MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Sistema de Reajustes

    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    Sistema de Reajustes Empty Sistema de Reajustes

    Mensagem  thiagonsilvaa 3/7/2017, 03:00

    Boa noite !
    Estou com uma dúvida relacionado a um projeto que estou desenvolvendo sobre vendas e reajustes (INCC). Este projeto está em fase inicial, contendo a parte de vendas apenas, bem simples, precisando de algumas melhorias cabíveis ainda. A dúvida que preciso sanar é como fazer com que a cada pagamento do cliente, gere um novo saldo. Segue anexo neste tópico uma planilha na qual o gerente de onde trabalho usa para administrar as vendas, preciso adaptar um sistema em access que fique bem próximo do atual utilizado no excel. No BD que estou anexando, contem um formulário para fazer os reajustes, a parte das vendas em si. Preciso de um relatório para cada cliente, para que fique fácil o mesmo enxergar sua situação atual. Se alguém puder me dar algumas diretrizes de como proceder com isso ficarei grato. Uma boa noite !
    Anexos
    Sistema de Reajustes AttachmentSistema.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (137 Kb) Baixado 51 vez(es)
    avatar
    Phillip_Junior
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 179
    Registrado : 09/12/2016

    Sistema de Reajustes Empty sistema-de-reajustes

    Mensagem  Phillip_Junior 4/7/2017, 22:47

    Olá

    Amigo, se for possível, faça uma detalhação melhor do que você faz dentro de cada formulário e como tudo funciona para ter uma noção mais clara de como pode ser feito.

    Aguardo


    .................................................................................
    Phillip_Junior
    Analista de Sistemas
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    Sistema de Reajustes Empty Sistema de Reajustes

    Mensagem  thiagonsilvaa 5/7/2017, 19:14

    Boa tarde !
    Bom, tenho um sistema financeiro pra construção civil bem simples onde só controlo a parte de saídas, que seriam as compras de materiais, pagamento de funcionários, despesas, etc. Preciso entrar com a parte de entradas agora, que seria vendas de apartamentos, qualquer tipo de entrada para que possa fazer um "fluxo de caixa". Na parte de vendas de apartamentos, a pessoa dá uma entrada e parcela o resto em tantas vezes, sempre ocorrendo uma parcela trimestral, que seria maior que a fixa. Durante esse tempo de pagamento, ocorrem os reajustes, que são baseados no INCC, onde o vendedor vai fazendo os reajustes, mês a mês. Se você observar na planilha anexada na mensagem anterior entenderás melhor. Preciso desenvolver algum sistema relacionado a isso, onde o vendedor faz a venda, e através de algum formulário, reajuste todas as parcelas referentes àquele mês de todas as vendas já feitas. Se você observar o BD que anexei também, tem um "frmreajuste" que faz esse processo. Porém, a cada reajuste, reajusta a parcela e consequentemente reajusta o saldo devedor, gerando um novo saldo, e assim sucessivamente. A cada reajuste de parcela, acontece o reajuste do saldo, que gera um novo saldo. Preciso de um relatório, como na planilha no excel por exemplo, que mostre toda esse processo durante o período de pagamento do cliente.
    Abraços.
    avatar
    Phillip_Junior
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 179
    Registrado : 09/12/2016

    Sistema de Reajustes Empty Re: Sistema de Reajustes

    Mensagem  Phillip_Junior 5/7/2017, 20:12

    olá thiagonsilvaa

    Bom! analisando seu projeto, percebi que vamos precisar primeiramente criar uma organização nos dados para futuramente termos como consultar os dados ok

    Primeiramente crie tabelas

    (tbl_devedores) contendo campos referente ao seu devedor nome cpf etc. Isso ajudará a localizar o devedor no sistema

    (tbl_obras) contendo campos que sejam referentes e possam apresentar as obras. Isso ajudará a localizar todos os devedores da obra x.

    (tbl_reajustes) contendo campos que somente se referem aos dados de reajustes sobre INCC).

