MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC.

Coltro
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC. Empty Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC.

Mensagem  Coltro em 14/6/2018, 19:30

Boa tarde.
    Tenho um banco de dados MS-Access que é front-end de um banco de dados PostgreSQL. No banco PostgreSQL eu criei vários usuários e com isso posso usar triggers de auditoria que armazenam em tabela de auditoria qual foi o usuário que realizou cada operação em um determinado registro. O que eu desejo fazer é : ao abrir o front-end Access, quero que o usuário informe seus dados de login do banco de dados e com isso atualize o valor de 'current_user' no banco PostgreSQL.

Estou há dias procurando uma solução para isso, sem sucesso.

Agradeço antecipadamente.

JOSÉ COLTRO FILHO
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC. Empty Re: Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC.

Mensagem  JPaulo em 15/6/2018, 09:43

Ola seja bem vindo ao forum;

Penso que este tópico, trata desse assunto, não tenho a certeza mas existem muitos outros aqui;

http://www.maximoaccess.com/t10264-access-sql-server

Código:
    Public Sub InitConnect()
    'Ms Access to PostgreSQL
    On Error GoTo ErrHandler
        Dim dbCurrent As DAO.Database
        Dim qdf As DAO.QueryDef
        Dim rst As DAO.Recordset
        Dim cnn As Object

Set cnn = CreateObject("Adodb.Connection")

sConnString = "DRIVER={PostgreSQL Unicode(x64)};DATABASE=AccessTest;SERVER=localhost;PORT=5432;UID=postgres;PWD=1234;"

cnn.Open sConnString

Set dbCurrent = DBEngine(0)(0)
        Set qdf = dbCurrent.CreateQueryDef("")

With qdf
            .Connect = sConnString
            .SQL = "SELECT CURRENT_USER;"
            Set rst = .OpenRecordset(dbOpenSnapshot, dbSQLPassThrough)
        End With

'' InitConnect = True

ExitProcedure:

On Error Resume Next

Set rst = Nothing
            Set qdf = Nothing
            Set dbCurrent = Nothing
        Exit Sub

ErrHandler:

''InitConnect = False

MsgBox Err.Description & " (" & Err.Number & ") encountered", _
    vbOKOnly + vbCritical, "InitConnect"

Resume ExitProcedure
        Resume
    End Sub

.................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

Ou ainda: Aqui (Novo)

Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC. Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC. Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC. Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    Coltro
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC. Empty O problema foi parcialmente resolvido.

Mensagem  Coltro em 15/6/2018, 14:01

Estou trabalhando com tabelas do PostgreSQL vinculadas. Para vincular, eu informo um usuário do banco na string de conexão. Imaginemos que informei USUÁRIO1. Rodando o código gentilmente fornecido, com USUÁRIO2, o banco retorna que a conexão gerada pelo código acima possui CURRENT_USER = USUÁRIO2, MAS a trigger que atua sobre as tabelas vinculadas continua apresentando CURRENT_USER = USUÁRIO1.

Acho que aquilo que estou procurando não existe. Eu gostaria que quando o usuário abre o arquivo Access e se loga no banco, o banco enxergasse todas as operações oriundas daquele arquivo Access como sendo de um mesmo usuário. Como se fosse uma SESSION dentro do banco de dados. Acho que terei que implementar o sistema de segurança a partir do próprio Access.

Agradeço qualquer ajuda.

JOSÉ COLTRO FILHO
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC. Empty Re: Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC.

Mensagem  JPaulo em 15/6/2018, 14:16

Ola, entendi

No mais seria apenas um relink das tabelas, mas alterando o user e a sua senha, certo ?

