MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


5 participantes

    [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL?

    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL? Empty [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL?

    Mensagem  Clebergyn 16/1/2017, 00:25

    Olá, Amigos

    agora é minha vez de perguntar para os Analistas Sêniors dentre outros do fórum

    Qual é melhor para um sistema grande, formulário acoplado a tabela, ou um formulário de lançar dados via SQL?

    O Access oferece esta possibilidade de acoplar os dados de uma tabela a um formulário e muitas pessoas falam
    que o Access não é muito instável. Se desenvolver um sistema tipo de puxar (via sql) os dados em um form não acoplado,
    alterar e lançar via SQL fica melhor? A forma correta é desenvolver assim? Ou não, com acoplamento fica bom também?

    gostaria de saber onde encontrar técnicas de desenvolvimento e 'manhas' também, que seja em um livro ou na net
    se alguém souber e puder me indicar, agradeço
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL? Empty Re: [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL?

    Mensagem  Alexandre Fim 16/1/2017, 20:51

    Olá Cleber,

    Para desenvolver um sistema grande, sugiro que vc procure outras linguagens, tais como VB.Net, C# e Java, e databases mais confiáveis, como SQL Server, Oracle e etc.

    Antes de desenvolver uma solução para sua empresa, é necessário realizar um projeto de análise de viabilidade de todos os setores que irão utilizá-lo, bem como as tecnologias que a empresa disponibiliza, como servidores de dados, de web, email e etc.

    É muito comum encontrar nas empresas "sisteminhas" desenvolvidos em Access (não menosprezando o Access jamais !) onde a pessoa que desenvolveu não se encontra mais na empresa e esta tem que contratar um analista para dar continuidade ao sistema.
    Geralmente são pessoas sem perfil de análise e desenvolvimento que acabam se aventurando em usar o Access como ferramenta. Em algumas situações eu ví sistemas muito bem desenvolvidos, e em outras, sistema que mais atrapalhava do que ajudava.

    Tecnicamente falando, o Access foi desenvolvido como uma solução office e não corporativa. Ele possui algumas limitações de armazenamento de dados, de confiabilidade, ele não é multi-thread e etc. Segue link para melhor explicação.

    http://imasters.com.br/artigo/237/sql-server/diferencas-entre-o-access-e-o-sql-server?trace=1519021197&source=single

    Caso vc queira desenvolver uma solução mais departamental, o Access é o mais conceituado.

    Espero ter ajudado.

    Abs


    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL? Empty Formulário Desvinculado ou Formulário Vinculado? Qual é melhor para o sistema que tem muitos acessos múltiplos e no mesmo registro?

    Mensagem  Clebergyn 14/1/2018, 14:41

    Formulário Desvinculado ou Formulário Vinculado? Qual é melhor para o sistema que tem muitos acessos múltiplos e no mesmo registro?

    Olá amigos do Fórum, eu com essa dúvida ha tempos, tem muitas técnicas de desenvolvimento que sei que existe e gostaria de saber

    O Access fornece essa possibilidade de Formulário já vinculado na tabela que é muito boa mas quando se tem acessos múltiplos e ainda
    no mesmo registro, sempre dá aquela mensagem para "salvar, copiar para o clipboard ou descartar"

    alguém tem alguma experiência que possa compartilhar?

    espero o obrigado!
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL? Empty Re: [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL?

    Mensagem  Alexandre Fim 14/1/2018, 17:05

    Olá Clebergyn,

    Para se trabalhar com o Access desvinculado, exige-se um pouco mais de conhecimento em programação VBA, pois é através desta programação que se faz o controle de todas as rotinas e procedimento que são executados quando um formulário é aberto, quando se carrega um combobox, um listbox e também as ações de excluir, alterar e gravar dados em tabelas.

    É muito importante separar o que é base de dados (back-end) e as interfaces (front-end) que interagem com esta base de dados.

    Particularmente, quando utilizo o Access, eu crio um banco somente com as tabelas e consultas, e outro banco com os formulários, relatórios, módulos e classes.

    Os formulários possuem todos os controles desacoplados e independentes de conexão com banco de dados e, consequentemente, não possuem nenhuma ligação com as tabelas. Desta forma, evita-se que o usuário fique “pendurado” na tabela enquanto outros usuários também usam esta tabela.

