MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry.

Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry. Empty Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry.

Mensagem  Silvio em 21/10/2013, 13:05

Prezados, bom dia a todos.

Como diz o título acima, depois de dividido o projeto, instalado em todas as CPU´s, rodando redondinho a mais de dois meses, me solicitaram para incluir mais uma tabela no mesmo. Por conseguinte, formulários e query´s.

Aí, que complica um pouco as coisas. Qual seria o melhor método para se fazer isso, sem impactar na rotina do dia a dia da empresa e dos próprios funcionários que estão a utilizar o programa ?

Tenho cópia do mesmo cá comigo, penso eu então que farei a construção dessa tbl, form´s e qry´s aqui e colocaria lá, fora do expediente.

Ou agruparia tudo de novo, e depois dividiria a mesma ?

Sinceramente, não sei qual seria ou será a melhor atitude a ser tomada nessa caso. Conto com a ajuda dos colegas.

Abraços.

.................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

"Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry. Empty Re: Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry.

Mensagem  Avelino Sampaio em 21/10/2013, 13:59

Olá, Silvio

Crie a tabela(ou tabelas) na front-end.
    Mande o seu cliente substituir o front-end
    Na programação do front-end - Pode usar um formulário de inicialização (o de Login por exemplo) ou a macro Auotxexc para disparar uma função na inicialização, que irá atualizar o back-end
    Use o comando DoCmd.TransferDatabase para transferir a tabela do fron-end para o back-end

Exemplo:

DoCmd.TransferDatabase acExport, "Microsoft Access", CaminhoBe, acTable, "tbl5_he", "tblHorasExtras", False

Baixe o exemplo Telemax que ofereço no meu site e abra o formulário frmLogin. Lá vc irá encontrar também como criar relacionamentos depois de transferido as tabelas e como criar campos em tabelas já existentes.

http://www.usandoaccess.com.br/blog/blog9.asp?id=1#inicio

Bom estudo!

Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry. Empty Re: Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry.

Mensagem  Silvio em 21/10/2013, 16:15

Ok Avelino, apenas me diga se eu estou certo....

DoCmd.TransferDatabase acExport, "Microsoft Access", CaminhoBe, acTable, "tbl5_he", "tblHorasExtras", False

CaminhoBe - caminho da rede ?

tbl5_he", "tblHorasExtras"-->são tabelas que serão acrescidas ao BE ?

Depois é apenas vincular as mesmas ?

Eu estava pensando em fazer isso no servidor onde está o projeto rodando. Sigo o mesmo procedimento acima ?

.................................................................................

"Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Avelino Sampaio em 21/10/2013, 17:02

Olá!

CaminhoBe - caminho da rede ?

Isso. Pode ser esta função abaixo:

Public Function fncBackEndAtual() As String
    Dim strCon As String
    Dim strTabelaLink As String
    Dim tbl As DAO.TableDef
    On Error GoTo trataerro

For Each tbl In CurrentDb.TableDefs
    If Len(tbl.Connect & "") > 0 Then strTabelaLink = tbl.Name
    Next
    '-----------------------------------------------------
    'Vou usar a última tabela vinculada, para obter
    'o caminho do back-end (propriedade Connect).
    strCon = CurrentDb.TableDefs(strTabelaLink).Connect
    'Agora vou retirar apenas o caminho do accdb,
    'sem o ";DATABASE=" que o precede na string Connect.
    fncBackEndAtual = Right$(strCon, (Len(strCon) - (InStr(1, strCon, ";DATABASE=", 2) + 9)))

sair:
    Exit Function
    trataerro:
    MsgBox "Erro: " & Err.Number & vbCrLf & Err.Description, vbCritical, "Aviso", Err.HelpFile, Err.HelpContext
    Resume sair:
    End Function

tbl5_he", "tblHorasExtras"-->são tabelas que serão acrescidas ao BE ?

tbl5_be é a tabela que está alocada no front-end e que será transferida para o back-end com o nome de tblHorasExtras

Ao final da transferência tbl5_be deve ser deletada do fornt-end. Pode usar o comando docmd.DeleteObject acTable ,"tbl5_be"

Depois é apenas vincular as mesmas ?

Sim

Eu estava pensando em fazer isso no servidor onde está o projeto rodando. Sigo o mesmo procedimento acima ?

Sim.

Veja , todo este procedimento é para o caso de vc precisar realizar a operação a distância. Não faz sentido este trabalho de codificação caso vc venha a realizar alterações presenciais.

Sucesso!
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Silvio em 21/10/2013, 17:21

Então Avelino.

A ideia inicial minha ( corrija-me caso eu esteja errado, por favor ), era de copiar novamente o BE e o FE para um micro que esta a minha disposição.

Iniciar um novo banco vazio e importar o FE ,sem as tabelas, depois o BE, compactar e reparar o mesmo.

Incluir as Tbls, Forms, querys and reports. Testar e dividir novamente o mesmo.

Robert
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry. Empty Bom dia

Mensagem  Robert em 22/10/2013, 13:46

Aproveitando.............mesmo assim tem que atualizar todos os front end?
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Silvio em 22/10/2013, 13:56

Bom dia Nobert....

Sim, tem que atualizar todos os Front´s. Uma outra maneira, é colocar atalhos nos micros setando eles para onde esta o FE no servidor.

Mas eu prefiro, copiar eles para todos os micros, ganhando assim em desempenho.

Robert
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Robert em 22/10/2013, 15:23

Hum....obrigado Silvio

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 18/7/2019, 16:47