MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 8/8/2015, 17:20

    Olá pessoal,

    Quero ter um formulário, que contém os dados das pessoas, com um sub formulário que irá conter fotografias que essas pessoas tiram ao longo dos anos para documentos de identificação.

    O meu problema é que se optar por um sub formulário contínuo as fotografias vão aparecer uma sobre a outra e que queria (e preciso) que elas apareçam de forma sequencial (da esquerda para a direita), visto que depois preciso de imprimir a ficha e tem de vir nessa ordem.
    Duas linhas de 5 fotografias em que a mais antiga seria a que está no canto superior esquerdo e daí vai preenchendo os outros campos.

    Neste momento ainda não tenho uma BD de exemplo, espero que percebam, mas deixo aquii uma imagem ilustrativa do que queria obter no subformulário e no relatório para impressão.

    As fotos seriam inseridas da esquerda para a direita e quando a 1ª linha estivesse cheia passaria para a de baixo.



    Obrigado
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 13/8/2015, 15:24

    Olá Artur Pinheiro,

    Já resolveu a questão em formulário?

    Talvez em relatório no modo pre-visualizar seja possível o que pretende.
    Segue abaixo dica:
    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" 1z51260

    Abraço
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 13/8/2015, 17:36

    Olá ahteixeira

    A solução que estou a tentar e colocar um determinado número de subformularios que estão filtrados para um número de registo. Consigo esse número através de uma numeração que é gerada na altura que insiro a foto na BD e associo a um registo. Assim se tiver 5 subformularios, cada um só me mostra uma foto. Ainda não cheguei a parte do relatório, Mas vou tentar dessa forma e dps retribuo com uma BD de exemplo.

    Obrigado. E se der veja dps um outro tópico que tenho em aberto. Sobre numeracao de documentos.aqui está
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 13/8/2015, 17:42

    Olá, vai ter um limite máximo de 10,fotos, não poderá ocorrer de vir a ser mais que 10?
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 13/8/2015, 22:04

    Olá, fiz pequeno teste, veja se atende o pretendido.
    ExemploImgensFormX5.zip - Actualizado
    Abraço


    Última edição por ahteixeira em 14/8/2015, 09:42, editado 1 vez(es)
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 13/8/2015, 23:49

    Bem, uma coisa é certa, vou guardar isto para me servir de guia em situações futuras, mas no caso concreto não é bem o que preciso.

    Passo a explicar. As fotografias em questão estão guardadas num servidor e o nome delas normalmente é o número do empregado e estão guardadas por pastas MÊS e pastas ANO. Ou seja, neste momento as fotografias estão a ser armazenadas na pasta 2015, sub pasta Agosto. Nessa organização não vou poder mexer.

    Como é que estou a fazer neste momento? Como se faz pelo menos desde os anos 60. Imprimimos 3 fotografias, uma para o documento de identificação, outra para uma ficha individual que está no meu serviço e outra para os registos centrais.

    O que eu queria era deixar de ter de imprimir uma foto para colar na ficha. Essa foto passaria a ser aproveitada do servidor (mas não será seguro fazer ligação ao ficheiro) e a ficha seria digital.

    Para isso converto as fotos tiradas no mês de Agosto em BMP. São cerca de 100 novas fotos todos os meses (não arquivamos fotos repetidas), essa operação demora apenas uns segundos com o Format Factory e depois tenho de ir registo a registo adicionar o ficheiro BMP a um empregado.

    Sei que parece um trabalho infindável, mas neste momento tenho de colar as fotografias em fichas em papel. Que é bem mais chato e demora mais. Assim, uma vez por mês perco 10 a 20 minutos e tenho tudo feito.

    Em relação aos subformulários, tenho um FormFotografias que contém (neste momento) 12 subformulários, todos eles estão ligados ao formulário principal pelo IdPessoal e o sFormFoto1 contém um filtro ao carregar [numerofoto]="01", o sFormFoto2 contém um filtro ao carregar [numerofoto]="02" e por aí em diante.

    a numeração 01, 02, 03... é obtida no momento em que insiro a fotografia e cria esse registo para cada empregado, ou seja a numeração 01 aparecerá na TabFoto 100 vezes, caso eu tenha 100 registos, mas cada uma associada a uma só pessoa, visto que faz o recordcount do formula´rio e não da tabela.

    O código que uso neste momento para obter essa numeração é este:

    Private Sub ObjFoto_BeforeUpdate(Cancel As Integer)

    If Not IsNull([TxtNumeroFotoPessoal]) Then

    Exit Sub

    ElseIf Me.Recordset.RecordCount = 0 Then

    Me.TxtNumeroFotoPessoal = Format("1", "00")

    Else

    Me.TxtNumeroFotoPessoal = Format(Me.Recordset.RecordCount + 1, "00")

    End If

    End Sub

    Foi adaptado a partir do código postado aqui no fórum

    Vou ver se consigo pôr aqui um exemplo amanhã. Pode ser que melhore depois de ser visto por olhos mais experientes. O meu nível deve roçar o 0.2 Laughing (de 0 a 100)

    Ainda vou por um On Error... só para salvaguardar
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 14/8/2015, 10:04

