MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Add mensagem de alerta ao add data do mes atual

    lgdelai
    lgdelai
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 146
    Registrado : 31/03/2012

    Add mensagem de alerta ao add data do mes atual Empty Add mensagem de alerta ao add data do mes atual

    Mensagem  lgdelai 26/10/2013, 16:49

    Olá, com ajuda de vocês consegui avançar bastante meu BD.

    Abaixo tem um código que criei e comentei, ele atualiza um campo após preencher uma data.
    porém gostaria que ele exibisse uma mensagem caso o mês da data preenchida fosse diferente
    do mês do vencimento.

    "Você tem certeza que esta data está correta?" SIM ou NÃO.

    Caso não, ele volta para o campo para corrigir.


    Código:
    ' PREENCHER DATA PROXIMO PAGAMENTO APÓS INSERIR DATA PAGAMENTO ATUAL, SE NÃO HOUVER DEIXAR EM BRANCO.
    ' Após o campo DATA_PAGAMENTO ser atualizado.
    Private Sub Data_pagamento_AfterUpdate()
    ' Se "IF" o campo DATA_VENCIMENTO do SUB-FORMULÁRIO atual for igual ao campo DATA_ULTIMO_PAGAMENTO do FORMULARIO-PAI
        'Então "THEN" o campo PROX_PAGAMENTO será NULO, ou VÁZIO
        'Caso contrário "ELSE" será preenchido com a data do proximo pagamento
    ' NOTE que para acessar o campo DATA_ULTIMO_PAGAMENTO no formulário pai, deve-se usar a seguinte sintaxe:
        'Me.Parent.NOME_FORMULARIO_PAI![NOME_CAMPO].
    ' Na linha "ELSE" A data do proximo pagamento será uma junção do campo DIA_PARA_PAGAMENTO com o MES e o ANO do campo DATA_VENCIMENTO atual, acrescido de 31.
    If Me.[Data_vencimento] = Me.Parent.CONTRATOS![Data_ultimo_pagamento] _
        Then Me.Parent.CONTRATOS![Prox_Pagamento] = Null _
        Else: Me.Parent.CONTRATOS![Prox_Pagamento] = Me.Parent.CONTRATOS![Dia_para_Pagamento] & Format((Me.[Data_vencimento] + 31), "/mm/yyyy")
    End Sub
    Obrigado.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    Add mensagem de alerta ao add data do mes atual Empty Re: Add mensagem de alerta ao add data do mes atual

    Mensagem  criquio 26/10/2013, 21:42

    Primeiro, irei insistir mais ainda que tente seguir as dicas de nomeação de controles e elementos passadas nesse tópico. Acho isso de fundamental importância. Quanto à questão em si, ao que parece você quer comparar a data de um campo de um subformulário com um campo no formulário principal, certo? Talvez seja algo assim:

    Código:
    If Me.NomeCampoSubForm <> Forms!NomeFormPrincipal!NomeCampoFormPrincipal Then
        If MsgBox("Tem certeza?", vbYesNo + vbCritical, "Atenção") = vbNo Then
            Me.NomeCampoSubForm = Null
            Me.NomeCampoSubForm.SetFocus
        Else
            Prossiga com os trâmites...
        End If
    End If


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    lgdelai
    lgdelai
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 146
    Registrado : 31/03/2012

    Add mensagem de alerta ao add data do mes atual Empty Re: Add mensagem de alerta ao add data do mes atual

    Mensagem  lgdelai 26/10/2013, 22:02

    Obrigado pelo retorno.

    Vou fazer uma revisao em todo meu bd pra corrigir os nomes, obrigado pela dica.

    Com relação a caixa de mensagem, eu quero comparar dois campos de data no mesmo formulário.
    No meu código atual eu ja faço uma comparação com um campo externo, ela deve continuar.

    A compraração que preciso é de dois campos de data no mesmo formulário, na mesma tabela.

    *** Quero que a mensagem apareça caso o mes e ou o ano do campo que acabei de preencher seja diferente
    do outro campo, O dia pode ser qualquer um.

