MaximoAccess

Caro Usuário, não tire as suas duvidas nas Salas de Repositório, abra sempre um novo tópico relacionado, nas salas destinadas para o efeito, como Sala de Tabelas, Consultas, Formulários, Relatórios, Macros, Módulos e VBA.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

ajuda com campo obrigatorio

Compartilhe

crb_sjrp
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

ajuda com campo obrigatorio

Mensagem  crb_sjrp em Seg 21 Jul 2014, 04:53

galera preciso de uma forcinha

tenho um campo obrigatorio no formulario usei essa formula da certo so que ela nao deixa eu sair do formulario sem prencher esse campo
    gostaria de algo pra eu poder sair sem prenchela se eu desistir .

Private Sub IDUSUARIO_Exit(Cancel As Integer)
    If IsNull(IDUSUARIO) Then
    DoCmd.CancelEvent
    DoCmd.RefreshRecord
    MsgBox "O Nome do Usuario é Obrigatório...", vbCritical, "GERENCIADOR"
    IDUSUARIO.SetFocus
    End If
    End Sub

pra sair uso esse codigo

Private Sub SAIR_Click()
    If MsgBox("Deseja Sair do Sistema? ", vbYesNo, "Aviso de Saída") = vbYes Then
    Undo
    Quit
    End If
    End Sub

Noobezinho
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Re: ajuda com campo obrigatorio

Mensagem  Noobezinho em Seg 21 Jul 2014, 08:44

Cleber

Experimente o código abaixo que deverá ser colocado no evento Ao fechar ou ao descarregar o formulário.
    O formulário não deve ter os botões de navegação, pois se mudar de registro, o código não ira ser executado.

Código:

If IsNull(Me.IDUSUARIO) Then
       If MsgBox("O nome do usuário é obrigatório." & vbCrLf & "Se fechar a formulário sem preencher o campo," & _
                 "o registro não será salvo." & vbCrLf & "Deseja continuar?", vbQuestion + vbYesNo, "Atenção") = vbYes Then

DoCmd.Close acForm, "TeuForm", acSaveNo ' Sai sem salvar
       Else ' caso contrário não sai e retorna para o o controle em branco
          Me.usuario.SetFocus
       End If
    End If

Obs.: Nome do controle - IDUSUÁRIO, mas na mensagem fala em nome do usuario. Verifique isso.

Abraços

Noob

.................................................................................
    Noobezinho

* A solução funcionou?  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
    Agradeça e feche o tópico clicando no botão Resolvido
    Se não sabe como, veja [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Como anexar imagem no teu post do fórum : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

* Criar arquivos.zip com o Winrar - veja [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Atualmente estou verificando se quem está pedindo ajuda, ajudamos e não retornou.
    Se a pessoa em questão não deu retorno, não tentarei ajudar novamente .

crb_sjrp
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  crb_sjrp em Dom 27 Jul 2014, 07:50

amigo e id do ususario mesmo que esta ligado mas la mostra o nome

olha deu certo so que ele sai do campo idusuario

oque eu queria e que ficasse do jeito que eu lhe mandei o exemplo so que me deichase sair se eu não preenchesse

Noobezinho
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Noobezinho em Dom 27 Jul 2014, 12:35

Você deve escolher entre , campo obrigatório ou não.

Da forma que deseja, quando estiver no campo obrigatório e sair dele sem OBRIGATORIAMENTE o preencher, é contraditório.

O código que postei, vai fazer isso, mas somente no momento de gravar ou salvar o registro.
    Enquanto isso, o utilizador terá liberdade dentro desse formulário, inclusive de não gravar o registro.

Noob

.................................................................................
    Noobezinho

* A solução funcionou?  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
    Agradeça e feche o tópico clicando no botão Resolvido
    Se não sabe como, veja [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Como anexar imagem no teu post do fórum : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

* Criar arquivos.zip com o Winrar - veja [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Atualmente estou verificando se quem está pedindo ajuda, ajudamos e não retornou.
    Se a pessoa em questão não deu retorno, não tentarei ajudar novamente .

Data/hora atual: Sex 09 Dez 2016, 13:31