    Olá Ricardo,
    O teste da mensagem nº 5 foi actualizado, pois era apenas um teste e não estava com a "melhor conduta" no código, ficou assim:
    Código:
    Private Sub Form_Current()
    ' ahteixeira para maximoaccess - 2015
       
        Dim x As Integer
       
        For x = 1 To 5 ' Alterar aqui para mais caixas de imagem, está a fazer para 5
            If Dir(Application.CurrentProject.Path & "\Imagens\" & Me.ID & "_0" & x & ".png") = "" Then
                Me("foto" & x).Picture = Application.CurrentProject.Path & "\Imagens\" & "NaoExiste.png"
            Else
                Me("foto" & x).Picture = Application.CurrentProject.Path & "\Imagens\" & Me.ID & "_0" & x & ".png"
            End If
        Next

    End Sub

    Uma vez que vai guardar, baixe de novo.


    Quanto à sua última explicação, não vejo razão para não fazer directamente a partir do servidor.
    As pastas e subpastas e nomenclatura do ficheiro não deve ser problema e parece-me que está padronizado o arquivo.

    Estamos cá para ajudar, mas temos que compreender o que realmente necessita.

    Na impressão de um "processo", gostaria de saber qual o critério de escolha das fotografias:
    a) mais recente?
    b) ultimas três?
    c) selecção?
    d) outro critério????
    e)...?

    Abraço


    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 14/8/2015, 22:59

    Boa noite. Sem dúvida que esta seria a melhor opção, a BD ficava bem mais leve. No entanto, o problema de as fotos estarem guardadas em diversas pastas é que não consigo ir buscar uma a cada pasta.

    Pondo o meu caso, tenho 3 fotos no meu registo, uma de 11/2003, outra de 01/2007 e outra de 01/2011. As fotos estão guardadas no servidor nas pastas que correspondem a cada ano e dentro de cada ano, no respectivo mês.

    Com aquele código, só conseguia ir buscar fotos a uma determinada pasta. Na tal ficha em papel, devem constar todas as fotos (que estão em diversas pastas). No entanto, vou tentar "remar contra a maré" e ver se dá para guardar as fotos todas numa pasta e agrupar por data ou qualquer coisa (utilizando as opções do Windows), visto que o seu código seria uma mais valia...

    Fica AQUI o exemplo que tenho para mostrar agora. Está muito em bruto, mas vai andando. Depois vou ver se tenho umas dicas dos mestres daqui para pôr isto a bombar Laughing
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 15/8/2015, 19:27

    Olá Ricardo, estive a ver ligeiramente o seu projecto e não queria fugir do tópico.
    No entanto verifiquei que tem uma tabela com as imagens, vai "inchar" o limite é só 2GB

    Recolher as imagens do servidor não será problema, apenas pergunto:
    a) existe alguma tabela que tem a informação da pasta ou sub pasta
    b) caso anterior negativa, tem alguma data na tabela em que possa ser gerado/obtido o caminho, digo isto porque tenho um sistema que faz o mesmo a partir de uma data, gera o caminho.

    Repare que as imagens estão no servidor e foram colocadas por alguma aplicação.
    Ou será guardado o caminho ou é gerado em função de uma data e ID do sujeito.

    No aguardo.
    Abraço
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 15/8/2015, 20:43

    Olá ahteixeira,

    Tabela com caminho de pasta ou subpasta aonde? No BD? Não tenho nenhuma tabela com essas informações.
    Na tabela fotos, existe um campo com data, para que seja guardada a data em que a foto é adicionada, no formato mmm-aaaa. A ideia é adicionar as fotos todos os meses (e só fotos novas) e por isso basta o mês e ano.
    O Banco de Dados que partilhei é tudo o que tenho no momento.

    Em relação aos caminhos, e pegando no meu caso que tenho 3 fotos, os caminhos serão mais ou menos estes

    "servidor"\da\aig\gabfto\fotosgeral\2003\novembro
    "servidor"\da\aig\gabfto\fotosgeral\2007\janeiro
    "servidor"\da\aig\gabfto\fotosgeral\2011\janeiro

    Como é que esse seu sistema gera o caminho? No entanto, como já disse antes, vou tentar guardar todas as fotos na mesma pasta e agrupar por "Tirada em", aí os nomes dos ficheiros terão o seguinte formato NumeroFuncionario, no caso de ser a primeira foto e a partir daí NumeroFuncionario (2), NumeroFuncionario (3), que são os nomes que o Windows dá a ficheiros com o mesmo nome, e por ai fora.
    No meu caso seria 9341603 (a primeira) e as outras 9341603 (2) e 9341603 (3). E assim aproveito as funcionalidades do Windows.

    Reparei que o caminho está associado a ficheiros png, não funciona com ficheiros jpeg?

    E precisava que explicasse melhor a questão de um campo com data...

    Pode alterar a BD que disponibilizei, se for mais fácil

    Abraço e obrigado pela atenção dispensada
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 16/8/2015, 22:06

    Olá Ricardo, ainda não tive oportunidade de aprofundar a leitura do seu projecto.
    No entanto pelo que vi, ter subFormularios podemos obter o que pretendemos, mas fica muito pesado.
    Relativamente à questão dos "jpeg", sim, pode alterar o tipo de ficheiro que em principio funciona.

