MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

Atualizador FE

Pablo Neruda
    Pablo Neruda
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Atualizador FE Empty Atualizador FE

Mensagem  Pablo Neruda em 8/2/2011, 14:01

Simples aplicação que visa facilitar a efetuação da atualização do front end nas estações clientes.

Apresentação:

Atualizador.exe – Aplicação
    Atualizador.ini – Configuração, onde será definido a origem do arquivo a ser copiado

Modo de trabalho:

Em minha aplicação possuo uma pasta localizada no servidor, onde além do back end também fica localizada a última versão de meu front end. Tenho uma tabela no BE onde registro qual a versão atual do FE deve ser utilizada, e em cada FE também possuo uma tabela onde contém a versão atual dele propriamente dita. No Splash do FE efetuo a leitura de vários status da aplicação, e uma delas é a comparação destas 2 tabelas, havendo a divergência entre as versões executo um shell onde é chamado o Atualizador.exe. Ao ser executado ele fica oculto, efetua a leitura do parâmetro do arquivo .ini e aguarda até que a aplicação que será substituída seja fechada para então efetuar a sobregravação do arquivo atualizando o mesmo. O processo em sí pode ser acompanhado através da animação do Windows que é apresentada seguida de uma MSGBOX ao seu término, pronto sua aplicação foi atualizada... No que foi apresentado acima, exemplifiquei como eu faço o uso da aplicação, cada um pode implementar conforme sua necessidade...

O arquivo deve estar na mesma pasta de seu sistema nas estações...

Espero que seja útil aos amigos...

Qualquer coisa...

elohimsistemas@gmail.com

Sds,

Pablo Rodrigues
    Anexos
    Atualizador FE AttachmentAtualizador.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (19 Kb) Baixado 101 vez(es)
    chsestrem
    chsestrem
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Atualizador FE Empty Re: Atualizador FE

Mensagem  chsestrem em 2/3/2011, 23:25

Fala Pablo, tudo blz?

Só uma pergunta.

A rotina que vc implementou é no Autoexec do Atualizador?

Eu fiz um atualizador para meus aplicativos nos mesmos parâmetros, mas em

Access mesmo.

Só que se eu colocasse a rotina de verificação no Autexec ele tava dando erro,

então joguei a rotina no Evento Load de um form oculto para fazer o copy.

Sds,

.................................................................................
    Charles Sestrem
    http://www.vbabit.com.br
    Pablo Neruda
    Pablo Neruda
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Pablo Neruda em 3/3/2011, 11:32

Bom dia!

O que você quer dizer com autoexec?

Tentei colocar também dentro do access, mas ao se tentar sobrescrever o arquivo dava um erro pois o bando de dados estava aberto, dai o que eu fiz: A verificação da versão é realizada dentro do access através de uma consulta, quando ele verifica essa mudança ele chama o atualizador através do shell e fecha o banco de dados... No atualizador que é um executável ele tenta efetuar a gravação, nele existe um tratamento de erro que enquanto o banco de dados estiver aberto ele fica tentando, até ele verificar que o banco foi fechado e conseguir efetuar a cópia, sobrescrevendo o arquivo...

A!! outra coisa, no access, ao abrir o banco, efetuo uma verificação para ver se os arquivos de atualização estão no diretório do banco, caso não exista, ele faz uma cópia do local onde esta o banco do back end...

O que eu postei, funcionou para você? Se sim me fale que o modifico retirando meus dados da MSGBOX que aparece no final...

não sei se respondi sua pergunta, mas qualquer coisa retruca ai!!!

Sds,

Pablo

chsestrem
    chsestrem
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  chsestrem em 3/3/2011, 14:05

Bom dia!

O que eu quis dizer com autoexec é que o atualizador que eu
    uso eu fiz em access já a algum tempo, e a rotina para verificação eu estava tentando rodar no autoexec do access.

Só que dava erro quando eu abria o aplicativo, acho que com o autoexec não dá tempo do aplicativo rodar um SQL, então joguei a rotina no evento ao Carregar de um formulário oculto.

Achei interessante o .exe que vc postou e só pra esclarecimento vou tentar colocar como eu faço.

Servidor:
    tenho um BE e o FE no servidor. o FE tem uma Tabela chamada TblVersao.

Estações:
    Criei uma pasta chamada ex:BD_Operacoes onde eu coloco a cópia do FE e o atualizador com a TblVersao vinculada a este FE.
    Coloco esta pasta em algum lugar por ex:Meus Documentos e então eu crio um atalho para o Desktop do atualizador, e não do FE.
    Renomeio o atalho com o nome do aplicativo e o ícone.

Rotina:
    Quando o usuário clica no atalho o atualizador abre ocultamente e verifica se a versão do FE do Servidor é mais recente.
    Se for o atualizador informa ao usuário que o aplicativo vai ser atualizado, promove a cópia do novo FE para estação, e abre o FE novo.

Se não o atualizador abre o FE da estação.

Dá um pouco de trabalho mas tem funcionado bem.

Vou ver se com seu método eu faço isso mais rapidamente

Obrigado

Sds,

.................................................................................
    Charles Sestrem
    http://www.vbabit.com.br
    Pablo Neruda
    Pablo Neruda
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Pablo Neruda em 3/3/2011, 14:25

Opa amigão faz um teste lá, qualquer coisa a gente pode trocar uma idéia para fazer algom melhor... Com relação ao disparo ele é feito automaticamente pelo banco de dados quando se atualiza a versão e também existe a opção de se fazer manual, quando a modificação feita é algo que não justifica a mudança de versão...

Mas blz, vamos tocar o barco!!!

Forte abraço
    Jacir
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Atualizador FE Empty Dúvida

Mensagem  Jacir em 9/3/2011, 16:04

Tentei, pelos exemplos de vocês, usar o atualizador vinculado ao MS Access, mas não consegui.
    É possível vocês postarem um bd de exemplo.

No próprio atualizador, é possível criar um arquivo txt que ficasse na mesma pasta do bd informando a versão, assim toda vez que o usuário acessasse o atualizador ele checaria e caso a versão fosse a mesma nos dois txt, ignoraria e permaneceria com o bd atual, senão faria a atualização.

Se puderem me ajudar, fico agradecido.
    Jacir.
    Jacir
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Jacir em 5/11/2019, 02:26

Obrigado

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado