MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários

    avatar
    Alesk
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 15
    Registrado : 22/04/2012

    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários Empty [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários

    Mensagem  Alesk 9/4/2014, 06:19

    Olá pessoal!

    Preciso montar uma tabela de horários para os professores da minha escola de música.
    Possuo as informações de dia e hora através de um campo ListBox (Segunda-feira, terça-feira...) e para os horários um campo no formato hora.

    Não estou sabendo como montar um relatório, ou formulário (através de consulta) para que o mesmo tenha uma visualização completa, incluindo horários preenchidos e horários vagos.

    Preciso de uma luz para resolver isso.
    Grato!
    Segue um exemplo de como teria que ficar:
    Anexos
    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários AttachmentTabela Horários.pdf
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (91 Kb) Baixado 12 vez(es)
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários Empty Re: [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários

    Mensagem  rdrck 9/4/2014, 17:04

    Olá Alesk,
    Dê uma olhada no exemplo:
    Anexos
    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários AttachmentHorario_Professor.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (56 Kb) Baixado 35 vez(es)


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    avatar
    Alesk
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 15
    Registrado : 22/04/2012

    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários Empty Re: [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários

    Mensagem  Alesk 9/4/2014, 17:27

    Olá!

    Estou conseguindo da seguinte forma:
    Construí uma tabela nominando o campo 1 de hora, campo 2 como segunda-feira, campo 3 como terça e assim por diante.
    Criei 7 registros que seriam referentes aos horários, segue-se: registro 1 referente a "10:00", registro 2 a "11:00" assim por diante.

    Utilizei o seguinte código para enviar a informação do dia da aula escolhido:
    Dim Rs As DAO.Recordset

    Set Rs = CurrentDb.OpenRecordset("TbHorárioAndre")

    Rs.Edit
    Rs(3) = Me.Nome

    Rs.Update

    O nome do Aluno foi enviado ao primeiro registro da tabela no campo 3 (terça) às 10h (pois é o horário do primeiro registro)
    Porém eu não sei como editar um registro específico!
    Como enviar a informação para o terceiro registro por exemplo?
    avatar
    Alesk
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 15
    Registrado : 22/04/2012

    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários Empty Re: [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários

    Mensagem  Alesk 9/4/2014, 17:44

    Opa! Tudo bem rdck?
    Não vi sua msg, acho que estava editando a minha qd enviastes a sua.

    Seguinte... chequei o seu exemplo (fico muito grato por isso) e precisaria analisar pra vere se consigo adaptar ao meu cadastramento.
    Eu possuo uma tabela chamada "cliente" para os dados financeiros, uma outra tabela vinculada chamada "alunos" para cadastrar alunos que estão ligadas à esse cliente.
    Nessa ultima, possuo campos tais quais, nome, curso, e-mail, facebook, dia da aula, horário da aula entre outros.
    Pelo que entendi do seu exemplo, vc fez referencia entre dia e hora no mesmo campo, bacana.
    Então a minha saída para que eu tenha as informações atribuídas ao aluno, seria vincular essa nova tabela à tabela alunos, correto?
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários Empty Re: [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários

    Mensagem  rdrck 9/4/2014, 17:58

    Olá Alesk,
    O que eu tinha entendido de sua 1ª mensagem é que você teria uma única tabela de horário e os nomes nos horários seriam dos professores.
    Lendo sua 2ª mensagem, acho que o que vc quer é uma tabela de horários por professor, e os nomes nos dias/horas são dos alunos, certo?
    Bom, o que eu fiz no exemplo foi colocar no mesmo campo dia e hora, como você disse.
    O que você pode tentar fazer é substituír seus 02 campos da tabela (dia da aula e horário da aula) por apenas 01 campo juntando os dois.
    Só que você isso faria o aluno estar vinculado a um mesmo dia e hora independente do professor. É isso mesmo?
    Não entendi direito a dinâmica da relação professor/aluno/dia/hora.


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    avatar
    Alesk
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 15
    Registrado : 22/04/2012

    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários Empty Re: [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários

    Mensagem  Alesk 9/4/2014, 19:02

    Sim, a tabela é referente aos alunos.
    Na tabela do professor "x" são cadastrados "y" alunos.