    Pegando no seu exemplo que temos o "sujeito" em que pretendemos listar as ultimas 3 fotos e que estão no caminho abaixo indicado:
    "servidor"\da\aig\gabfto\fotosgeral\2003\novembro
    "servidor"\da\aig\gabfto\fotosgeral\2007\janeiro
    "servidor"\da\aig\gabfto\fotosgeral\2011\janeiro

    Eu pergunto:
    a) qual o nome dos respectivos ficheiros e extensão
    b) como sabe o nome dos ficheiros e que está nessa pasta (existe alguma tabela, como o nome dos ficheiros das fotos desse "sujeito")
    c) caso seja uma tabela de dados, você tem acesso a essa tabela?
    Estas questões são importantes, para uma ideia que tenho que torna tudo mais simples.
    Repare que estamos a tentar um sistema que vá automáticamente buscar as fotos para colocar no form como pretende (sem qulquer copia e importação)

    Para finalizar, respondendo à questão que abordei do meu projecto (campo com data) passo a explicar:

    São recebidos diversos ficheiros pdf em que é necessário importar para aplicação (são recebidos via email)
    A nomenclatura é AAAAMMDD-textoxxxx.pdf
    Os ficheiros são guardados todos numa determinada pasta temporária, exemplo: c:\TempPdf

    Por exemplo, se o ficheiro é 20150321-nomeDeTeste.pdf

    Caso a pasta base (caminho) estiver configurada para: C:\MinhaApp\DadosApp, vai mover este ficheiro para a seguinte pasta:
    C:\MinhaApp\DadosApp\2015\201503\2015000005.pdf
    O número 2015000005 é obtido através do numero de registo da importação.

    Não é fácil explicar, mas segue exemplo do código que faz "arrumação":
    Código:
    'ahteixeira para MaximoAccess - 2015 - v2

            'arrumar ficheiros
            sFileAno = Left(sNomeFicheiro, 4)
            sFileMes = Mid(sNomeFicheiro, 5, 2)
            sOldNome = LocalTEMP & "\" & strFicheiro
            sNewNome = LocalPDFS & "\" & sFileAno & "\" & sFileAno & sFileMes & "\" & numProc & ".pdf"


            'verificar pasta ano
            If Len(Dir(LocalPDFS & sFileAno & "", vbDirectory)) = 0 Then
               MkDir LocalPDFS & "\" & sFileAno 'abre ano
                
                Dim i
                For i = 1 To 12
                    MkDir LocalPDFS & "\" & sFileAno & "\" & sFileAno & Format(i, "00") 'abre meses
                Next i
              DoEvents
            End If
            
            ' Move ficheiro com rename
            Name sOldNome As sNewNome


    Abraço


    Última edição por ahteixeira em 1/10/2015, 11:46, editado 1 vez(es)
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 17/8/2015, 11:59

    Bom dia,

    Pegando no que perguntou , o caminho seria

    "servidor"\da\aig\gabfto\fotosgeral\2003\novembro\9341603.jpg
    "servidor"\da\aig\gabfto\fotosgeral\2007\janeiro\9341603.jpg
    "servidor"\da\aig\gabfto\fotosgeral\2011\janeiro\9341603.jpg

    Eu pergunto:
    a) qual o nome dos respectivos ficheiros e extensão
    b) como sabe o nome dos ficheiros e que está nessa pasta (existe alguma tabela, como o nome dos ficheiros das fotos desse "sujeito")
    R.. : Neste momento não sei onde as fotos estão guardadas, pois não sei quando as pessoas tiram novas fotos. Nos para encontrar-nos as fotos pesquisamos na pasta GabFoto e obtemos todas as fotos.
    c) caso seja uma tabela de dados, você tem acesso a essa tabela
    R.: Não existe nenhuma tabela. O registo da foto que tiramos e feito a moda dos anos 90/80 e dai para trás, num livro com termo de abertura e folhas numeradas... So ai da para ver a falta de modernização.

    No entanto, Eu quero que esse registo faça parte da BD, ai teria o registo das fotos com data. Os campos do registo sao:
    Data/NumeroFuncionario/posto/nome/servico
    A pasta será sempre a que tem o mês atual...

    Vou tentar testar aquele código que deu.

    Abraço
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 17/8/2015, 12:41

    Olá,

    O que representa o nº 9341603 ?
    Que é repetido como nome do ficheiro.

    Quanto ao código é um exemplo, para estudo e adaptação conforme necessidade.
    Atenção que está a fazer um MOVE do ficheiro
    Abraço
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 17/8/2015, 12:58

    Sim, já vi que faz um MOVE do ficheiro, mas vou testar assim (vou criar as pastas conforme exemplo).

    Em relação ao numero que se repete (9341603) é o número do funcionário (nunca se repete ao longo do tempo). Assim quando quero encontrar algo com desse funcionário basta pôr na caixa de pesquisa das pastas do Windows. Se ficar na mesma pasta, ficará 9341603 / 9341603 (2) / 9341603 (3). Mas Quanto à localização do ficheiro, nunca sei onde vai ficar, isso varia com a data em que a pessoa vem tirar novas fotografias...

