MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Mover arquivos e salvar o diretório Destino

Compartilhe
    thearles
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Mover arquivos e salvar o diretório Destino

Mensagem  thearles em Dom 11 Jan 2015, 18:12

Boa tarde a todos, sou novo com o Access e VBA e tenho uma dúvida sobre o seguinte código:

Private Sub lstOpcao_DblClick(Cancel As Integer)
    Me.Foto.Picture = Me.lstOpcao.Column(1)
    Dim fso
    Dim file As String, sfol As String, dfol As String
    file = Me.lstOpcao.Column(1) ' nome do ficheiro
    sfol = "C:\Users\Usuario\Desktop\Em uso2\Temporario\" ' caminho inicial
    dfol = "C:\Users\Usuario\Desktop\Em uso2\Globo\" ' caminho destino
    Set fso = CreateObject("Scripting.FileSystemObject")
      If Not fso.FileExists(file) Then
                    MsgBox file & " não existe!", vbExclamation, "Erro"
      ElseIf Not fso.FileExists(dfol & file) Then
                    fso.MoveFile (file), dfol
            Else
                    MsgBox dfol & file & " existente!", vbExclamation, "Sucesso"
                    End If
    DoCmd.SetWarnings False
    DoCmd.RunSQL "UPDATE Tabela1 SET Tabela1.LocalFoto = '" & Me.lstOpcao.Column(1) & "' WHERE Tabela1.Código=" & Me.Código
    DoCmd.SetWarnings True
    Me.btnAddFoto.SetFocus
    Me.lstOpcao.Visible = False
    End Sub

Eu utilizo este código para listar as imagens que estão na pasta "Temporario", escolher uma delas, tranferir a imagem escolhida para a pasta "Globo" e gravar em uma tabela o endereço (pasta do PC) para onde foi transferida a imagem. Embora ele não gere nenhum erro, não me atende , pois na linha
    DoCmd.RunSQL "UPDATE Tabela1 SET Tabela1.LocalFoto = '" & Me.lstOpcao.Column(1) & "' WHERE Tabela1.Código=" & Me.Código
    o comando grava o endereço onde estava a imagem (no caso a pasta "Temporario") e não o endereço para onde a imagem foi transferida ("Globo"). Sei que devo alterar a parte Me.lstOpcao.Column(1) na referida linha acima, mas não sei fazê-lo, pois tenho de trocá-la pelo endereço novo da imagem, e ele será composto por  C:\Users\Usuario\Desktop\Em uso2 + os 12 últimos dígitos da resposta obtida em Me.lstOpcao.Column(1). Sou grato a quem puder me ajudar. Abraços.
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Re: [Resolvido]Mover arquivos e salvar o diretório Destino

Mensagem  Noobezinho em Seg 12 Jan 2015, 13:36

Olá Thearles

Veja, você definiu o caminho

Aqui você definiu a 2ª Coluna  da listbox com o nome da foto, acredito que seja o caminho todo e não só o nome.

E aqui:

O código está mandando gravar esse mesmo caminho ou nome na tabela 1

Para que aconteça o que deseja , experimente assim:

DoCmd.RunSQL "UPDATE Tabela1 SET Tabela1.LocalFoto = '" & dfol & "' WHERE Tabela1.Código=" & Me.Código

[]'s

Noob

.................................................................................
    Noobezinho

* A solução funcionou?  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
    Agradeça e feche o tópico clicando no botão Resolvido
    Se não sabe como, veja [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Como anexar imagem no teu post do fórum : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

* Criar arquivos.zip com o Winrar - veja [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Atualmente estou verificando se quem está pedindo ajuda, ajudamos e não retornou.
    Se a pessoa em questão não deu retorno, não tentarei ajudar novamente .
    thearles
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  thearles em Seg 12 Jan 2015, 21:59

Olá Noobezinho,

desde já agradeço a prestatividade. Alterei o código conforme você sugeriu, mas o destino inserido na tabela não ficou completo, faltou o nome da imagem juntamente com o formato (retornou o caminho idêntico ao dfol). Necessito que o código inclua o endereço completo da imagem C:\Users\Usuario\Desktop\Em uso2\Globo\ + XXXXXXX.jpg.
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Noobezinho em Seg 12 Jan 2015, 22:22

Se nesta linha:

for o nome do ficheiro, então ficará assim

DoCmd.RunSQL "UPDATE Tabela1 SET Tabela1.LocalFoto = '" & dfol  & Me.lstOpcao.Column(1) & "' WHERE Tabela1.Código=" & Me.Código

Noob

.................................................................................
    Noobezinho

* A solução funcionou?  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
    Se não sabe como, veja [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Como anexar imagem no teu post do fórum : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

* Criar arquivos.zip com o Winrar - veja [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].

