MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    João Ricardo
    João Ricardo
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 534
    Registrado : 20/01/2013

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  João Ricardo 28/5/2014, 15:45

    Amigos, bom dia!

    Encontrei muitos exemplos de controle de estoque no fórum, mas não consegui com a especificidade do caso abaixo.

    Estou montando um banco de dados para administrar o estoque de medicamentos de uma farmácia hospitalar.

    O cadastro dos medicamentos é feito através do frmMedicamentos (vinculado à tblMedicamento) e sfrmMedicamentos (vinculado à tblCaracterística). Essa estrutura foi pensada porque o mesmo medicamento pode ser apresentado de forma diferente (embalagem), ou produzido em laboratório diferente, então no form eu cadastro o medicamento e no subform suas características específicas.

    Por exemplo: Tylenol 750 mg: pode ser em gotas ou comprimidos, para efeito de estoque são medicamentos diferentes, Então cadastro o Tylenol 750 mg e no subform cadastro os dois tipos.

    A quantidade adquirida dos medicamentos (entrada no estoque) é feita através de uma consulta (qryEntradaMedicamento) que filtra (localiza) o medicamento específico para dar entrada na quantidade, lote, validade, etc. Essa rotina é realizada pelo frmEntradaDeMedicamento (vinculado à qryEntradaMedicamento) e sfrmEntradaDeMedicamento (vinculado à tblEntrada).
    Até aqui Laquicho vai bem.

    O problema está sendo no formulário de saída.
    Não consegui usar a mesma lógica do formulário de entrada. Isso acontece porque qdo seleciono um medicamento que tem mais de uma característica e solicito a saída de certa quantidade o valor é atribuído a todas as características do medicamento selecionado, mesmo que com características diferentes.

    Por exemplo: Se registrar a saída do Tylenol 750 mg em gotas, o sistema está registrando a saída para o Tylenol 750 mg em comprimidos e em gotas.

    Já sei que o problema está no uso do CodMedicamento, mas não sei como resolver tal situação. Penso que teria que relacionar o CodMedicamento com CodCaracterística, mas como?
    Eu preciso de ajuda para resolver a saída dos medicamentos e atualização do estoque através de uma consulta ou VBA. De qualquer forma no form saída de medicamento é necessário que o valor do estoque seja apresentado para que o usuário não corra o risco de requisitar o que não existe.
    Talvez exista alguma função que pode ser escrita na qrySaídaMedicamento que impeça de mostrar os valores como estão aparecendo.

    Segue o bd para análise e opiniões.

    Pegue o remédio aqui
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Re: [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  rdrck 28/5/2014, 17:31

    Olá João,
    1º: Não consegui identificar onde está o seu campo de Estoque. Ele existe em alguma tabela? Achei que estivesse na tbl de medicamentos, mas não o vi em nenhuma tabela.
    Você em campo de entrada de medicamentos na tbl Entradas e um de saída, na tbl Saída, mas não tem um campo estoque (pelo menos não percebi).

    2º: Se medicamentos com apresentações diferentes são medicamentos diferentes para o sistema, porque não cadastrá-los separadamente?
    Ex:
    Tylenol 750mg - Gotas
    Tylenol 750mg - Comprimido

    Porque um subform para apresentações diferentes? Você teria que ter um trabalho maior para fazer os cálculos e relações.
    Creio que cadastrá-los cada um num registro seria uma saída melhor.


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    João Ricardo
    João Ricardo
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 534
    Registrado : 20/01/2013

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Re: [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  João Ricardo 28/5/2014, 22:52

    Olá meu amigo, grato pelo retorno.

    Inicialmente pensei no campo estoque somente como um campo a ser calculado no momento que fosse necessário, por isso ficaria em uma consulta. Ele está na qrySaídas.
    Como tenho muitas dúvidas qto a controle de estoque, pois nunca fiz um sistema desses, não sei bem como usar este campo.

    Qto ao cadastro do medicamento com nome e característica diferente, vc tem razão. Pensei sobre isso, mas como já estava com o bonde andando, pensei que daria conta de terminar o sistema assim.

    Se eu alterar o sistema para cadastrar os medicamentos conforme vc sujeriu, dá para finalizar o controle de estoque da forma como está o sistema até aqui?

    Estou fazenda as alterações conforme sua sugestão, creio que ficará bem mais fácil.
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Re: [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  rdrck 29/5/2014, 11:41

    Só uma coisa.
    Você precisa apenas do controle de entrada e saída do medicamento?
    Ou precisa da informação de quem adquiriu o medicamento?


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Re: [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  rdrck 29/5/2014, 14:15

    Veja lá esse pequeno exemplo:
    Anexos
    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar AttachmentFarmaciaNova_Estoque.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (151 Kb) Baixado 461 vez(es)


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    João Ricardo
    João Ricardo
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 534
    Registrado : 20/01/2013

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Re: [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  João Ricardo 29/5/2014, 14:19

    Olá meu amigo!

    As informações para o sistema são as seguintes:
    Os campos de cores iguais referem-se à mesma informação e são comuns para cada local onde aparecem.

    Cadastro dos medicamento
    Medicamento
    Outras denominações (outros nomes)
    Laboratório
    Apresentação: se é pomada, gel, suspensão oral, cápsula, pilula, etc.
    Classificação: só três itens, não precisa tabela. Usei no exemplo mas vou mudar para caixa de texto simples. Genérico, Similar e Ético.

    Entrada das quantidades no estoque
    Medicamento
    Apresentação
    Classificação

    Data
    Nota Fiscal
    Quantidade
    Validade (uso o formato texto mm/aaaa - tentei usar no formato data, mas deu muito trabalho e acabei desistindo)
    Lote
    Responsável


    Saída das quantidades no estoque
    Medicamento
    Apresentação
    Classificação

    Lote
    Validade

    Estoque disponível
    Data
    Motivo: campo texto para descrever o motivo
    Solicitante: Usei uma tabela para cadastro prévio e depois caixa de texto no formulário
    Responsável: Mesma ideia do campo solicitante[/color]


    .................................................................................
     cheers Busco aprendizado e gostaria de contato com pessoas de Campo Grande - MS  study   scratch 
    João Ricardo
    João Ricardo
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 534
    Registrado : 20/01/2013

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Re: [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  João Ricardo 29/5/2014, 14:20

    Enquanto organizava a mensagem, vc enviou o exemplo, vou vê-lo e te retorno.
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Re: [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  rdrck 29/5/2014, 14:22

    ok.


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    João Ricardo
    João Ricardo
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 534
    Registrado : 20/01/2013

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Re: [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  João Ricardo 29/5/2014, 14:42

    Meu amigo, ficou perfeito!!!

    É isso mesmo que precisava
    Vou elaborar os relatórios e qdo estiver pronto, se me permite, vou postar no repositório para outras também terem acesso.

    Se possível, gostaria que me explicasse com detalhes a função que usou para atualizar o estoque.

    DoCmd.RunSQL ("update tbl_Medicamento set EstoqueMed = (EstoqueMed-(Formulários![frm_SaidaMed]![subfrm_DetalheSaida]![QtdSaida]))where tbl_Medicamento.CodMed=(Formulários![frm_SaidaMed]![subfrm_DetalheSaida]![CodMed]);")

    Veja estou certo - traduzindo para linguagem comum:
    execute a instrução SQL ("atulize a tb_Medicamento campo EstoqueMed = (EstoqueMed menos [qde que foi informado no sub form saída])) onde o código da tbl_Medicamento é igual ao código no formulário de saída.
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Re: [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  rdrck 29/5/2014, 14:50

    É isso mesmo. Você entendeu bem a lógica.
    Em outras palavras:
    Atualize o estoque do medicamento X na tbl_Medicamentos subtraindo a quantidade de saída do mesmo medicamento no formulário de saída.
    Espero que tenha resolvido seu problema.
    Caso tenha resolvido, só não esqueça de clicar no [Resolvido] para fechar o tópico.
    Sucesso.
    Valeu.


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    João Ricardo
    João Ricardo
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 534
    Registrado : 20/01/2013

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Re: [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  João Ricardo 29/5/2014, 15:52

    Atendido, explicado e resolvido. cheers   bounce 

    Mais uma vez muito obrigado.

    Abraços
    João Ricardo
    João Ricardo
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 534
    Registrado : 20/01/2013

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Re: [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  João Ricardo 2/6/2014, 15:03

    Bom dia a todos!

    Estou reabrindo o tópico porque surgiu um erro no mesmo sistema.

    O frm_Medicamento faz todo o processo de cadastramento, mas não mostra os medicamentos cadastrados no frm_EntradaMed que é onde se atualiza o estoque.
    Eu fiz uma alteração, colocando o campo LoteMed no cadastro do medicamento (frm_Medicamento), porque se o lote é diferente a data de validade também é.

    Na cst_EntradaMed eu fiz a mesma alteração, mas mesmo assim não deu certo.
    há um medicamento que aparece no frm_EntradaMed porque fiz através da tabela.

    O que está errado? Não consegui descobrir.

    Estoque Farmácia
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Re: [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  rdrck 2/6/2014, 15:45

    Olá João,
    A sua tbl_EntradaMed puxa os valores da tbl_Medicamento. Mas não tem todos os medicamentos da tbl_Medicamento na tbl_Entrada, pois você não os cadastrou naquela tabela. Então não tem como mostra-los na caixa de listagem. Talvez precise colocar a origem dessa caixa na tbl_Medicamento.


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    João Ricardo
    João Ricardo
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 534
    Registrado : 20/01/2013

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Re: [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  João Ricardo 4/6/2014, 04:54

    Meu amigo, desculpe a demora, mas aqui tá uma correria danada

    Fiz como vc observou, alterei a origem da listbox para a tabela de registro dos medicamentos.
    Os medicamentos aparecem, mas qdo clico em um deles para carregar os dados no form, estes não carrega, mesmo alterando a propriedade ao clicar para o código existente no form.

    Os campos CodEntradaMed e CodMed estão atras da listbox no form_EntradaMed

    Os medicamentos cadastrados não aparecem na consulta cst_EntradaMed. O que pode estar havendo? No  Question  Crying or Very sad 
    Isso se deve porque tem campo vazios?

    Mas não poderia ser, pois é uma consulta para entrada de dados!!  scratch study
    avatar
    TIEMY
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 14
    Registrado : 06/06/2014

    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Estou com o mesmo problema

    Mensagem  TIEMY 27/6/2014, 20:13

    Estou desenvolvendo um banco de dados para minha loja e facção, mas tb estou com o mesmo problema, faço uma consulta para o estoque onde na entrada da loja, ele não atualiza......

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar Empty Re: [Resolvido]Controle de estoque em farmácia hospitalar

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/3/2024, 09:15