MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Atualização Automática do Banco de Dados

Compartilhe
    pengo
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Atualização Automática do Banco de Dados

Mensagem  pengo em Sex 07 Nov 2014, 18:05

Boa Tarde Amigos,

Em busca de solucionar o problema de toda fez que eu fazer uma alteração no Front End do Banco de Dados, ter que ir de maquina em maquina instalar tudo novamente, encontrei a solução nesse tópico para os meus problemas. [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Bom, nele encontrei os seguinte passos

1- No BE tenho uma tabela global onde um dos campos é a versão atual aqui salvo o número da última versão do FE.
    2- No FE tenho também uma tabela global onde um dos campos armazena o número da versão.
    3- Através de um Dlookup capturo a versão no BE.
    4- Tenho um formulário de splash onde no evento ao abrir faço a comparação do versão atual salva no BE e na versão salva no FE.
    5- Se a versão do FE for menor que a versão do BE então abre o aux e um Docmd.Quit para fechar o FE atual
    6- o Aux copia um outro FE salvo na rede ( esse FE é a versão mais recente) e substitui o FE atual.
    7- Após substituir ele executa o FE sendo que essa versão agora é a mais recente não faz novamente o processo.
    8- Meu FE tem em torno de 20 Mb minha rede não é muito rápida esse processo demora em torno de 7 segundos.
    9- Não há como o usuário cancelar.

Estou tentando implementar, acontece que os passos 1, 2, 3, 4 eu consegui certinho.

E consegui também, isoladamente os passos 6 e 7.

O problema é o passo 5, acontece que após ele fazer a verificação, ele deveria abrir um novo banco de dados que seria o banco de dados que ia fazer a atualização, ele até abre o banco de dados, porém, ele não fecha o atual, e isso trava tudo, pois ele não consegue copiar o arquivo, pelo menos é isso que eu acho que acontece.

Segue o código que está no Front End
    Código:
    Private Sub Form_Open(Cancel As Integer)
    Me.txtVersaoBE = Me.txtVersaoBE.ItemData(0)
    Me.txtVersaoFE = Me.txtVersaoFE.ItemData(0)

If Me.txtVersaoBE.Value > Me.txtVersaoFE.Value Then
    Dim strcmd As String
    Dim objaccess As Access.Application
    DoEvents:
    Set objaccess = GetObject("C:\Users\User\Dropbox\Banco de Dados FRV\Base de Dados\Atualiza.accdb")
    DoCmd.Quit
    End If
    End Sub

Segue o código que está no Banco de Dados que irá realizar a atualização (Atualiza.accdb)
    Código:
    Private Sub Form_Open(Cancel As Integer)

On Error Resume Next
    Dim CopiaSegura As Object
    Dim objaccess As Access.Application
    Dim PathInicial As String, PathFinal As String

PathInicial = "\\SERVIDOR\servidor\DEPARTAMENTO PESQUISA E PRODUCAO\Registro de Protocolos - BD"
    PathFinal = "C:\Registro de Protocolos" 'Letra do Drive e pasta

Set CopiaSegura = CreateObject("Scripting.FileSystemObject")
    CopiaSegura.CopyFile PathInicial & "\Registro de Protocolos.accde", PathFinal & "\Registro de Protocolos.accde"

DoEvents:
    Set objaccess = GetObject("C:\Registro de Protocolos\Registro de Protocolos.accde")

DoCmd.Quit
    End Sub

Alguém poderia me ajudar?
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Re: [Resolvido]Atualização Automática do Banco de Dados

Mensagem  Noobezinho em Qua 10 Dez 2014, 11:06

Olá Rodrigo

Estou anexando um exemplo ótimo de atualização de FE.
    Não lembro de onde peguei, então, não sei quem é o autor, mas lógico que é  gringo Razz

Em linhas gerais, ele cria um arquivo batch  como um arquivo.bat (extensão.com) e o roda, fazendo  a atualização
    e em seguida fechando a versão atual e abrindo a nova versão, o que não poderá fazer atualizando pelo access.
    Tem duas tabelas; versão master onde vc digita a nova versão (e mantem se não houver nova versão, para comparação) que fica no BE
    e outra tabela  versão que ficará no FE.
    No FE ficarão as duas tabelas, sendo que somente a tabela master deverá ser vinculada.
    Teste, verá que é bem simples.

Abraços

Noob
    Anexos
    AutoUp(batch).zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (41 Kb) Baixado 95 vez(es)

.................................................................................
    Noobezinho

* A solução funcionou?  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
    Agradeça e feche o tópico clicando no botão Resolvido
    Se não sabe como, veja [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Como anexar imagem no teu post do fórum : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

* Criar arquivos.zip com o Winrar - veja [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Atualmente estou verificando se quem está pedindo ajuda, ajudamos e não retornou.
    Se a pessoa em questão não deu retorno, não tentarei ajudar novamente .
    pengo
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  pengo em Qui 11 Dez 2014, 11:31

Obrigado Noobezinho,

Irei testar e retorno.
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Noobezinho em Dom 18 Out 2015, 21:09

Ainda não retornou Pengo

Resolveu?

.................................................................................
    Noobezinho

* A solução funcionou?  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
    Agradeça e feche o tópico clicando no botão Resolvido
    Se não sabe como, veja [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Como anexar imagem no teu post do fórum : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

* Criar arquivos.zip com o Winrar - veja [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Atualmente estou verificando se quem está pedindo ajuda, ajudamos e não retornou.
    Se a pessoa em questão não deu retorno, não tentarei ajudar novamente .
    pengo
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  pengo em Seg 19 Out 2015, 16:25

Desculpe a demora Noobezinho,

Acabei conseguindo fazer da maneira anterior.

Mas obrigado pela ajuda, e desculpe mais uma vez pela demora em responder o tópico.

Data/hora atual: Sab 21 Out 2017, 14:57