MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Campo calculado com muitas condições

    avatar
    lpdias
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 177
    Registrado : 11/01/2016

    [Resolvido]Campo calculado com muitas condições Empty [Resolvido]Campo calculado com muitas condições

    Mensagem  lpdias 22/8/2018, 15:06

    Bom dia!

    Gostaria de ajuda para executar uma função um pouco complexa para mim.
    Trata-se um subformulário que contem informações sobre recebimento de produtos.
    O calculo deverá ser utilizando a quantidade pedida x quantidade recebida.
    O resultado será o Status do Produto.

    O que estou tentando fazer é isso aqui abaixo, mas não está dando certo!

    Seimed([qtdepedido]="";"";Seimed([falta]="sim";"Em Falta", Seimed([qtderec]="";"aguardando";Seimed([qtderec]=[qtdepedida];"Recebido";Seimed(ou([qtderec]<[qtdepedido];[qtderec]>[qtdepedido]);"Divergente")))))

    Agradeço desde já
    avatar
    Coltro
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 13/08/2016

    [Resolvido]Campo calculado com muitas condições Empty Re: [Resolvido]Campo calculado com muitas condições

    Mensagem  Coltro 22/8/2018, 16:12

    Eu criaria apenas um campo no formulário, contendo o resultado de PEDIDO - RECEBIDO e outro campo com o IIF (se o resultado for igual ao PEDIDO, está AGUARDANDO; se o resultado for 0, está RECEBIDO e qualquer outro valor, DIVERGENTE. Alternativamente, pode substituir este segundo campo por formatação condicional diretamente no primeiro campo.

    Tome cuidado para diferenciar os nomes dos campos da tabela dos nomes dos controles do formulário: na tabela, PEDIDO, no form txtPEDIDO.
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    [Resolvido]Campo calculado com muitas condições Empty Campo calculado com muitas condições

    Mensagem  good guy 22/8/2018, 17:51

    Olá Ipdias,

    De onde você tirou o "ou" na sua sintaxe. Não está demais, não?

    Seimed([qtdepedido]="";"";Seimed([falta]="sim";"Em Falta", Seimed([qtderec]="";"aguardando";Seimed([qtderec]=[qtdepedida];"Recebido";Seimed(ou([qtderec]<[qtdepedido];[qtderec]>[qtdepedido]);"Divergente")))))
    avatar
    lpdias
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 177
    Registrado : 11/01/2016

    [Resolvido]Campo calculado com muitas condições Empty Re: [Resolvido]Campo calculado com muitas condições

    Mensagem  lpdias 22/8/2018, 19:28

    Boa tarde!

    Realmente o Ou está demais, pois a ideia eu tirei de uma planilha que trabalho no excel.
    Eu apenas substitui o se por seimed e as celulas pelos campos, entretanto não sei como fazer com a parte do ou.

    Vou tentar o exemplo que o coldro deu.
    bigfill
    bigfill
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 477
    Registrado : 27/03/2015

    [Resolvido]Campo calculado com muitas condições Empty Re: [Resolvido]Campo calculado com muitas condições

    Mensagem  bigfill 22/8/2018, 21:29

    Boa tarde lpdias

    Primeiramente achei dois erros em sua formula.


    Na parte "Em Falta", Seimed([qtderec] esta separado somente por vigula, e deveria ser ponto e virgula.


    Na parte final a formula esta inconsistente
    Seimed(ou([qtderec]<[qtdepedido];[qtderec]>[qtdepedido]);"Divergente"


    Tente este codigo abaixo.

    Código:

    Seimed([qtdepedido]="";"";Seimed([falta]="sim";"Em Falta"; Seimed([qtderec]="";"aguardando";Seimed([qtderec]=[qtdepedida];"Recebido";Seimed([qtderec]<[qtdepedido];"Divergente";Seimed([qtderec]>[qtdepedido]);"Divergente")))))

    Mais você esta pegando criterios de varios campos diferentes, e como no excel o access considera sempre o 1º resultado encontrado.

    Ex: se [qtdepedido] estiver vazio, a formula terma por ai. Nem ira verificar os demais campos.
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    [Resolvido]Campo calculado com muitas condições Empty Campo calculado com muitas condições

    Mensagem  good guy 22/8/2018, 21:47

    Olá a todos,

    Boa observação do bigfill. Ao meu ver se você Ipdias ainda encontrar problemas, postar o seu exemplo seria bem melhor.
    avatar
    lpdias
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 177
    Registrado : 11/01/2016

    [Resolvido]Campo calculado com muitas condições Empty Re: [Resolvido]Campo calculado com muitas condições

    Mensagem  lpdias 23/8/2018, 11:10

    Bom dia!

    Eu acabei repensando e cheguei a conclusão que será mais válido para mim ter dois campos de status, pois se não tiver recebido, mas tiver comprado o resultado ainda é divergente.

    Então fiz assim:

    Status 1 testa de está em falta ou é divergente.

    Status 2 testa se esta recebido ou aguardando.


    dessa forma terei um indicador mais apurado.


    Agora vou tentar fazer esse indicador contando quantos produtos foram solicitados, quantos recebidos, quantos aguardando, quantos divergentes e quantos em falta.

    Por fim, mostrará um % do atendimento.

    Resta agora eu descobrir como usat a função cont. pois ainda não a fiz em access.

    Se algum dos amigos puderem me ajudar ficarei grato.

    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    [Resolvido]Campo calculado com muitas condições Empty Campo calculado com muitas condições

    Mensagem  good guy 23/8/2018, 17:28

    Olá Ipdias,

    Você quis dizer função DCount ou DContar como nos exemplos abaixo, não é?

    (1) Na IDE (Ambiente de desenvolvimento), utilizando uma variável do tipo Integer ou Long:

    Código:


    Private Sub cmdTotal_Click()   'Nome do botão que acionará o código abaixo
    Dim intTotal As Integer

    intTotal = DCount("ValorPago","tblVendas","CodigoProd = Forms!NomedoFormAtual!CodProduto")
    Me.txtTotal = intTotal     'Caixa de texto que receberá o valor retornado da função DCount    
    End Sub

    (2) No próprio formulário, na aba Dados, fonte do controle da caixa de texto (txtTotal), separando os critérios com ";"
    Código:

    =DContar("ValorPago";"tblVendas";"CodigoProd = Forms!NomedoFormAtual!CodProduto")

    (Wink
    avatar
    lpdias
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 177
    Registrado : 11/01/2016

    [Resolvido]Campo calculado com muitas condições Empty Re: [Resolvido]Campo calculado com muitas condições

    Mensagem  lpdias 23/8/2018, 22:24

    No próprio formulário quero que apareça em uma caixa quantos produtos foram inseridos no subformulario.
    Depois gostaria de utilizar a contagem para saber quantas vezes apareceu o status Divergente.


    Sei que devo fazer no rodapé do subformulario, no entanto nao sei como fazer.

    avatar
    lpdias
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 177
    Registrado : 11/01/2016

    [Resolvido]Campo calculado com muitas condições Empty Re: [Resolvido]Campo calculado com muitas condições

    Mensagem  lpdias 24/8/2018, 14:24

    Bom dia Senhores!

    Resolvi dessa maneira:

    SeImed([falta]=Sim;"EM FALTA";SeImed([qtderec]=0;"AGUARDANDO";SeImed([qtderec]=[qtdepedido];"RECEBIDO";"DIVERGENTE")))

    me atendeu perfeitamente.

    Abraço

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Campo calculado com muitas condições Empty Re: [Resolvido]Campo calculado com muitas condições

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/3/2024, 08:22