    Para manter a estrutura do formulário eu teria que aprender como editar um determinado registro (enviar nome do aluno "z" da tabela alunos para o campo 3 do registro 4 da tabela horários) e fazer essas variáveis conforme o dia e hora escolhidos no cadastro.

    Mas a ideia de estrutura que vc teve é muito mais simples e eficaz, pois não teria que fazer código algum.
    Penso em apagar os campos dia da aula e horário da aula do formulário e para cadastra-los, penso em inserir um botão com código para abrir o form do professor em questão, pois o cadastro também possui um campo chamado "professor".

    Portanto faria uma tabela e um form para cada professor e... putssssss aí ficaria impossível vincular todas elas no cadastro alunos, certo???
    Ou não teria problema?
    Posso vincular várias tabelas (horários) à uma mesma (alunos) e definir qual tabela vinculada será aferido o registro?

    Obs.: No caminho a qual eu estava seguindo, as tabelas horários tb não seriam vinculadas à tabela alunos, porém os dados inseridos na tabela horários iriam provir da tabela alunos, portanto os dados das tabelas não vinculadas sempre seriam corretos, e eu teria a informação que o aluno x faz aula no dia x.
    avatar
    Alesk
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 15
    Registrado : 22/04/2012

    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários Empty Re: [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários

    Mensagem  Alesk 9/4/2014, 20:28

    Eu fiz um print do form para ficar mais fácil a compreensão.
    Como vc pode ver o dia e a hora que o aluno faz aula é registrado no próprio form e depois editado manualmente em outra tabela, sem vínculo algum, que serve apenas para visualização agrupada do dia.
    O problema é que a secretária, por mais q eu peça, ordene, suba pelas paredes, arranhe lajotas, os dados da tabela horários (não vinculada) sempre está desatualizado em relação aos dados principais que está no form.
    Simplificando, ela vai altera o horário do aluno na tabela horários e não atualiza no cadastro dele, e isso traz muita confusão nas consultas.

    Portanto eu preciso que, qd escolhido o dia e a hora do aluno, os dados sejam inseridos na tabela automaticamente.
    Espero que eu tenha conseguido explicar com exatidão o meu problema, pois não sei por onde começar a resolvê-lo.

    Grato!
    Anexos
    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários AttachmentExemplo Form Alunos.pdf
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (122 Kb) Baixado 16 vez(es)
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários Empty Re: [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários

    Mensagem  rdrck 10/4/2014, 11:45

    Olá Alesk,
    Eu creio que você deve colocar esse horário/dia na tabela do Professor.
    Nos campos de horário/dia você colocaria o nome do aluno.
    Ex:
    Prof - Alex.
    Seg/10:00h - Aluno João.
    Seg/11:00h - Aluna Clara.
    etc.
    Do jeito que você está fazendo (se bem entendi), está cadastrando para cada aluno um horário e um dia.
    Você até poderia deixar esses 03 campos (dia, horário e professor) na tabela de alunos pra ter o controle dos dias/horários e professor de cada um, porém creio que, pra montar o horário, talvez fosse melhor colocar na tabela do professor esses campos dia/hora, onde entrariam os nomes do aluno por professor, entende? Como no exemplo que postei.
    Mas vou tentar pensar em algo mais simples.


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários Empty Re: [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários

    Mensagem  rdrck 10/4/2014, 12:00

    Veja, acrescentei o campo Professor na tabela horário.
    Então, o controle do horário, dessa forma, seria feito independente da tabela aluno.
    Seria feito apenas na tabela Horário.
    Anexos
    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários AttachmentHorario_Professor_Mod.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (73 Kb) Baixado 34 vez(es)


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    avatar
    Alesk
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 15
    Registrado : 22/04/2012

    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários Empty Re: [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários

    Mensagem  Alesk 13/4/2014, 02:45

    Excelente saída!
    Uma tabela para os professores e vincular a tabela horários à ela!

    Muito melhor à qual eu estava seguindo.

    Muitíssimo grato!!!
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários Empty Re: [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários

    Mensagem  rdrck 14/4/2014, 12:31

    Obrigado pelo retorno.
    Sucesso.
    Valeu.


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários Empty Re: [Resolvido]Montar um relatório de tabela de horários

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 23:09