    É muito mais fácil e interessante trabalhar com tudo vinculado/acoplado?
    Sim. Claro que é, pois assim não exige que se escreva uma linha de código sequer, pois o Access é muito intuitivo e produtivo neste aspecto. Mas também é arriscado quando se tem vários usuários utilizando simultaneamente.

    Evitar o uso de vínculos de tabelas quando o BE está na rede, pois é necessário criar rotinas para refazer esses vínculos quando eles são perdidos e, por isso, eu sugiro a criação de módulo com uma função publica que faz a conexão ADO com o BE para a manipulação dos dados, e sempre realizando o fechamento desta conexão, fechando e limpando da memória os recordsets, após os eventos executados em algum form, reports e etc.

    Aconselho sempre que, se possível, a utilização de SGBD mais confiáveis e seguros (SQL SERVER, Oracle, Postgre e etc) e usando o Access somente como front-end.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos.

    []'s

    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL? Empty Re: [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL?

    Mensagem  Clebergyn 14/1/2018, 17:19

    Olá Alexandre Fim

    Muito obrigado mesmo, ja deu para dar uma esclarecida.
    Seria bom se pudesse utilizar também o DAO e não só o ADO com essas conexões com o bd
    não sei como seria no ADO usar formularios com subformulários vinculados,
    vou ver se aprendo o Delphi mesmo, talvez seja melhor

    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL? Empty Re: [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL?

    Mensagem  Noobezinho 15/1/2018, 00:49

    Olá Pessoal

    Como diz o ditado, nem tanto a terra e nem tanto ao mar.

    Como diz o buda, vamos pelo caminho do meio, não sejamos radicais.

    Tabelas vinculadas, exigem pouco trabalho braçal, já  não vinculadas, ao contrário.

    Se o sistema não está num host da internet, acredito que vinculado é o suficiente.

    Em qualquer um dos modos de conexão com a base de dados, num determinado momento, o mesmo registro, será acessado

    ao mesmo tempo.

    Mas analisemos como esse registro está sendo acessado:

    Para consulta?  Pode-se ter múltiplos acessos numa tabela vinculada, pois não haverá mudança no registro.

    Para edição? Usa-se o recordset que fará isso num instante.

    Cadastro de novos registro? muito simples de se fazer( quando se sabe ) para evitar erros  quando tem vários usuários cadastrando.

    Enfim, seja qual for a linguagem de programação, o programador deve analisar  qual será a demanda e com isso,  prever quais tecnicas

    utilizar para que o sistema não entre em colapso.

    Eu utilizo tabelas vinculadas pra trabalhar em rede e quando necessário ADO e/ou DAO.

    [ ]'s


    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    thiagomcosta
    thiagomcosta
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 377
    Registrado : 23/01/2017

    [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL? Empty Re: [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL?

    Mensagem  thiagomcosta 15/1/2018, 11:08

    Como disse nosso colega: depende da aplicação.

    Eu utilizo formulários vinculados quando são cadastros rápidos, consultas simples com poucos filtros, listagem diretas. É muito rápido fazer os formulários neste caso e eu ganho tempo no desenvolvimento. Como tenho poucos usuários, não tenho o problema de tabelas abertas (até agora, pelo menos).

    Em casos mais complexos eu utilizo desvinculados, pois tenho mais flexibilidade através da programação.

    Vai de cada caso e, principalmente, do programador.

    Agora questões de velocidade, desempenho e afins, eu nunca fiz esta análise, pois como eu disse, as aplicações que eu tenho são simples, com acesso a poucos dados de cada vez.
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL? Empty Re: [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL?

    Mensagem  DamascenoJr. 18/4/2020, 17:59

    Tópico fundido.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    Clebergyn
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 785
    Registrado : 29/08/2012

    [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL? Empty Re: [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL?

    Mensagem  Clebergyn 20/4/2020, 02:47


    Agradeço a todas as repostas

    Topico encerrado

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL? Empty Re: [Resolvido]Qual é melhor para um sistema grande, formulario acoplado a tabela, ou um formulario de lançar dados via SQL?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 03:21