    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 17/8/2015, 15:20

    Olá Ricardo,
    A partir deste tópico, com execelente exemplo do nosso Mestre JPAulo alterei de forma a fazer um inventário de ficheiros.
    Teste exemplo abaixo e verifique a tabela.
    InventarioFicheirosJPEG.zip
    Abraço
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 17/8/2015, 17:04

    Depois de ver o código que vai buscar os caminhos e ter feito uns ajustes no código que faz a ligação às pastas (estava a dar uns erros por falta de ficheiros), surgem-me novas questões.

    É possível ir buscar o caminho à tabela onde estão os caminhos das pastas e subpastas e associar (através do noFunc) a um funcionário?
    Pensei em pôr o campo NII da TabDadosBiograficos (que é o noFunc da TabaminhoFotos) como chave primária e ligar as duas tabelas. Aí teria duas chaves primárias na TabDadosBiograficos e aí começam também os meus problemas. Nunca trabalhei com mais do que uma chave primária e deu-me um erro a dizer que não encontra registos únicos na tabela primária (ou algo parecido), mas vou começar a estudar essa hipótese.
    Ou então atualizar o código para que o Dir sejam * registos do [Caminho] da tabCaminhoFotos ONDE [noFunc] = me.txtNII & ".jpg". Isto já estive a experimentar, mas não estou a chegar lá...

    No entanto, o código que vai buscar as fotos a uma pasta específica está a funcionar bem.

    Ainda não experimentei o código para mover os ficheiros, acho que esse me vai dar uma dor de cabeça... mas vamos ver.

    Devo ter que dizer para verificar se a pasta existe então guarda, se não cria a pasta 2016 e subpastas janeiro, fevereiro, etc, sei que para fazer mas AINDA não sei como Smile

    Fica aqui uma versão mais limpa de como está o BD. Nesta ainda não está inserido nenhum registo na TabCaminhoFoto.

    https://www.dropbox.com/s/tlphapz5t1hblio/Registo%20Fotos%20v%201.2.rar?dl=0
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty separar-ricardo

    Mensagem  Ricardo84 18/8/2015, 15:50

    Boa tarde,

    Foi-me indicado este tópico para tentar resolver um problema. Eu tenho num servidor várias fotos (só de AGO15 tenho mais de 1300), as fotos estão numa pasta GabFoto e lá dentro tenho muitas mais. A solução estava no Código no JPaulo (procurar ficheiros .jpg nas pastas e subpastas e inserir os caminhos na tabela).

    A ideia passa por ter um formulário em que constem todas as fotos de uma pessoa ao longo dos anos. Com a dica do ahteixeira é possível ligar os campos Foto do Form às fotos que estão numa determinada pasta. Estava a dar uns erros, mas consegui resolver a situação. A questão está na quantidade de subpastas que existem lá dentro.

    Queria saber se essa ligação poderia ir buscar os caminhos que foram inseridos na tabela. Fica aqui o tópico onde está este assunto e o Banco de Dados como está no momento (o essencial)

    Obrigado
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 19/8/2015, 11:30

    Olá Ricardo,

    A mensagem anterior (nº17) tinha sido colocada num tópico já dado como resolvido.
    Movi para este tópico (por entender que está relacionado com este tópico), devemos efectuar esforços para mantermos o fórum "arrumado".
    Caso não tivesse este tópico aberto e tivesse uma dúvida, recomendamos a abertura de novo tópico podendo sempre fazer referencia ao tópico original.

    Repare no caso da minha mensagem nº 15, postei um exemplo e efectuei a referencia da origem do código.

    Assim fica mais fácil para a consulta dos nossos colegas Wink

    Relativamente aos últimos desenvolvimentos, não tive ainda oportunidade de acompanhar e verificar.
    Não está esquecido, mas estamos abertos a sugestões dos colegas do fórum.

    Ricardo recomendo um ponto de situação:

    1) Do que tem feito
    2) Qual a solução que pretende adotar
    3) O que não está a conseguir fazer
    3a) O que está acontecer
    3b) O que deveria fazer


    Abraço

    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 19/8/2015, 16:23

    Boa tarde,

    Antes de mais, obrigado pela orientação em relação à "arrumação do forum". A ideia era que quem esteve a participar naquele tópico podesse dar uma ajuda.

    Em relação ao ponto de situação, isto está parado. Não sei como fazer andar a coisa. Embarassed

    1 - O código que me facultou para fazer a ligação do formulário a uma pasta teve de ser actualizado, mas agora funciona bem.

    2 - O código que INSERE os caminhos na tabela de todos os ficheiros .jpg encontrados numa pasta e nas suas sub pastas funciona bem.

    Agora fiquei sem saber como posso referenciar os caminhos da TabCaminhosFotos com a TabDadosPessoais. Ambas têm o NII (nº funcionário), sendo que na TabDadosPessoais esse número é único.
    Estava a tentar relacionar estas duas tabelas, mas estou a ter dificuldades com o facto de precisar de 2 chaves primárias na TabDadosPessoais, sempre que ponho o campo NII como chave primária, dá-me um erro em como não consegue encontrar registos na tabela primária... Isto porque eu estou a inserir todas fotos que tenho no servidor e ainda só tenho os empregados deste ano, por exemplo eu estou na TabCaminhosFotos, mas não estou na TabDadosPessoais, daí não dar para por este campo como chave primária...

