MaximoAccess

Caro Usuário, não tire as suas duvidas nas Salas de Repositório, abra sempre um novo tópico relacionado, nas salas destinadas para o efeito, como Sala de Tabelas, Consultas, Formulários, Relatórios, Macros, Módulos e VBA.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

Taskbar - 2 janelas...

Compartilhe

7byron
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Taskbar - 2 janelas...

Mensagem  7byron em Dom 04 Set 2016, 13:02

Excelentíssimos.

Mais um pedido de ajuda ao melhor forum de Access.
    Ora então, estou a usar o VBA para tornar o fundo transparente mostrando apenas o formulário ativo (VBA que está sugerido no forum)
    Acontece que a transparência retira da taskbar a janela do aplicativo, e quando estamos a usar vários aplicativos (o que acontece no meu trabalho), "perde-se" o aplicativo entre os outros para poder lá regressar!

Para resolver isto, estou a usar o VBA para colocar o aplicativo na taskbar como sugerido no forum.

Private Const GWL_EXSTYLE = (-20)
    Private Const WS_EX_APPWINDOW = &H40000
    Private Declare Function GetWindowLong Lib "user32" Alias "GetWindowLongA" (ByVal hWnd As Long, ByVal nIndex As Long) As Long
    Private Declare Function SetWindowLong Lib "user32" Alias "SetWindowLongA" (ByVal hWnd As Long, ByVal nIndex As Long, ByVal wNewWord As Long)   As Long

Public Function fExibirFormTaskbar(frm As Form)
    SetWindowLong frm.hWnd, GWL_EXSTYLE, (GetWindowLong(frm.hWnd, GWL_EXSTYLE) Or WS_EX_APPWINDOW)
    End Function

Public Function fRemoveFormTaskbar(frm As Form)
     SetWindowLong frm.hWnd, GWL_EXSTYLE, (GetWindowLong(frm.hWnd, GWL_EXSTYLE) And WS_EX_APPWINDOW)
    End Function

Ora isto resolve a questão, excepto o fato de que na taskbar, passam a aparecer 2 janelas: A janela do form onde foi ativada a função e uma 2ª janela que é a janela de fundo do access que escondi com a função de transparência! As 2 quando clicadas retornam para o form que pretendo, mas tendo 2 janelas por aplicativo torna-se complicado a gestão de tantas janelas...

Alguém já conseguir resolver esta questão que possa ajudar.

Antecipadamente grato pela ajuda.

7byron
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Re: Taskbar - 2 janelas...

Mensagem  7byron em Seg 05 Set 2016, 06:37

Coloco aqui a imagem para ilustrar o que estou a dizer...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Falta referir que para colocar o aplicativo no taskbar usei o seguindo código no onopen do formulário.

Call AccessTransparente(0)
    Call fExibirFormTaskbar(Me)

Data/hora atual: Qui 08 Dez 2016, 00:05