    Quero isto pois, se o mes ou ano for preenchido errado quando vou filtrar os pagamentos do mes atual
    este não será incluso compreende?

    Obrigado.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    Add mensagem de alerta ao add data do mes atual Empty Re: Add mensagem de alerta ao add data do mes atual

    Mensagem  criquio 26/10/2013, 22:26

    Então seria algo assim:

    Código:
    If Month(Me.NomeCampo1) <> Month(Me.NomeCampo2) Or Year(Me.NomeCampo1) <> Year(Me.NomeCampo2) Then
        ...


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    lgdelai
    lgdelai
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 146
    Registrado : 31/03/2012

    Add mensagem de alerta ao add data do mes atual Empty Re: Add mensagem de alerta ao add data do mes atual

    Mensagem  lgdelai 27/10/2013, 18:59

    Ótimo, ficou perfeito.

    obrigado.

    o código ficou assim


    Código:
    If Month(Me.Data_pagamento) <> Month(Me.Data_vencimento) Or Year(Me.Data_pagamento) <> Year(Me.Data_vencimento) Then
        If MsgBox("A DATA ESTÁ CORRETA?", vbYesNo, "Atenção") = vbNo Then
            Me.Data_pagamento = Null
            Me.Data_pagamento.SetFocus
        Else
    lgdelai
    lgdelai
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 146
    Registrado : 31/03/2012

    Add mensagem de alerta ao add data do mes atual Empty Re: Add mensagem de alerta ao add data do mes atual

    Mensagem  lgdelai 28/10/2013, 01:33

    Algo está dando errado.

    Veja o código completo.

    A ultima parte do código, a original só está sendo executada se a caixa de mensagem aparecer e eu clicar sim.
    se eu digitar a data e o mês e ano estiverem iguais aos do Data_vencimento o programa aceita, mas passa
    direto pela segunda parte do código que altera a data do campo Prox_pagamento.

    Código:
    If Month(Me.Data_pagamento) <> Month(Me.Data_vencimento) Or Year(Me.Data_pagamento) <> Year(Me.Data_vencimento) Then
    If MsgBox("A DATA ESTÁ CORRETA?", vbYesNo, "Atenção") = vbNo Then
            Me.Data_pagamento = Null
            Me.Data_pagamento.SetFocus

    Else

    If Me.[Data_vencimento] = Me.Parent.CONTRATOS![Data_ultimo_pagamento] _
        Then Me.Parent.CONTRATOS![Prox_Pagamento] = Null _
        Else: Me.Parent.CONTRATOS![Prox_Pagamento] = Me.Parent.CONTRATOS![Dia_para_Pagamento] & Format((Me.[Data_vencimento] + 31), "/mm/yyyy")
        End If
    End If
    End Sub
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    Add mensagem de alerta ao add data do mes atual Empty Re: Add mensagem de alerta ao add data do mes atual

    Mensagem  criquio 28/10/2013, 12:55

    Não entendi bem a lógica. O If deve ser analisado e aninhado ou não de acordo os passos a serem tomados. Às vezes pode ter um If aninhado em uma parte do bloco principal e não na outra parte. Às vezes são necessários blocos independentes entre si mas que o resultado de um interage no outro.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    lgdelai
    lgdelai
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 146
    Registrado : 31/03/2012

    Add mensagem de alerta ao add data do mes atual Empty Re: Add mensagem de alerta ao add data do mes atual

    Mensagem  lgdelai 28/10/2013, 14:01

    Temos 3 "if"

    dois que eu adicionei com sua ajuda, e o 3º e original.

    O primeiro If verifica as datas,se o mes e ano da data digitada estiver igual a data de vencimento ele
    segue normalmente até chegar no 3º if,

    mas se a data estiver ok, mes e anos iguais ao do vencimento, o codigo não executa o ultimo if.

    Entendeu?

    Conteúdo patrocinado


    Add mensagem de alerta ao add data do mes atual Empty Re: Add mensagem de alerta ao add data do mes atual

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 12:06