    A ideia seria associar todos os caminhos obtidos ao NII da TabDadosPessoais através do NII da TabCaminhosFotos e daí poderia criar uma consulta para o tal formulário que irá ter todas as fotos...

    Peço desculpa por tudo isto, mas a minha formação em access é 0. Tudo o que que aprendi, foi através de pesquisa e com muita ajuda do pessoal aqui do forum.

    Obrigado
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 19/8/2015, 16:54

    Olá, não sei se reparou mas na tabela , mas também estava a importar o nº do funcionario (não tenho a certeza, pois desconheço a nomenclatura dos ficheiros .jpeg)
    Para podermos ajudar tem que fazer o seguinte:

    1) Postar a parte do projecto em questão, deverá ter a tabela de funcionarios ( o conteodo é que pode ser com dados de exemplo)
    2) Também necessito de ficheiros de imagens de exemplo de 1 ou 2 funcionarios ois o que é mesmo necessário é o nome real dos ficheiros e localização.
    ou seja terá que simular o caminho exemplo:

    c:\ServidorTeste\da\aig\gabfto\fotosgeral\2003\novembro

    Depois será compactar a pasta C:\ServidorTeste e postar

    3) Disponibilizar exemplo do formulario que pretende preencher, pode ser mesmo digitalizado em PDF para compreendermos

    4) O seu projecto mais recente (pode ser só a parte envolvida)

    5) Como são colocadas a fotografias no servidor, manualmente, uma aplicação terceira, qual o padronização ou numeração no nome do arquivo.

    Só com a resposta às 5 questões é que nos é possível ajudar

    Abraço
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 20/8/2015, 16:19

    Boa tarde,

    Conforme solicitado na mensagem anterior, deixo aqui o exemplo da BD, a pasta com algumas imagens e o pdf do documento que é atualmente utilizado.

    O arquivo das fotos é feito manualmente e o nome dado aos ficheiros é o NII (nº de funcionário), por vezes pode ser o NII_civil, ou NIIcivil, algo do género, visto que serão fotos que os funcionários tiram sem estarem com a farda, mas esses não interessam. Os que interessam são (no meu caso 9341603) aqueles que têm o nome igual ao NII.

    Julgo que agora não haverá problema com o caminho, visto que o código do JPaulo vai buscar o caminho das fotos e os insere na tabela TabCaminhosFotos. No entanto fica aqui o caminho real para uma determinada pasta.

    \\dsp-srv06\DA\ATENDIMENTO\AIG\DSP_Gab. Fotografia\FOTOS GERAL\2015\01.08.2015\9341603.jpg

    Mas o código que me facultou para fazer ligação aos ficheiros é que teria de sofrer algumas alterações.
    Em vez de ir a um caminho especifico, o Dir() deveria ser uma string ou algo do género, algo que já tentei fazer (apenas com uma foto no registo) e não consegui, mas eu nada sei disto... por isso continuo a pesquisar.

    A maneira que arranjei para associar o caminho das fotos das fotos às pessoas que estão registadas na BD foi criar uma tabela TabHistoricoFotos que está ligada à TabDadosPessoais pelo NII. Os registos são inseridos na TabHistoricoFotos no formulário FormDadosPessoais através do botão de comando. Esse botão apenas insere na tabela os registos que existem na TabCaminhosFotos que têm o NII do registo que estamos a visualizar. Mas acho que vai perceber bem ao ver o exemplo.

    Agora a minha ideia é a seguinte. Ao entrar na BD (ou num formulário a designar) chamo a função do JPaulo e fico com os caminhos atualizados.
    Depois o que queria era que o código que tenho no FormDadosPessoais funcionasse na TabDadosPessoais em vez de ser no Form, para poder atualizar os registos todos de uma vez, em vez de ser um a um...

    Por agora vou testar com os funcionários de 2015, mas queria que funcionasse com os funcionários desde 2010, daí para trás, talvez se mantenha a maneira antiga.

    O sFormHistoricoFotos está a usar o código que me deu, alterei só um pouco, pois ele estava a dar uns erros. agora tem funcionado bem.

    Neste momento, não existem fotos registadas. use o FormAtualizarFotos para registar os caminhos.

    Fica então o exemplo

    https://www.dropbox.com/s/x6uzdfp5timn32p/Registo%20Fotos%20v%201.3.zip?dl=0
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 20/8/2015, 18:00

    Olá Ricardo, obrigado pelo esclarecimento.
    Estou no telemóvel e não tenho oportunidade de verificar.

    Relativameente às fotos, então são colocadas manualmente.
    Então depois de se efectuar o "inventario" das fotos e quem sabe ser aplicação arrumar.
    Podederia o arquivo passar a ser efectuado através da aplicação, ficando sempre atualizado?
    Aguardo resposta a esta questão.
    Entretanto solicito que teste o exemplo da mensgem n. 15 e confirme se é colocado na tabela o respectivo n. De funcionário.
    Abraço
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 20/8/2015, 18:48

    Olá. Em relação a testar o exemplo da mensagem 15, já está. Funciona. E assim que estou a obter o caminho das fotos guardadas em pastas subpastas. Agora tenho o caminho, consigo associar a um funcionário. Agora queria e que conseguisse ver a foto nesse caminho.