    Mantenha (tbl_vendas), apenas checando se os dados numa venda são somente aqueles já determinados na sua tabela ou precisará ter mais alguma informação.
    Mantenha (tbl_formaspg).

    Você deve criar formulários tais como:
    para cadastrar o seu devedor
    para cadastrar as suas obras
    para cadastrar dados novos dos reajustes tais como data alteração etc
    para cadastrar o devedor se for parcelado
    Esse ultimo insira campos tais como digamos nome devedor, data da venda, vendedor, obra, valor, quantidade parcelamento, etc
    abaixo disso crie um cx de listagem ou um subform, onde criaremos um codigo que gere em quantas parcelas foi feito a venda e que contenha as datas dos pagamentos de cada parcela, valor, reajuste, data reajuste, situação atual e outros dados pertinentes que vc achar importante ter nas informações do parcelamento.

    O que faremos é praticamente criar um formulário de vendas onde será preenchido todos os dados referentes a tabela vendas e será gravado nessa tabela conforme preenchido seu formulário. Por isso muito importante vc analisar bem quais campos e informações o seu formulário precisa ter quando for preenchido a venda.

    Funcionará mais ou menos assim:
    Você abre a tela vendas. localiza ou cadastra o devedor na hora, depois a obra e preenche os campos necessários a venda.
    Após isso seleciona o tipo de pagamento e quantidade e se for parcelado, abrira o formulário de parcelamento criado, que irá capturar os dados do frm vendas e conforme preenchido quantidade de parcela criará a list ou subform com a quantidade total das parcelas.

    No formulário parcelamento vc insere uma cx de opção onde possa alternar se aquele devedor passa a fazer parte dos reajustes ou não.
    Crie também campos que possamos ao capturar os dados busque informações referentes as atualizações da tabela reajustes.

    Após tudo...

    Você poderá criar consultas onde conseguirá alterar os dados dentro da venda de cada cliente ou gerar um relatório sobre a situação desse devedor.


    Leia com atenção e me retorne se entendeu. Se entendeu e estiver dentro do que apresentou como ajuda no tópico, faça e retorne para irmos ajudando ok.

    Abraços


    .................................................................................
    Phillip_Junior
    Analista de Sistemas
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    Sistema de Reajustes Empty Sistema de Reajustes

    Mensagem  thiagonsilvaa 5/7/2017, 20:43

    Boa tarde !
    Não entendi essa parte:
    "Criar um formulário para cadastrar dados novos dos reajustes tais como data alteração etc"
    O reajuste eu insiro na mão, por exemplo, pego do site o valor, insiro no "frmreajuste" e ele já atualiza todas parcelas pra mim. Teria necessidade de eu criar o form para cadastrar os reajustes? Clareie mais essa ideia, fiquei um pouco confuso. Sobre o form de vendas do BD que anexei, ele está coerente com o que disse ou não ? Tenho que acrescentar mais alguma informação ? Quais ?
    avatar
    Phillip_Junior
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 179
    Registrado : 09/12/2016

    Sistema de Reajustes Empty Re: Sistema de Reajustes

    Mensagem  Phillip_Junior 5/7/2017, 21:59

    Bom vamos lá!

    Sabemos que A Fundação Getúlio Vargas calcula e divulga o INCC todos os meses correto ? chamo o incc de caixinha de surpresa fantasma do comprador kkkk;

    Essa área pelo que notei é de seu entendimento e vc é o mestre aqui certo ?

    Mas a sua pergunta posso responder assim:

    Vamos supor que você comprou um imóvel de R$ 200.000,00 sem entrada.
    Dependendo da tabela etc a dívida seria corrigida em % correto? E inserido o reajuste em % nessa divida ela seria corrigida e teria alteração nas parcelas e valor total do parcelamento corrreto?

    Imaginando que vc irá usar o calculo do reajuste do INCC para diversos devedores, ao invés de vc abrir devedor por devedor ou inserir manualmente a porcentagem desse reajuste,
    vc irá criar um tabela e nela criar um campos que tenham as informações da tabela de reajuste divulgada.
    E criar uma cx de opcao na tela de vendas ou na tela de parcelamento(mais aconselhável) para determinar se aquele devedor está fazendo parte dos que entraram no calculo de reajuste.

