MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]É possivel preencher um campo da tabela utilizando Dlookup?

Compartilhe

Rafasap
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]É possivel preencher um campo da tabela utilizando Dlookup?

Mensagem  Rafasap em 22/4/2018, 18:14

Olá Pessoal,

Vim aqui mais uma vez pedir um help para vocês.

Tenho um formulário que mostra a tabela tbl_DiariaBaixar (a qual possui as colunas DATA, GFIcontato e GFIsolicit).
    Somente a coluna DATA esta preenchida com as data de 01/04/2018 à 30/04/2018, as demais colunas estão em brancas.
    As demais colunas seriam preenchidas com o nome do usuario logado na maquina atraves de uma caixa de texto, no entando estou com dificuldade em relacionar as colunas GFIcontato e GFIsolicit com a COLUNA DATA.

Tentei utilizar o codigo abaixo para localizar a celula da coluna GFIcontato correspondente à data mas não funciona, aparece a mensagem "Item não encontrado nesta coleção"

rs.Edit
    rs!DLookup("[GFIcontato]", "tbl_DiariaBaixar", "[DATA] = #" & HOJE & "#") = usuario
    rs.Update

obs: HOJE pega a data de hoje menos 7 dias, representada por HOJE = Date - 7.
    obs2: usuario pega o usuário logado no Windows

Então basicamente seria preencher o capo GFIcontato da tabela com o nome do usuario windows na data.

Tem uma forma mais prática?

Desde já agradeço
    Cláudio Más
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Re: [Resolvido]É possivel preencher um campo da tabela utilizando Dlookup?

Mensagem  Cláudio Más em 22/4/2018, 18:36

Está meio confuso.

Como "preencher o capo GFIcontato da tabela com o nome do usuario windows na data" se "somente a coluna DATA esta preenchida com as data de 01/04/2018 à 30/04/2018, as demais colunas estão em brancas" ?

De qualquer maneira, a linha abaixo está errada:

rs!DLookup("[GFIcontato]", "tbl_DiariaBaixar", "[DATA] = #" & HOJE & "#") = usuario

O certo deve ser algo mais ou menos assim:

rs!GFIcontato = DLookup("[GFIcontato]", "tbl_DiariaBaixar", "[DATA] = #" & HOJE & "# And [GFIsolicit] = '" & usuario & "'")

Para ser mais preciso com a solução, explique melhor o problema.

Rafasap
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Rafasap em 22/4/2018, 22:31

Então, funciona da seguinte forma:

O formulário tem um subformulário que mostra a tabela "tbl_DiariaBaixar", nesta tabela tem os campos DATA, GFIcontato e GFIsolicit, porém somente DATA esta preenchida.
    A tabela cada campo da tabela é apresentada dentro de uma CAIXA DE TEXTO, então no subformulatio apresenta na coluna da Esquerda as DATAS de 01/04/2018 à 30/04/2018 ( mudando sempre conforme o mês), e ao lado, os demais campos GFIcontato e GFIsolicit, conforme abaixo:

data           GFIcontato          GFIsolicit
    10/04/2018
    11/04/2018
    12/04/2018

O que eu quero fazer é no evento _Click da caixa de texto ele já preencher o Campo GFIcontato com o nome do usuario do windows (este evento de pegar o usuário já está ok) assim que ele clica. Então a pessoa vai na linha da DATA desejada clica e a caixa texto é preenchida com o nome da pessoa e pronto, o nome do usuario aparece na caixa de texto e na tabela tbm.

O problema é que não estou conseguindo com que esse procedimento seja incluido na data correspondente, da forma que eu fiz ele inclui na tabela, no campo GFIcontato o nome da pessoa, porém na primeira celula em branca, independente da data que a pessoa escolheu, ou seja, eu escolho a data 12/04/2018 e clico na caixa de texto referente à GFIcontato  e ele incluí no primeiro dia do mês, sendo que ele deveria preencher no campo GFIcontato referente à data escolhida.

Acho que essa explanação ficou mais clara.

Vlw.

PS: o procedimento da msg acima não funcionou.
    Cláudio Más
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Cláudio Más em 23/4/2018, 04:20

Não sei se entendi não, pq tá parecendo que pode ser resolvido simplesmente assim:

Me!GFIcontato = usuario

Rafasap
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Rafasap em 24/4/2018, 03:45

Vlw galera, consegui resolver o problema utilizando a função Findfirst.

Vlw ae!

Data/hora atual: 15/8/2018, 19:29