    Em relação a auto arquivar, seria uma mais valia. Mas talvez tivesse que guardar os ficheiros com o formato aaammdd_nii para ser mais eficaz.

    Dps de ver o exemplo, talvez perceba melhor. Eu acho que só confundo com as minhas explicações, lol
    Abraço
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 21/8/2015, 14:51

    Olá, já tive oportunidade de ver o seu projecto.
    A questão que tenho é o seguinte:
    Na importação para a tabela do caminho das fotos, coloquei o campo que você já alterou para NII está a colocar correctamente o nº automaticamente na tabela?

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Qpp1jd

    Ou esteve a corrigir manualmente?

    No aguardo
    Abraço
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 22/8/2015, 01:10

    Boa noite,

    O campo está a ser preenchido corretamente. Ainda não encontrei nenhum erro é já experimentei importar so o ano de 2015 (+ de 1300 registos) e o arquivo inteiro (+ de 26000). Agora queria e que o código que você forneceu fosse buscar os caminhos da TabHistoricoFotos Em Vez de ir a uma pasta especifico. So que já tentei de algumas maneiras mas dá-me sempre erros... Vou estar fora o fds e não tenho acesso ao projeto, Mas posso ir respondendo.

    Obrigado
    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Noobezinho 26/8/2015, 00:37

    Olá Pessoal

    Existe esse TÓPICO o qual mostra como trabalhar com fotos em formulários contínuo.

    Vejam a mensagem de nº 55 onde tem o exemplo, então se gostarem, leiam todo o tópico, que
    tem o mesmo exemplo para ser usado no Access 2003.

    [ ]'s


    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 26/8/2015, 14:54

    Olá Amigo Noob, abraço aqui de terras Lusas Smile
    Obrigado pela dica, apesar do colega ter essa questão pendente, ainda estou na parte dos ficheiros.

    Artur, não está esquecido, mas não tenho tido tempo.

    Uma questão.
    A) pretnde manter o mesmo cominho actual do servidor, ou
    B) o programa pode definir automaticamente um novo caminho e arquivando copia das fotografias organizadas.

    Caso seja a opção B, as fotografias novas seriam introduzidas através do programa, que as arrumava automaticamente.
    Esta é a minha ideia.

    Abraço

    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 27/8/2015, 13:11

    Olá Artur,

    Apenas efectuei alteração na parte de actualizar o caminho das fotos, ficando assim:
    Código:
    Public Function ContaFicheirosExtraiNome(strCaminho As String, strIncluiSubPastas As Boolean)
    'By JPaulo ® Maximo Access
    'em 26-08-2015 alterado por ahteixeira para Maximo Access
    'Requer a seguinte referência VBA ativa:
    'Microsoft Scripting Runtime
    'Para chamar a função, deve colocar no pressionar de um botão: Call ContaFicheirosExtraiNome("C:\SuaPasta\",True)

    Dim FSO As Object, strPasta As Object, strSubPasta As Object, strFicheiro As Object
    Dim strConta As Long, strSQL As String

    Dim strPathArquivo, strOrigem, strDestino, sFileAno, sFileMes, sFileArq As String
    Dim dtArquivo As Date

        'local onde vai ser efectuado o arquivo das imagens
        strPathArquivo = Application.CurrentProject.Path & "\Imagens"
        'se nao existir cria
        If Len(Dir(strPathArquivo & "", vbDirectory)) = 0 Then MkDir strPathArquivo
       
       
        Set FSO = CreateObject("Scripting.FileSystemObject")
        Set strPasta = FSO.GetFolder(strCaminho)
       
        'Percorre a drive e extraí o nome das pastas, subPastas e ficheiros
        For Each strFicheiro In strPasta.Files
            strOrigem = strPasta.Path & "\" & strFicheiro.Name
         
           
            'Insere na tabela o caminho completo dos ficheiros com as extensões jpeg
                If Mid([strFicheiro], InStrRev([strFicheiro], "\") + 1) Like "*.jpg*" Then
                   
                    '===============================================================================
                    'Estou a utilizar data da modificação, mas pode ser data criação, iverter abaixo
                    '===============================================================================
                    dtArquivo = strFicheiro.DateLastModified
                    'dtArquivo = strFicheiro.DateCreated
                    '===============================================================================
                   
                    sFileAno = Year(dtArquivo)
                    sFileMes = Format(Month(dtArquivo), "00")
                    sFileArq = Format(dtArquivo, "yyyymmddhhmmss") & "_" & Val(strFicheiro.Name) & ".jpg"
                   
                   
                    'lança tabela
                    CurrentDb.Execute "INSERT INTO TabCaminhosFotos (CaminhoOriginal, DataArq, Ficheiro, NII) SELECT '" _
                    & strOrigem & "','" _
                    & dtArquivo & "','" _
                    & sFileArq & "','" _
                    & Val(strFicheiro.Name) & "'"
                    strConta = strConta + 1
                   
           
                    'verificar pasta ano
                    If Len(Dir(strPathArquivo & "\" & sFileAno & "", vbDirectory)) = 0 Then
                     
                      MkDir strPathArquivo & "\" & sFileAno 'abre ano
                     
                      Dim i
                      For i = 1 To 12
                          MkDir strPathArquivo & "\" & sFileAno & "\" & sFileAno & Format(i, "00") 'abre meses
                      Next i
                     