    Ao marcar essa cx de opção, vc terá a opção de capturar a informação do reajuste da tabela reajuste para aquele devedor apartir de qual data etc.
    Ou seja, a atualização para o cadastro do parcelamento daquele devedor será automático conforme inseridos os dados do reajuste na tabela reajuste.

    Resumindo! criar uma tbl reajustes onde vc possa inserir os dados tais como mês do reajuste, data, tipo de tabela e porcentagem, fará uma baita diferença já que automaticamente o sistema irá capturar o reajuste inserido e recalcular as parcelas e valor da divida do devedor.

    Penso isso!

    Mas como falei o mestre nessa área é vc, e nem sei se funcionará assim seu projeto.
    Mas se tiver duvidas nos seus objetivos só perguntar e se não for bem assim, pode esquecer a tbl reajustes ok? kkk

    Quanto ao que falta no frm vendas ? Eu penso que vc tem que antes de sentar e criar isso, vc deve escrever num papel, desenhar se for o caso e imaginar tudo que na hora da venda vai precisar ser informado para registrar aquela venda. Assim vc mesmo consegue determinar o que falta no seu DB.


    .................................................................................
    Phillip_Junior
    Analista de Sistemas
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    Sistema de Reajustes Empty Sistema de Reajustes

    Mensagem  thiagonsilvaa 6/7/2017, 19:34

    Boa tarde !
    Bom, dei uma lida com calma no que você me mandou nas mensagens anteriores.
    Vou começar do zero a desenvolver este projeto. Começando pela parte de cadastros (devedores, obras, e mais alguma coisa se houver necessário). Criei as tabelas:
    tbl_devedores
    tbl_obras
    tbl_reajustes
    Sobre essa de reajustes, poderia criar um formulário para mesma ? Ou não seria necessário ?
    Feito a parte de cadastros, irei fazer a parte da venda, um formulário simples, onde conterá um subform que seria o de geração de parcelas, ou existe alguma outra maneira melhor de fazer isso ? Vamos passo a passo, pra eu entender melhor.
    avatar
    Phillip_Junior
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 179
    Registrado : 09/12/2016

    Sistema de Reajustes Empty Re: Sistema de Reajustes

    Mensagem  Phillip_Junior 6/7/2017, 20:47

    Olá! Bom.. fico feliz que tenha compreendido oq tentei lhe explicar para construir seu projeto.
    Estaremos por aqui eu e com certeza os nossos companheiros do fórum para lhe apoiar e ajudar com qualquer dúvida. Sou analista mas o mundo da programação é sem limites, oq significa que não sei tudo.
    Quanto a sua pergunta; Crie as tabelas sempre observando que deverão constar todos os campos que lhe são de suma importância.
    Relativamente sobre o seu form vendas: Vc deve imaginar que de alguma maneira precisa armazenar os dados desse comprador e depois conseguir localiza-lo dentro do meu sistema de pesquisa, em como evitar duplicidades e erros que acabam corrompendo e embraralhando seu banco de dados. Para evitar isso, criaremos um campo com chave primária ou Não, mas que possa além dos documentos normais do comprador existir código q seja único referente à venda feita.
    Imagine que o João comprou um kilo de cafe. Se vc fosse fazer a venda de outro produto, teria q abrir novo registro. Então para que nao seja feito dessa forma e completamente sem nexo, nós criamos um campo código venda que identifica a venda e dentro desse código ele irá armazenar quantas vendas forem necessárias.
    Entro nesse assunto pois quando vc criar seu form dentro do formulário vendas, vc deverá ter um campo código q determina o produto vendido, e outro que determine a venda em geral. Claro, isso se vc for querer deixar pronto para derepente vender mais de um imóvel para mesma pessoa . Agora caso não, deixe apenas um campo no qual capture o código de venda do formulário ok.
    Quanto a criar um formulário para parcelamento, releia bem oq lhe mandei nas msgs anteriores q talvez compreenda sobre sua dúvida. Pois o formulário parcelamento ele deverá ter certa atenção sua já que como lhe expliquei vc deverá imaginar como quer fazer exatamente para armazenar os dados e gerar automaticamente as parcelas. Mas isso irei lhe ajudar. Crie as tabelas e os formulários com atenção e me contate ai darei mais ajudas ok. Quanto a formulário para reajuste: sim. Pois eu faria ele onde realizasse o reajuste e aramazenasse os anteriores para se ter uma lista completa de todos os reajustes com datas etc das atualizações.
    Criaria campos tais como data, %, tabela, etc, na parte superior e um form abaixo ou list para armazenar as anteriores.
    Após isso o código que iremos lançar será para que sempre seja atualizado aos compradores o último valor atualizado do reajuste.