Atualmente estou verificando se quem está pedindo ajuda, ajudamos e não retornou.
    thearles
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  thearles em Seg 12 Jan 2015, 22:49

Boa noite,

então, testei novamente e o endereço retornado fica errado, pois conforme você mesmo disse Me.lstOpcao.Column(1) é um endereço completo, e não apenas o nome da imagem. Imagino que devo usar tipo uma fórmula para extrair de dentro de Me.lstOpcao.Column(1) apenas o nome da figura, que possui 11 caracteres. Só não enviei o banco de dados para você ver porque é muito grande.
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Noobezinho em Seg 12 Jan 2015, 23:48

Cole a função abaixo num módulo básico

Public Function SplitFile(CaminhoCompleto As String, Retorna As Boolean) As String
    On Error Resume Next
       Dim Diretório, Arquivo As String
       Dim total As Long
       total = Len(CaminhoCompleto)
       Do While total > 0
           If Mid$(CaminhoCompleto, total, 1) <> "\" Then
               Arquivo = Mid(CaminhoCompleto, total, 1) & Arquivo
               total = total - 1
           Else
               Diretório = Mid(CaminhoCompleto, 1, total)
               Exit Do
           End If
       Loop
       If Retorna = False Then
           SplitFile = Diretório
       Else
           SplitFile = Arquivo
       End If
    End Function

Copie e cole

DoCmd.RunSQL "UPDATE Tabela1 SET Tabela1.LocalFoto = '" & dfol & SplitFile(Me.lstOpcao.Column(1),True) & "' WHERE Tabela1.Código=" & Me.Código

Experimente agora

Noob

Noobezinho

thearles
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  thearles em Ter 13 Jan 2015, 21:48

Boa noite,

testei o código Noobezinho, e funcionou direitinho, muito obrigado! Peço, se não for abusar da sua boa vontade, que comente os comandos, pois a maioria não conheço. Considero o tópico resolvido. Uma última duvida: ao navegar pelos meus registros (no formulário) utilizando botões de comando, as caixas de texto, de listagem e tudo mais que há (exceto a imagem e as guias ou abas) demoram alguns segundos para aparecer, parece que pulam, sabe dizer o porquê disso, meu banco de dados tem apenas 9 MB! Valeu, muito obrigado!
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Noobezinho em Qua 14 Jan 2015, 10:30

O que te passei, é uma função de usuário, ou seja criado por um usuário, não é nativa do access.
    Ela recebe o caminho completo, por exemplo:
    C:\Users\Usuario\Desktop\Em uso2\Temporario\Foto.jpg
    e separa o nome do arquivo com o restante do caminho

Se eu escrever SplitFile(Me.lstOpcao.Column(1),True) , retorna o nome do arquivo
    e se colocarmos no lugar do True, o False , ela retorna o caminho até chegar no nome do arquivo, ou seja:
    C:\Users\Usuario\Desktop\Em uso2\Temporario\

Estude o código e use e abuse da Ajuda do Acess.
    Se não sabe ainda, na folha de código vba, clique sobre um comando e aperte F1 que a ajuda do comando irá aparecer.

Como és novo no fórum, convido-o a colocar o Resolvido no título do tópico.
    Caso não saiba como, veja ali embaixo na minha assinatura.

Boa sorte!

Noob

Noobezinho

thearles
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  thearles em Qua 14 Jan 2015, 15:15

Obrigado pela boa vontade em me ajudar, continuarei estudando VBA e Access, pretendo me aprofundar bastante! Abraços.

Data/hora atual: Qua 28 Jun 2017, 18:29