                      DoEvents
                    End If
                   
                    strDestino = strPathArquivo & "\" & sFileAno & "\" & sFileAno & sFileMes & "\" & sFileArq
                    '===============================================================================
                    'Estou a utilizar COPIAR, se pretender o MOVER os ficheiros, iverter abaixo
                    '===============================================================================
                    FileCopy strOrigem, strDestino
                    'Name strOrigem As strDestino
                    '===============================================================================
                   
                End If
       
        Next strFicheiro
       
        'Se existirem subpastas, insere na tabela o caminho completo dos ficheiros
        If strIncluiSubPastas = True Then
            For Each strSubPasta In strPasta.SubFolders
                ContaFicheirosExtraiNome strSubPasta.Path, True
            Next strSubPasta
        End If
       
        Set strFicheiro = Nothing
        Set strPasta = Nothing

    End Function

    Da forma que está faz o inventário e copia os ficheiros para a pasta de "imagens"
    A pasta imagens é uma sub pasta a partir de onde a base de dados é executada, pode ser personalizado outro local facilmente e até por parametrização no seu próprio projecto.

    Verifique se o inventário/arquivo ficaria bem para o seu projecto.
    Em caso afirmativo, passaremos para o ajusto do dito form, motivo de abertura deste tópico.
    Segue o link do meu teste para download RegistoFotov2.zip

    Abraço
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 29/8/2015, 17:37

    Olá ahteixeira,

    Tenho estado a dar uma vista de olhos a ver se percebo toda esta função. Acho que já consegui perceber. Quanto aos dados a inserir na tabela CurrentDb.Execute "INSERT INTO TabCaminhosFotos (CaminhoOriginal, DataArq, Ficheiro, NII) SELECT '" ) & strDestino & "','"... substitui o strOrigem por strDestino, pois a ideia seria eliminar os ficheiros da pasta ImagensOrigemExemplo, depois de arrumados, mas isso pode ser feito depois, a ver se vejo como apagar todos os ficheiros de uma pasta, com mais calma.

    Acho que esta ideia é a melhor de todas. Vou ter de "bater" um bocado no chefe, mas isto é mesmo muito bom. Agora seria a parte de ir buscar os registos da TabCaminhos (que são inseridos na TabHistoricoFotos) e associa-los ao form.

    Na parte do DateLastModified, DateCreated seria possível ir buscar a informação da data em que a foto foi tirada? (Tirada em) Como a foto quando é tirada te essa informação, seria muito bom ir buscar essa informação, mas a DateLastModified também está muito bom.

    Epa, estou msm contente com isto, é muito bom msm...
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 29/8/2015, 18:07

    Olá,

    Sim, poderá apagar mas não é necessário, porque está a fazer uma copia.
    A questão é depois da primeira importação o lógico era passar a usar da nova forma e todas as novas fotografias devem ser incluidas atraves da aplicação, a qual faria o arquivo na respectiva pasta.
    Quanto à data será opcional, mas coloquei a da alteração, por vezes ao repor copias de determinados dispositivos a data da criação muda.
    Ja tenho no meu portatil um exemplo de fotos, muito simples (só que é corrido) assim que disponha do exemplo das fotos "em linha" como pretende, postarei.
    Abraço
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 6/9/2015, 01:56

    Boas ahteixeira,

    Estive a tentar utilizar a parte do código que dá para mover os ficheiros, em vez de copiar, mas deu erro. Vou tentar ver melhor, mas não sei se terei capacidade para resolver.

    Em relação ao formulário com as fotos lado a lado, estive a pensar se será possível criar uma expressão que numere as linhas diretamente numa consulta. Assim poderia ter um subformulário que teria o campo para a foto e o campo que teria o numero obtido através dessa numeração, só que estaria filtrado para um determinado numero. Iria ser um pouco como a primeira vez que lhe mostrei as minha ideia, só que na altura ao registar a foto gerava um numero e depois tinha uns 10 subformulários, cada um filtrado para um respetivo numero. Como agora não crio esse numero teria de ser um campo calculado na consulta. julgo que se for possivel, o subformulario estando ligado pelo NII ele só vai contar os registos com aquele NII.

    Se calhar não consegui explicar bem, mas vou tentar fazer qq coisa ara mostrar melhor.

    Outra hipótese seria ao inserir o caminho das fotos na TabHistoricoFotos fosse numerado um campo (Numero por ex) em função do numero de registos com o mesmo NII.

    Espero que seja claro o sufiiente. Embarassed

    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 7/9/2015, 08:14

    Olá Artur,
    Quanto ao erro, será melhor dar mais detalhes:
    - código do erro e em que linha do código está ocorrer.

    Uma vez que a solução não está concluída (está em desenvolvimento) sou da opinião de cópia é o mais seguro.
    Assim mantemos o arquivo original, e criamos uma cópia.
    N no final verificarmos que tudo está bem, fazemos então Copia de segurança dos ficheiros originais e apagamos.

    Quanto ao exemplo em linha ainda não tive oportunidade, mas deixo aqui exemplo na vertical, com apenas um subformulario.
    RegistoFotov3.rar
    Abraço
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 8/9/2015, 00:30

    Boa noite.