    Dúvidas pode perguntar

    Abraços


    .................................................................................
    Phillip_Junior
    Analista de Sistemas
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    Sistema de Reajustes Empty Sistema de Reajustes

    Mensagem  thiagonsilvaa 7/7/2017, 06:35

    Bom dia, dei uma progredida com o sistema, dê uma analisada e me diga se está correto até agora e por onde prosseguir, ou se devo mudar algo. Estou com certas dificuldades sobre a parte dos reajustes. Como ao inserir um novo reajuste todas as parcelas serão reajustadas ?
    Anexos
    Sistema de Reajustes AttachmentReajustes.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (194 Kb) Baixado 23 vez(es)
    avatar
    Phillip_Junior
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 179
    Registrado : 09/12/2016

    Sistema de Reajustes Empty Re: Sistema de Reajustes

    Mensagem  Phillip_Junior 7/7/2017, 19:27

    Boa tarde amigo! Desculpe a demora em responder. As vezes estou ocupado na empresa mas sempre responderei.
    Vamos la! Achei o fundo do design dos forms show . Parabéns! Mas com seu conhecimento q percebi que tens, podes melhoras em muito o design da estética dos objetos dentro do seu form. Tens capacidade pra isso. Mas isso é outro assunto. Quanto a sua tela de vendas, façamos assim; me repasse algumas informações que preciso saber e eu mandarei á tela de vendas pra vc ver como poderias fazer.

    Informações :
    O que será cadastrado na tbl obras são as obras ou seja, os imóveis que estaram a venda?

    Se sim, acredito que poderíamos acrescentar um campo na tbl informando o valor de venda desse imóvel, assim, ao abrirmos a tela de venda, vamos primeiro localizar a obra q será vendida pesquisando ela pelo código e o resultado será os dados da obra é o valor de venda dela.
    Depois pesquisamos o devedor pelo CPF dele, e retornará dados dele, caso contrário faremos um comando para ser aberto o form de cadastro dele na hora. Após isso, será informado o valor da entrada. Depois a data da primeira parcela e a quantidade de parcelas desejadas.
    Gostaria de saber o máximo de meses que será permitido o parcelamento.

    Quanto ao gerar as parcelas e oq comentei acima irei fazer um exemplo e lhe envio com o esquema do reajuste etc.

    Somente me de as informações que pedi, principalmente me de um exemplo de venda e reajuste encima dessa venda.
    Tipo assim
    Um imóvel 100 mil
    Parcelamento 60x
    Entrada 20 mil
    Primeira parcela 01/08/2017

    Onde e como entrará o reajuste nisso?

    Aí farei a tela de exemplo e lhe envio. Abraços.


    .................................................................................
    Phillip_Junior
    Analista de Sistemas
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    Sistema de Reajustes Empty Sistema de Reajustes

    Mensagem  thiagonsilvaa 8/7/2017, 03:19

    Boa noite meu caro, como vai?

