MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Consulta com diversos critérios

    avatar
    daniel_rodopiano
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 9
    Registrado : 31/12/2013

    [Resolvido]Consulta com diversos critérios Empty [Resolvido]Consulta com diversos critérios

    Mensagem  daniel_rodopiano 21/10/2016, 03:23

    Pessoal,
    Estou com dificuldades em um banco onde tenho uma tabela_ dados com diversos dados e uma coluna sistema.
    Em uma outra tabela (tabela_sistemas) relaciono um município a vários sistemas então por exemplo Rio de Janeiro tem o sistema A e B , Duque de Caxias o B e D e Nova Iguaçu o C e E.
    Preciso de uma consulta que quando eu escolha em um formulário o município Rio de Janeiro ela retorne todos dados que tenham o sistema A e B da tabela_dados. Como referêncio o critério da consulta dessa forma?
    rubenscouto
    rubenscouto
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 679
    Registrado : 02/10/2011

    [Resolvido]Consulta com diversos critérios Empty Re: [Resolvido]Consulta com diversos critérios

    Mensagem  rubenscouto 22/10/2016, 20:55

    sem conhecer precisamente a estrutura da sua base de dados fica complicado te ajudar com precisão.
    diga-nos uma coisa:
    o municipio "Rio de Janeiro" faz parte da tabela "tabela_ dados " e os sistemas fazem parte da tabela "tabela_sistemas"? explique melhor estas informações.
    avatar
    daniel_rodopiano
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 9
    Registrado : 31/12/2013

    [Resolvido]Consulta com diversos critérios Empty Re: [Resolvido]Consulta com diversos critérios

    Mensagem  daniel_rodopiano 23/10/2016, 02:33

    Rubens, obrigado pelo retorno

    Isso mesmo, tenho uma tabela chamada tblMunicípios onde tenho todos os municípios cadastrados, outra tabela tblSistemas com todos sistemas cadastrados e uma tabela com todas combinações possíveis de Município x Sistema uma vez que cada Sistema pode estar presente em diversos municípios e vice-versa, então poderia ter um Sistema A que opera no Rio de Janeiro e Nova Iguaçu e um Sistema B que opera no Rio de Janeiro e Duque de Caxias e um C que opera somente em Duque de Caxias.
    Montei então um formulário para selecionar o Município e ele me retornar todos Sistemas dele através de uma consulta (conMunicipiosDoSistema)
    Ai vem o problema tenho uma tblDados com dados diversos do serviço realizado em cada sistema, preciso filtrar essa tabela usando como critério da coluna Sistema dela qualquer Sistema que esteja presente na conMunicipiosDoSistema.

    Envio em anexo um esboço do que pretendo, porém não consigo filtrar com sucesso já que não consigo aplicar como critério algo que signifique que aquele Sistema está entre as n linhas ne uma coluna de uma consulta.

    Muito obrigado
    Anexos
    [Resolvido]Consulta com diversos critérios AttachmentexemploMaximoAccessDaniel.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (23 Kb) Baixado 21 vez(es)
    Jair Martins
    Jair Martins
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 78
    Registrado : 23/03/2016

    [Resolvido]Consulta com diversos critérios Empty Re: [Resolvido]Consulta com diversos critérios

    Mensagem  Jair Martins 27/10/2016, 20:49

    Boa tarde a todos.

    Rubens, peço perdão pela intromissão, mas creio que posso ajudar.

    Daniel,

    De início, você deve alterar a tabela MunicipioXSistema. Já que cada Município tem um código e cada Sistema tem também o seu código e ambos são chave primária, você deve relacionar os códigos e não precisa (na minha opinião nem deve) usar caixas de combinação, que nesse caso mais atrapalham do que ajudam. Deixe para usar combos nos formulários.
    Nesta tabela intermediária você não precisa inserir um código para a chave primária. Se partir do princípio que cada Sistema só vai estar vinculado uma única vez a um Município, pode usar uma chave dupla. Para isso selecione, no modo design da tabela, as duas linhas correspondentes aos códigos de Municipio e Sistema e acione o comando Chave Primária.

    O próximo passo é refazer o vinculo das tabelas envolvidas.

    Finalmente na consulta con_DadosFiltrados, você deve inserir a consulta conSistemasDoMunicipio e se certificar que o vínculo entre esta consulta e a tblDados é feita pelos campos Sistema.
    Estando correto este vínculo, o resultado será o esperado. No seu BD de exemplo, selecionei a cidade Duque de Caxias e o resultado na con_DadosFiltrados foram os dados dos sistemas Xerém, Mantiquira (2 vezes) e Guandu.

    Antes de você alterar a estrutura das tabelas, cole código SQL abaixo no modo SQL da consulta con_DadosFiltrados, substituindo todo o conteúdo.

    SELECT tblDados.Código, tblDados.Sistema, tblDados.Resultado1, tblDados.Data1, tblDados.Analista1, tblDados.Resultado2, tblDados.Data2, tblDados.Analista2, tblDados.Resultado3, tblDados.Data3, tblDados.Analista3
    FROM conSistemasDoMunicipio INNER JOIN tblDados ON conSistemasDoMunicipio.Sistema = tblDados.Sistema;

    Tá pronto. Mas recomendo fazer as alterações na modelagem para não haver mais problemas futuros. Aí fica até mais fácil você reconstruir esta consulta como se deve.

    Espero ter ajudado.

    Abs.
    avatar
    daniel_rodopiano
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 9
    Registrado : 31/12/2013

    [Resolvido]Consulta com diversos critérios Empty Re: [Resolvido]Consulta com diversos critérios

    Mensagem  daniel_rodopiano 5/11/2016, 00:24

    Jair,
    Desculpe a demora mas estive com pouco tempo para efetivamente testar no banco completo a solução e realmente funcionou perfeitamente! Não tinha noção que ao adicionar a consulta na consulta ela realizasse esse "filtro" que ajuda muito não só nesse caso como em diversas outras soluções. Muito Obrigado!

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Consulta com diversos critérios Empty Re: [Resolvido]Consulta com diversos critérios

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/3/2024, 03:20