    Pois, eu já tinha visto um exemplo parecido postado pelo Alexandre Neves, mas não era bem isto que queria, como já sabe... É que depois quero fazer o msm para imprimir o relatório e em linha não dá muito jeito.
    Estive a ver se conseguia fazer outra coisa. Um subformulario com as fotos e um campo que conta os registos associados. Neste caso os campos PICTURE vão buscar o caminho ao subformulario, mas teriam de estar filtrados e não estou a conseguir.

    Segue o exemplo.
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 9/9/2015, 11:47

    Olá Artur Pinheiro, vai de encontro à parte que pretendo fazer no exemplo que tenho estado a construir e postar.
    Vai envolver algum código para fazer a leitura via record.
    Não está esquecido.
    Abraço
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 1/10/2015, 16:43

    Olá Artur Pinheiro!
    Conforme prometido segue 2º exemplo do form para ver as fotografias.

    Código:
    Private Sub Form_Current()
    'ahteixeira 2015 para MaximoAccess
    'Dependente da função:   fncLimpaFotos

        Call fncLimpaFotos
        DoEvents
        
        Dim sFileAno, sFileMes, sCaminho As String
        Dim DB As DAO.Database, RS As DAO.Recordset
        Dim strSQL As String
        
            Set DB = CurrentDb
            strSQL = "SELECT TOP 10 DataArq , NII FROM TabCaminhosFotos WHERE NII = " & Me.NII & " ORDER BY DataArq DESC"
            
            Set RS = DB.OpenRecordset(strSQL)
            With RS
                Do While Not .EOF
                    sFileAno = Year(RS(0))
                    sFileMes = Format(Month(RS(0)), "00")
                    
                    'calcula caminho e nome de ficheiro apenas com os campos:
                    'DataArq e NII
                    sCaminho = Application.CurrentProject.Path & "\Imagens\" & sFileAno & "\" & sFileAno & sFileMes & "\" & Format(RS(0), "yyyymmddhhmmss") & "_" & Me.NII & ".jpg"
                    
                    If Dir(sCaminho) = "" Then
                        Me("foto" & RS.AbsolutePosition + 1).Picture = Application.CurrentProject.Path & "\" & "NaoExiste.jpg"
                    Else
                        Me("foto" & RS.AbsolutePosition + 1).Picture = sCaminho
                    End If
                    
                    .MoveNext
                Loop
            End With
        
        RS.Close
        DB.Close
        Set RS = Nothing
        Set DB = Nothing
    End Sub
    Private Function fncLimpaFotos()
    'ahteixeira 2015 para MaximoAccess
        Dim x As Integer
        For x = 1 To 10
            Me("foto" & x).Picture = ""
        Next
     End Function

    Ficheiro para download RegistoFotoV5.zip

    Este exemplo faz:
    - a busca dos ficheiros JPG em determinada localização.
    - adicona à tabela de fotografias (DataArt ; NII) apenas é necessário estes dois campos.
    - Copia da origem para o destino (é considerada a localização onde está a rolar a BD) e nomeia para uma determinada nomenclatura, podemos chamar o "arrumar"

    - tem dois exemplos para ver em formulario as fotos.

    Nota: o exemplo 1 não funciona em Access2003, se alguém necessitar ver este tópico https://www.maximoaccess.com/t23187-fotos-em-fomulario-continuo-access-2003

    Abraço
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 12/10/2015, 01:59

    Bom dia,

    Mais uma vez venho dizer que ainda não consegui aplicar o que me foi facultado aqui neste tópico na minha base de dados.

    Tem havido reestruturações no meu serviço o que inviabiliza eu ir tentando implementar estas alterações.
    No entanto, do que vi do exemplo facultado pelo nosso amigo ahteixeira, será mesmo disto que eu andava à procura. podem ser necessárias umas pequenas alterações, mas só quando for aplicado na prática é que conseguirei ver essas necessidades.

    Retornarei com alguma informação assim que possível

    Abraços para a malta


    =====================================================================================

    Boa noite ahteixeira,

    Não tenho conseguido ver o exemplo que me enviou. Tenho estado de férias e amanhã já devo conseguir ver e depois digo alguma coisa.

    De qq maneira, obrigado e, mais uma vez, depois digo alguma coisa
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Alvaro Teixeira 14/1/2016, 15:40

    Olá Ricardo, como ficou a situação?
    Os utilizadores do fórum agradecem o retorno.
    Abraço
    avatar
    Ricardo84
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 78
    Registrado : 18/01/2014

    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Ricardo84 24/10/2016, 21:43

    Olá boa noite.

    Fiquei sem vir ao forum durante mto tempo. Eu continuei a desenvolver o projeto, mas de forma mto espaçada visto que ficou suspenso. Há dias fui verificar como estava o ponto de situação pois já não me lembrava ao certo e por haver uma eventual hipótese de o projeto vir a ser realizado.

    Por agora vou dar como resolvido (já devia ter feito há mto) e irei reabrir se oportuno.

    Agradeço toda a ajuda disponibilizada, principalmente ao ahteixeira...

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo" Empty Re: [Resolvido]Formulário com sub formulário continuo "paralelo"

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 13:14