    Bom. Tendo como base o projeto que te mandei, a respeito da parte de vendas, preciso saber o cliente, a obra em que ele está aderindo, abrindo um parenteses um pouco mais adiantado sobre a questão que mencionou na mensagem anterior, as vezes é meio difícil, mas não posso descartar a possibilidade de vender mais de um apartamento pra um mesmo cliente, preciso saber o valor da entrada caso ele dê, em quantas parcelas ele vai pagar, tomando como base a planilha que anexei na primeira mensagem, tomo como base 30 parcelas, pelo menos, as vezes mais, as vezes menos, vai da condição do pagador. Sendo que no meio do parcelamento, sempre ocorre uma parcela trimestral, que seria maior. Analise o arquivo em excel que te enviei, entenderá melhor a parte da parcela trimestral e também já consegue enxergar como é feito os reajustes de forma mais clara. Pensando na parte da tbl_obras, por exemplo, pegando ela como base, posso fazer uma de cadastro de apartamentos, vinculado a de obras, ou seja, Obra "x" : apartamento 101, 201, 301, etc... e nessa de cadastro de apartamentos fazer um descritivo dele, quantos quartos, banheiros, salas, cozinhas, valor de venda, etc.. Pensei em algo desse tipo.. Se tiver alguma sugestão será bem vinda também. Voltando a parte de reajustes, ele sempre faz os reajustes pegando o valor do mês anterior pelo fato do índice sair sempre no fim do mês e se deixar para atualizar tudo de última hora, seria bem mais complexo e trabalhoso, dessa forma ele consegue desenvolver essa parte com mais calma. A parte do exemplo, segue o da planilha, tá bem detalhado. Você vai compreender perfeitamente.
    Gratidão.
    Abraços.
    avatar
    Phillip_Junior
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 179
    Registrado : 09/12/2016

    Sistema de Reajustes Empty Re: Sistema de Reajustes

    Mensagem  Phillip_Junior 11/7/2017, 01:16

    ola thiagonsilvaa


    explique o mecanismo de tudo passo a passo da planilha para que se possa ter entendimento de como tudo irá funcionar.

    Explicação requer simulação, anotações, ai sim poderemos ajudar melhor.
    Anexos
    Sistema de Reajustes Attachmentreajuste.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (51 Kb) Baixado 6 vez(es)


    .................................................................................
    Phillip_Junior
    Analista de Sistemas
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    Sistema de Reajustes Empty Sistema de Reajustes

    Mensagem  thiagonsilvaa 11/7/2017, 03:47

    Boa noite !
    Segue planilha, como explicações e uma simulação simples para entendimento.
    Anexos
    Sistema de Reajustes AttachmentPasta1.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (21 Kb) Baixado 9 vez(es)
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    Sistema de Reajustes Empty Sistema de reajustes

    Mensagem  thiagonsilvaa 12/7/2017, 19:25

    Segue outro exemplo para melhor entendimento.
    Anexos
    Sistema de Reajustes AttachmentExemplo2.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (24 Kb) Baixado 13 vez(es)
    avatar
    Phillip_Junior
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 179
    Registrado : 09/12/2016

    Sistema de Reajustes Empty Re: Sistema de Reajustes

    Mensagem  Phillip_Junior 12/7/2017, 21:51

    Olá

    Olhei seus anexos agora amigo.

    Farei um exemplo e retornarei..

    Abraços


    .................................................................................
    Phillip_Junior
    Analista de Sistemas
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    Sistema de Reajustes Empty sistema de reajustes

    Mensagem  thiagonsilvaa 13/7/2017, 00:36

    Boa noite !
    Beleza meu caro, fico no aguardo !!
    Gratidão.
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    Sistema de Reajustes Empty Sistema de Reajustes

    Mensagem  thiagonsilvaa 18/7/2017, 19:11

    Boa tarde ! Alguém poderia me ajudar na construção desse sistema ?
    Grato.
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    Sistema de Reajustes Empty Sistema de Reajustes

    Mensagem  thiagonsilvaa 20/7/2017, 18:24

    Segue base.
    Anexos
    Sistema de Reajustes AttachmentSystem.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (201 Kb) Baixado 22 vez(es)

    Conteúdo patrocinado


    Sistema de Reajustes Empty Re: Sistema de Reajustes

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/3/2024, 00:48