MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry.

    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry. Empty Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry.

    Mensagem  Silvio 21/10/2013, 13:05

    Prezados, bom dia a todos.

    Como diz o título acima, depois de dividido o projeto, instalado em todas as CPU´s, rodando redondinho a mais de dois meses, me solicitaram para incluir mais uma tabela no mesmo. Por conseguinte, formulários e query´s.

    Aí, que complica um pouco as coisas. Qual seria o melhor método para se fazer isso, sem impactar na rotina do dia a dia da empresa e dos próprios funcionários que estão a utilizar o programa ?

    Tenho cópia do mesmo cá comigo, penso eu então que farei a construção dessa tbl, form´s e qry´s aqui e colocaria lá, fora do expediente.

    Ou agruparia tudo de novo, e depois dividiria a mesma ?

    Sinceramente, não sei qual seria ou será a melhor atitude a ser tomada nessa caso. Conto com a ajuda dos colegas.

    Abraços.



    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3880
    Registrado : 04/04/2010

    Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry. Empty Re: Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry.

    Mensagem  Avelino Sampaio 21/10/2013, 13:59

    Olá, Silvio

    Crie a tabela(ou tabelas) na front-end.
    Mande o seu cliente substituir o front-end
    Na programação do front-end - Pode usar um formulário de inicialização (o de Login por exemplo) ou a macro Auotxexc para disparar uma função na inicialização, que irá atualizar o back-end
    Use o comando DoCmd.TransferDatabase para transferir a tabela do fron-end para o back-end

    Exemplo:

    DoCmd.TransferDatabase acExport, "Microsoft Access", CaminhoBe, acTable, "tbl5_he", "tblHorasExtras", False

    Baixe o exemplo Telemax que ofereço no meu site e abra o formulário frmLogin. Lá vc irá encontrar também como criar relacionamentos depois de transferido as tabelas e como criar campos em tabelas já existentes.

    http://www.usandoaccess.com.br/blog/blog9.asp?id=1#inicio

    Bom estudo!




    .................................................................................
    Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry. Empty Re: Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry.

    Mensagem  Silvio 21/10/2013, 16:15

    Ok Avelino, apenas me diga se eu estou certo....

    DoCmd.TransferDatabase acExport, "Microsoft Access", CaminhoBe, acTable, "tbl5_he", "tblHorasExtras", False


    CaminhoBe - caminho da rede ?

    tbl5_he", "tblHorasExtras"-->são tabelas que serão acrescidas ao BE ?

    Depois é apenas vincular as mesmas ?

    Eu estava pensando em fazer isso no servidor onde está o projeto rodando. Sigo o mesmo procedimento acima ?


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3880
    Registrado : 04/04/2010

    Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry. Empty Re: Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry.

    Mensagem  Avelino Sampaio 21/10/2013, 17:02

    Olá!


    CaminhoBe - caminho da rede ?

    Isso. Pode ser esta função abaixo:

    Public Function fncBackEndAtual() As String
    Dim strCon As String
    Dim strTabelaLink As String
    Dim tbl As DAO.TableDef
    On Error GoTo trataerro

    For Each tbl In CurrentDb.TableDefs
    If Len(tbl.Connect & "") > 0 Then strTabelaLink = tbl.Name
    Next
    '-----------------------------------------------------
    'Vou usar a última tabela vinculada, para obter
    'o caminho do back-end (propriedade Connect).
    '-----------------------------------------------------
    strCon = CurrentDb.TableDefs(strTabelaLink).Connect
    '-----------------------------------------------------
    'Agora vou retirar apenas o caminho do accdb,
    'sem o ";DATABASE=" que o precede na string Connect.
    '-----------------------------------------------------
    fncBackEndAtual = Right$(strCon, (Len(strCon) - (InStr(1, strCon, ";DATABASE=", 2) + 9)))

    sair:
    Exit Function
    trataerro:
    MsgBox "Erro: " & Err.Number & vbCrLf & Err.Description, vbCritical, "Aviso", Err.HelpFile, Err.HelpContext
    Resume sair:
    End Function




    tbl5_he", "tblHorasExtras"-->são tabelas que serão acrescidas ao BE ?

    tbl5_be é a tabela que está alocada no front-end e que será transferida para o back-end com o nome de tblHorasExtras

    Ao final da transferência tbl5_be deve ser deletada do fornt-end. Pode usar o comando docmd.DeleteObject acTable ,"tbl5_be"


    Depois é apenas vincular as mesmas ?

    Sim

    Eu estava pensando em fazer isso no servidor onde está o projeto rodando. Sigo o mesmo procedimento acima ?

    Sim.

    Veja , todo este procedimento é para o caso de vc precisar realizar a operação a distância. Não faz sentido este trabalho de codificação caso vc venha a realizar alterações presenciais.

    Sucesso!


    .................................................................................
    Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry. Empty Re: Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry.

    Mensagem  Silvio 21/10/2013, 17:21

    Então Avelino.

    A ideia inicial minha ( corrija-me caso eu esteja errado, por favor ), era de copiar novamente o BE e o FE para um micro que esta a minha disposição.

    Iniciar um novo banco vazio e importar o FE ,sem as tabelas, depois o BE, compactar e reparar o mesmo.

    Incluir as Tbls, Forms, querys and reports. Testar e dividir novamente o mesmo.



    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    Robert
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 89
    Registrado : 20/11/2010

    Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry. Empty Bom dia

    Mensagem  Robert 22/10/2013, 13:46

    Aproveitando.............mesmo assim tem que atualizar todos os front end?
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry. Empty Re: Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry.

    Mensagem  Silvio 22/10/2013, 13:56

    Bom dia Nobert....

    Sim, tem que atualizar todos os Front´s. Uma outra maneira, é colocar atalhos nos micros setando eles para onde esta o FE no servidor.

    Mas eu prefiro, copiar eles para todos os micros, ganhando assim em desempenho.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    Robert
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 89
    Registrado : 20/11/2010

    Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry. Empty Re: Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry.

    Mensagem  Robert 22/10/2013, 15:23

    Hum....obrigado Silvio

    Conteúdo patrocinado


    Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry. Empty Re: Projeto já dividido em FE e BE, rodando, agora tenho que acrescentar mais uma tbl, forms e qry.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 07:54