MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Relatório não faz contagem de registro

Compartilhe

lulenunes
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Relatório não faz contagem de registro

Mensagem  lulenunes em 14/6/2017, 19:14

Caros amigos, boa tarde. Novamente apelo a sabedoria de vocês para ajudar-me em uma dúvida, criei um relatório de ligações para meu departamento comercial, o qual listo por períodos, o caso é que necessito que que além de todas ligações recebidas no período ao final saia o total de ligações atendidas por cada vendedor, e aí é que está o problema.
    O campo "nome" o qual consta o nome dos vendedores é originário de uma caixa de combinação do formulário de cadastro, ou seja, creio que o problema está aí, pois quando insiro o código "=soma(abs([Nome]="João")) ele abre uma caixa de mensagem solicitando que digite um nome, caso digite "João" ele faz a contagem do relatório total.
    Quando testo este mesmo código em um campo que é cx.texto do mesmo relatório, ele funciona perfeitamente, já converti o campo de cx.comb para cx.texto no modo designer e mesmo assim não funciona, alguém saberia como devo proceder para que ele aceite esta contagem.

grato a todos.
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

Respeito às Regras 100%

Re: [Resolvido]Relatório não faz contagem de registro

Mensagem  Alexandre Neves em 14/6/2017, 20:35

Boa tarde,
    Será mais uma consequência de não nomear pelas boas práticas?
    Sabe que Nome é um dos nomes reservados do Access?
    Temos abordado o assunto inúmeras vezes e parece que esperam que não funcione para melhorar

.................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo

lulenunes
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  lulenunes em 22/6/2017, 13:11

Caro Alexandre, bom dia.

Muito obrigado pelo retorno. Olha, realmente eu não sabia que "Nome" era uma palavra reservada, até porque, quando aprendi e também consultando o suporte do Office, esta palavra não se encontra nas reservadas, e sim, a palavra "Name", ou seja, pelo que aprendi, e por favor me corrija caso estiver errado, a reserva de palavras é literal, ou seja, exatamente como se escreve.

Segue o link com as palavras reservadas que encontrei:
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Mas, como disse anteriormente, caso eu esteja cometendo um equívoco neste sentido, me corrija, pois posso estar aprendendo errado.

Desde já agradeço a atenção.
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Alexandre Neves em 22/6/2017, 21:55

Boa noite,
    Não tenho tanta certeza mas todos os entendidos seguem essa regra.
    Tanto que a microsoft ressalva "Este artigo foi traduzido automaticamente, consulte a exclusão de responsabilidade. Veja este artigo em inglês aqui para ter uma referência."

.................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo

lulenunes
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  lulenunes em 22/6/2017, 22:09

Caro Alexandre, boa noite.

Retiro o que escrevi, realmente você esta coberto de razão, pois após alterar o campo nome ele corrigiu e esta fazendo a contagem. Eu realmente estava aprendendo da forma errada.

Aproveitando o ensejo, caso queira incluir mais um critério, ou seja, neste relatório também tem um campo chamado "Atendeu" (campo sim ou não), gostaria que ele fizesse a contagem por vendedor e somente as ligações que este vendedor atendeu, é possível?

Exemplo:
    Resumo João = 8 Carlos = 10 Marcos = 7

Que estes totais forem somente em que o campo "Atendeu" de cada vendedor estiver assinalado com Sim.

Muito obrigado
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Alexandre Neves em 22/6/2017, 22:23

Boa noite,
    Não costumo utilizar cálculos nos controlos, mas acrescente filtro do que pretende
    =soma(abs([Nome]="João");Atendeu)

lulenunes
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Mensagem  lulenunes em 22/6/2017, 22:33

Caro Alexandre,

Atendeu seria um campo (Cxa_Comb) com as respostas sim ou não, ou seja, eu teria que incluir mais este critério [Atendeu]='Sim'
    O problema e´que já tentei várias formas e nenhuma deu certo. Será que é possível utilizar mais de um critério na "soma(abs())?

grato

lulenunes
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Tópico resolvido

Mensagem  lulenunes em 23/5/2018, 20:14

Desisti de criar o sistema em access e criamos em excel com VBA

Data/hora atual: 20/11/2018, 18:19