MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Alterar campo que usa DLookUp

Compartilhe

possiblysara
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Alterar campo que usa DLookUp

Mensagem  possiblysara em Qua 23 Jul 2014, 05:27

No seguimento deste [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Olá a todos,

Antes de mais, parabéns a todos pela forma que se disponibilizam a ajudar quem encontra dificuldades no Access!

E como é o meu primeiro post neste fórum, deixem que me "apresente": Estudei Access há alguns anos, e todas as bases de dados que fiz entretanto eram simples, e sem códigos VBA. Neste momento estou a elaborar um projecto para a empresa onde trabalho que me tem custado umas horitas de sono quando me deparo com problemas...

Procurei aqui solução para o meu problema actual, mas nunca encontrei uma resposta clara para a situação específica... Daí estar a abrir um novo tópico, correndo o risco de estar a ser repetitiva.

Pondo no básico, tenho as tabelas:
    Produtos (IDProduto;NomeProduto;PreçoUnitário)
    Compras (IDCompra;DataFactura;etc)
    Detalhes de Compra (IDDetalheCompra;IDCompra;IDProduto;PreçoCompra; e campos de cálculo (soma e multiplicação))

No subform Detalhes de Compra preciso que apresente (para cada Compra) cada produto comprado e o preço do mesmo.
    Se o preço não sofre alteração, está tudo muito bem. O campo "PreçoCompra" de "Detalhes de Compra" vai buscar o campo "PreçoUnitário" de "Produtos" através de DlookUp.
    Se o preço sofre alterações, quero poder editar o preço que aparece automaticamente (por DLookUp) para que fique registado apenas nessa compra.

Como tenho o Dlookup no campo PreçoCompra, o formulário não me permite editar o campo.

Estou a dar em doida com esta questão. Alguém pode ajudar?

Obrigada!!
    daniloreiis
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Alterar campo que usa DLookUp

Mensagem  daniloreiis em Qua 23 Jul 2014, 11:22

Muito bom dia e seja bem vinda ao fórum.

neste caso, será que o seu campo não está bloqueado ?

se possível disponibilize o projeto ou parte dele para melhor ajuda-la

.................................................................................
    Att, Danilo Reis
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
    2 Tessalonicenses 3:10

possiblysara
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Re: [Resolvido]Alterar campo que usa DLookUp

Mensagem  possiblysara em Qua 23 Jul 2014, 14:23

Bom dia!

Envio parte do projecto. Obrigada! Smile
    Anexos
    comprasexp.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (68 Kb) Baixado 10 vez(es)

possiblysara
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  possiblysara em Qua 23 Jul 2014, 15:24

Com base em exemplos que já vi aqui, eliminei a função dlookup no control source e criei uma macro no form Detalhes de compra, no campo IDProduto, before update, com a expressão dlookup.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Agora, se alterar o preço do produto 2 no form Detalhe de Compra, por exemplo, já não altera o preço do Produto 2 na tabela de Produtos. ( Very Happy )

Mas, imaginemos, tenho numa compra dois items (Produto 1 e Produto 2). Ao alterar o preço do Produto 1, automaticamente ele altera o preço do Produto 2 para o mesmo.

E ao abrir o form compras, dá este erro:
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

(Eu uso o Access 2013, mas este ficheiro de exemplo está adaptado para Access 2003. Não sei se ajuda esta informação...)
    JPaulo
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  JPaulo em Qua 23 Jul 2014, 17:31

Olá;

Estive a verificar e não entendo para que quer o DLookup nesse campo.
    Um campo com uma função interna, jamais poderá ser alterado.

Pergunta:
    Porque é que esse campo não está ligado ao campo "Preço Unitário", do SQL que alimenta o subform ?

.................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

possiblysara
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  possiblysara em Qua 23 Jul 2014, 18:03

Olá!

Eu tinha o campo ligado a Preço Unitário da Tabela Produtos. Mas sempre que eu queria alterar o preço numa determinada compra (no form), alterava-me o preço unitário na Tabela e, consequentemente, todas as compras anteriores.

O que eu pretendo é que o campo PreçoCompra no form Detalhe de Compra vá buscar o PreçoUnitário da Tabela Produtos. Mas que me deixe alterar o valor apenas para essa compra e que grave apenas nessa compra.

Daí ter usado o Dlookup. Não sei se me fiz entender...  Embarassed 
    JPaulo
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  JPaulo em Qui 24 Jul 2014, 10:10

Bom dia Sara;

Você tinha um problema muito grande de estrutura.

Fiz inumeras alterações, veja se funciona para o que pretende e se entende as alterações efetuadas;

Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

possiblysara
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Obrigada!

Mensagem  possiblysara em Qui 24 Jul 2014, 18:14

Olá JPaulo.

UAU! Muito, muito, mas muito obrigada!

É exactamente isto que eu pretendo! Very Happy

E com isto mais me apercebo que não percebo... :/

O problema estava nas relações? Não entendi as tabelas relacionais que colocou...

Agora posso avançar com este projecto, mas gostava de entender o que fiz mal...

Mais uma vez, OBRIGADA! Smile
    JPaulo
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  JPaulo em Qui 24 Jul 2014, 20:06

Compare o BD com o outro seu e tente perceber, só assim irá entender e crescer em conhecimentos.

Veja que a Combo do produto, apenas está vinculada à tabela do produtos e o procedimento depois de atualizar envia os dados para os restantes campos, dessa forma jamais irá alterar a tabela produtos.

Obrigada pelo retorno o forum agradece.

Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

Data/hora atual: Dom 22 Out 2017, 01:49