MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Como passar o valor de uma consulta SQL Select para uma variável ou um controle tipo caixa de texto / combo

Compartilhe

wyss2000
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Como passar o valor de uma consulta SQL Select para uma variável ou um controle tipo caixa de texto / combo

Mensagem  wyss2000 em Qui 24 Dez 2015, 21:05

Boa tarde,

Tenho um formulário que recebe dados de Processos. Para fazer um filtro no texto de cadastramento do Processo p.ex. PV.AAA.A.00001.2016" eu quero fazer o seguinte:

PV - seção fixa que será inclusa posterior no Update via SQL;
    AAAA.A - este item será uma caixa de combinação com origem na tabela Órgãos porém o valor padrão que já deverá aparecer selecionado deverá vir da tabela Dados Base (é isto que não estou conseguindo fazer)
    00001 - será digitado manualmente em campo texto
    .2016 - é um campo texto cuja origem é uma consulta para verificar o ano atual.

Também posso utilizar o controle txtConsulta para já aparecer com a máscara de entrada "PV.AAAA.A.?????.????" mas também preciso recuperar o AAAA.A da tabela Dados Base.

Será que fui muito confuso?

O form em questão é Processos PV.
    Anexos
    CCR 2016.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (4.5 Mb) Baixado 11 vez(es)

wyss2000
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Re: [Resolvido]Como passar o valor de uma consulta SQL Select para uma variável ou um controle tipo caixa de texto / combo

Mensagem  wyss2000 em Sex 25 Dez 2015, 19:21

Eu acabei modificando a estrutura do meu app:

- No meu form Principal, onde não havia qualquer ligação a dados eu fiz a ligação com o campo que eu queria e passei o valor dele para uma variável pública;
    - Remodelei meu form Processos PV colocando um campo não vinculado cboÓrgão (mas que herda todas as siglas que necessito da tabela órgãos) que recebe a variável, mantive o campo txtConsulta só para o numeral do meio p.ex."00001" e coloquei outra cboAno que procura nos processos os anos cadastrados mas que por padrão vem preenchida com o ano atual year(date()).

Com estas mudanças e concatenando os dados eu consigo criar o código do Processo "PV."+cboÓrgão+"."+txtconsulta+"."+cboAno do jeito que eu queria.

Estas mudanças que fiz no projeto foram para criar "travas" de segurança que minimizassem ao máximo a digitação incorreta como vinha acontecendo na minha versão anterior do BD.

- "PV.": inserindo esta parte do código do processo internamente eu evito a digitação incorreta pelo usuário;
    - cboÓrgão: Herda por padrão a sigla do órgão de compras cadastrado porém, caso haja necessidade, ele também permite que eu escolha outras unidades de entrega também já previamente cadastradas. Isto evita a digitação incorreta das siglas.
    - cboAno: deixando o padrão como ano atual eu evito digitações indevidas mas herdando os dados da tabela eu consigo manter a consulta aos anos anteriores.

Bom, esta foi a maneira mais sensata que consegui para fazer a minha trava. Caso alguém tenha uma idéia mais original e mais simples eu agradeço muitíssimo.

Data/hora atual: Dom 23 Jul 2017, 19:51