodProduto) e uma conjugação deste campos com outros.
    Assim, quando escolho o valor para a Marca, e o foco vai para o campo regiao, na comobo aparecem todos os registos mesmo aqueles em que a regiao é igual.

Existe alguma forma de não aprecerem estes valores duplicados?

Espero ter sido claro na minha explicação. Caso alguma duvida coloquem por favor.

Agradeço a vossa ajuda
    Abraço
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  vieirasoft em 27/1/2011, 16:35

amigo, existem várias maneiras de se fazer isso.

o modo mais simples seria criar uma nova tabela a partir de uma consulta, mandando agrupar o campo dos código, mas dependendo de como está a sua tabela, talvez você não chegue ao resultado esperado.
    Outra forma, seria criar uma consulta de encontrar duplicados, veja este artigo da Microsoft que exemplifica como fazer passo a passo
    http://office.microsoft.com/pt-pt/access-help/localizar-e-eliminar-registos-duplicados-no-access-HA001034558.aspx

Uma forma mais complexa, porém efetiva, seria pela consulta exclusão, e no campo critério deve ficar assim:

In (SELECT [Nome do Campo da Tabela repetido] FROM [Nome da Tabela] As Tmp GROUP BY [Nome do Campo da Tabela repetido] HAVING Count(asterísco)>1 )

becuz
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  becuz em 27/1/2011, 17:19

Ok Amigos

Tou desenrascado!

Vocês são porreiros!
    Continuem com o forum... é uma grande ajuda para a malta que está a iniciar.
    Abraço
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  vieirasoft em 27/1/2011, 17:22

Valew amigo pelo retorno o fórum agradece
    Allan Silva
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Allan Silva em 11/3/2019, 14:49

Srs. muito obrigado pela contribuição

Sr. Criquio, utilizei exemplo que você citou na mensagem nº2, filtrou as cidades porem na caixa de combinação somente mostra a primeira cidade do estado, as outras cidades não aparecem (obs: utilizei tudo conforme descrito no access 2010)

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 26/5/2019, 14:36