Qualquer coisa assim;

Código:
    Public Sub RefreshLinkSQL(Conection As String)
    Dim tdf As TableDef
    On Error GoTo ControleErros

For Each tdf In CurrentDb.TableDefs
            If Len(tdf.Connect) > 0 Then
                tdf.Connect = Conection
                tdf.Refreshlink
            End If
        Next tdf

Exit Sub
    ControleErros:
        MsgBox "Falha na ligação: " & Err.Description
    End Sub

Ao chamar a função, validar o user logado e atualizar o vinculo:

Código:
        Dim strUser
        Dim strSenha

strUser = "jpaulo"
        strSenha = "jp1234"

Call RefreshLinkSQL("DRIVER={PostgreSQL Unicode(x64)};DATABASE=AccessTest;SERVER=localhost;PORT=5432;UID=" & strUser & ";PWD=" & strUser & ";")

.................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC. Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC. Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC. Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    Coltro
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Relinkar tabelas com outro usuário do banco de dados ODBC. Empty o "tdf.Refreshlink" não faz nada.

Mensagem  Coltro em 15/6/2018, 17:41

Testando os novos fragmentos de código gentilmente fornecidos por João Paulo, percebi que o "tdf.Refreshlink" é meramente figurativo. Para provocar um erro, mantive o código como me foi mandado com usuário e senhas que não existem no meu banco de dados e depois rodei o procedimento. Resultado:
    1 - as tabelas já estavam vinculadas, usando o usuário ABCD;
    2 - rodei o procedimento com usuário inexistente;
    3 - não houve nenhuma mensagem de erro;
    4 - MSysObjects.Connect aparece como : DRIVER={PostgreSQL ODBC Driver(ANSI)};DATABASE=XXXXX_teste;SERVER=localhost;PORT=5432;UID=jpaulo;PWD=jp1234;
    5 - as tabelas continuam vinculadas e o current_user continua sendo ABCD.

OBS: O código sugerido funciona, mas exige o fechamento e reabertura do arquivo Access. Para tentar evitar essa necessidade, testei a alternativa que achei em
    https://www.postgresql.org/message-id/6C0CF58A187DA5479245E0830AF84F4218CBDA@poweredge.attiksystem.ch

Mas, além de escrever muito mais código, o responsável por aquele post não melhorou em nada a situação.

O problema de momento é ter FECHAR e ABRIR novamente o Access para que ocorra efetivamente a troca de usuário de banco de dados.

Sugestões?

JOSÉ COLTRO FILHO
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  JPaulo em 15/6/2018, 22:27

Olá

Para evitar fechar o banco, use no final do código:

Application.RefreshDatabaseWindow

Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

Coltro
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Coltro em 16/6/2018, 03:52

A sugestão de

não resolveu o problema. Continuo tendo que fechar e abrir o arquivo Access para que o PostgreSQL enxergue a mudança de usuário.

JOSÉ COLTRO FILHO
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  JPaulo em 18/6/2018, 10:22

Amigão, é o comando que uso no final do relink DNS das tabelas do SQL Express no Ms Access e funciona.

Não consigo testar com o Postgree mas deveria ser a mesma coisa.

Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

Coltro
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Coltro em 18/6/2018, 17:25

Até onde eu li e também considerando o nome do comando, este Application.RefreshDatabaseWindow apenas atualiza a exibição da janela de banco de dados. É o equivalente ao F5.

Estou me conformando com a idéia de que : trocar de usuário requer o fechamento e abertura do arquivo Access. E ainda aproveito para compactar ao fechar.

Se tiver mais alguma sugestão, mande que eu testo e passo o feed-back.

Obrigado

JOSÉ COLTRO FILHO
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

Mensagem  JPaulo em 19/6/2018, 14:01

Ola;

No limite o que poderia fazer, seria apagar as tabelas e voltar a efetuar o link por código;

Qualquer coisa assim;

Código:

'apaga o vinvulo
    CurrentDb.Execute "DROP TABLE SuaTabelaSQL"
    'refresca o banco
    'chama a função de link
    Call FuncaoLinkTabelas
    'volta a refrescar o banco

Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 21/5/2019, 14:16