MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

Forçar a exibição de um form que ao abrir executa código demorado

Compartilhe

vaddico
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  vaddico em 29/3/2018, 21:34

Caros amigos,
    Estou quebrando a cabeça com uma situação envolvendo um form, e não achei ou não soube procurar no forum algo parecido.
    Faço o chamado ao form "Loading" logo ao abrir o access cuja finalidade é atualizar um status dos registros.
    Todo o código está funcionando perfeitamente, mas eu não quero depender do usuário ter que acionar o botão [Run] para que o código seja executado, ou seja, o código vai verificar se a uma atualização já foi feita no dia, se foi já abre o form Main, se não foi, executa o código de atualização e depois abre o Main.
    Tudo roda direitinho no código inclusive com a automação da necessidade ou não de rodar a atualização, todavia nessa condição não consigo de jeito nenhum fazer com que o form seja exibido enquanto o código é executado.
    Já coloquei o código nos eventos lógicos (ao abrir, ao carregar, ...) e o resultado é o mesmo, o form não aparece, só executa o VBA em segundo plano, e ao final do processamento abre o Main.
    Alguém já passou por isso e que possa dar uma luz, por favor?
    Desde já agradeço.
    toyebom
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  toyebom em 31/3/2018, 23:38

Se é para actualizar, então convém actualizar antes de abrir mas se queres abrir mesmo assim tens de alterar o código.
    Não conheço o código que utilizas por isso também não posso dar grande ajuda.
    O mais lógico será no evento do botão do form que manda abrir esse form ficar mais ou menos assim
    Docmd.openform "Nomedoform", acnormal,,
    E no form que actualiza colocar o evento de actualizar no evento "Ao Abrir" ou "Ao receber foco" ou "Ao ativar" ou "Ao carregar"
    Ou ainda melhor, no evento ao abrir colocas uma msgbox de sim/não que te pergunta se queres actualizar
    Se queres mais facil, copias o código de actualização e colocas num botão novo assim só faz a actualização se quiseres e não tens esse problema.

Quando mandas o form fazer algo em vba, é claro que não deixa fazer mais nada enquanto não executar o código, ainda por cima a actualizar os dados do form.

.................................................................................
    Gente Simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias.

Data/hora atual: 19/8/2018, 00:32