MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados

Compartilhe

Karpa
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados

Mensagem  Karpa em Seg 07 Ago 2017, 19:45

Oi pessoal boa tarde, eu estou montando uma planilha para inserir dados à partir de forms, dentro dessas forms existem combobox com Rowsourse em algumas células, ex: Plan1!A1:A320.
    O que acontece é que eu preciso que essa combobox esteja limitado a inserir o que está na referência Plan1!A1:A320.

Explicando melhor é o seguinte, a combobox insere a informação na ultima linha ativa da coluna A, quando eu digito Casa nela e teclo enter ele insere essa informação, digamos que casa esteja na referência Plan1!A1:A320, se eu digitar casa ele deverá inserir normalmente, mas se eu digitar CASAR ele retornará com um erro, semelhante ao que ocorre quando utilizamos uma validação de dados no excel, a resolução não parece ser difícil, mas eu não encontro nada que possa me ajudar nisso. Segue a planilha especificando melhor em anexo!

Edit* Eu percebi que o grupo é voltado ao access mas se alguma boa alma puder ajudar mesmo em vba eu agradeço!

Att.
    Anexos
    PLANILHA ESPECIFICANDO.xlsm
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (21 Kb) Baixado 4 vez(es)

Última edição por Karpa em Seg 07 Ago 2017, 20:16, editado 3 vez(es)
    thiagomcosta
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Re: [Resolvido]COMBOBOX com lista de validação de dados

Mensagem  thiagomcosta em Seg 07 Ago 2017, 20:02

Veja se a propriedade MatchRequired do controle é o que você precisa.
    Mais fácil mesmo é tentar num fórum de Excel. Este fórum é de Access e neste caso a solução é diferente para cada um dos programas.

Karpa
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Karpa em Seg 07 Ago 2017, 20:16

Muito Obrigado Thiago você resolveu meu problema, eu não conhecia essa propriedade, estou começando agora no VBA, apesar disso pesquisei muito e não encontrei nada relacionado a ela, uma coisa tão simples rs.
    Você sabe se existe a possibilidade de eu personalizar a mensagem mostrada na msgbox do erro? VBA e ACCESS são bem parecidos (XEROX UM DO OUTRO HEHE) se tiver como no ACCESS tem como no VBA.

Att.
    thiagomcosta
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Mensagem  thiagomcosta em Seg 07 Ago 2017, 20:55

Opa! Agora você me pegou. Eu nunca usei esta propriedade, então não conheço muito. Tentei procurar aqui, mas naõ achei nada que pudesse personalizar a mensagem de erro.

Na verdade VBA é Visual Basic for Application, ou seja, uma linguagem de programação para Word, Excel, Access, etc. Mesmo sendo para todos os programas do Office, há particularidades para cada um.

Um exemplo é o seu caso, se fosse em Access haveria uma propriedade "OnNotInList", que é quando é dado entrada de um valor que não está na lista. Com esta propriedade é possível escrever um código dando uma mensagem de erro, incluir o item digitado na lista e assim vai. Não conheço algo assim nos formulários do Excel.
    thiagomcosta
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Mensagem  thiagomcosta em Seg 07 Ago 2017, 21:18

Eu não consegui fazer funcionar aqui, mas procure por MatchFound. Acho que a solução para a mensagem personalizada é por este caminho.

Data/hora atual: Ter 21 Nov 2017, 20:53