MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

Chave primaria composta

Compartilhe

betocac
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Chave primaria composta

Mensagem  betocac em 1/4/2017, 14:28

Bom dia! senhores,

Preciso muito da ajuda dos mestres... Tenho um banco que controla o trafego de um determinado produto no setor técnico, este produto tem um NumeroDeSerie que é minha chave-primaria na tabela Reparo, até aí, tudo perfeito.

Controlo este produto dentro do setor, ele pode passar por dois ou mais setores durante o seu processo de reparo. Controlo esta sequência na tabela ReparoDetalhes, fazendo a ligação entre os campos NumeroDeSerie da tabela Reparo com o NumeroDeSerie da segunda tabela, a ReparoDetalhes. Tudo certo também, Criei um formulário com um sub-formulário que permite aos técnicos alimentar a base de dados tudo perfeito.

O PROBELMA... Agora surgiu a possibilidade de um produto reparado retornar por um outro cliente em uma outra época e quando eu digitar o seu NumeroDeSerie ele vai criar uma duplicidade de chave primária. Tenho que criar um novo lançamento alterando o cliente.

Criei então um novo campo nas tabelas chamado Reincidência e coloquei como chave composta do numeroDeSerie para controlar quantas vezes ele produto voltou (pode retornar no máximo 3 vezes), então meu controle ficou assim...;

numero - controle
    xxxxxx - 1
    xxxxxx - 2

O problema está no preenchimento dos formulários, quando eu digito o numerDeSerie 'xxxxxx' o campo Reincidência já assume o valor 1 e consequentemente o sub-formulário já 'puxa' esse número para os campos referenciados e não me permitem criar o numeroDeSerie com a Reincidencia 2, dando uma mensagem de chave primária duplicada.

Espero ter explicado o problema, aguardo muito uma ajuda.

Obrigado!
    pcnet
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Re: Chave primaria composta

Mensagem  pcnet em 1/4/2017, 16:57

Boa tarde amigo betocac,

Na minha opinião a sua Chave Primária devia ser Numeração Automática, de modo a ser possível você registar o mesmo artigo em alturas diferentes.

Mas procure aqui no site, há imensos tópicos relacionados com a sua duvida já resolvidos.

Um exemplo: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Cumprimentos
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Re: Chave primaria composta

Mensagem  Alexandre Fim em 1/4/2017, 18:40

Ola Betocac,
    Poderia postar o seu sistema ou parte dele, para que possamos analisar?

Att,

Data/hora atual: 17/8/2018, 14:48