MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Permitir atualização de sistema

    avatar
    rodrigojusti
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 12
    Registrado : 23/08/2018

    Permitir atualização de sistema Empty Permitir atualização de sistema

    Mensagem  rodrigojusti 12/9/2018, 20:17

    Olá a todos, pesquisei em várias áreas do fórum mas não consegui achar nada relacionado.

    Estou trabalhando num projeto de Controle de RH para um cliente e me surgiu uma dúvida:
    Meu cliente vai alimentar o sistema que eu disponibilizar, mas nesse intervalo eu irei aprender e desenvolver novas funcionalidades pra ele.
    A dúvida é: Como atualizar o sistema do cliente pelo Access? Terei que ir realizando um controle de tudo o que eu fizer, e depois pegar o BD desse cliente e realizar as atualizações diretamente no BD dele? Ou existe alguma ferramenta pra isso?
    avatar
    Ricardo Monteiro
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 50
    Registrado : 27/11/2017

    Permitir atualização de sistema Empty Re: Permitir atualização de sistema

    Mensagem  Ricardo Monteiro 13/9/2018, 16:14

    Separe seu sistema em 2 arquivos, um contendo as tabelas (back end) e o outro contendo as demais coisas (front end).

    Dessa forma, todos os dados serão registrados no arquivo das tabelas (back end). Conforme você for implantando novas funcionalidades no arquivo front end, para implementá-las no seu cliente, basta você trocar a versão antiga no pc do cliente pela versão mais nova. Assim, você não precisará se preocupar com os dados já registrados.



    avatar
    rodrigojusti
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 12
    Registrado : 23/08/2018

    Permitir atualização de sistema Empty Re: Permitir atualização de sistema

    Mensagem  rodrigojusti 13/9/2018, 16:20

    Ricardo Monteiro escreveu:Separe seu sistema em 2 arquivos, um contendo as tabelas (back end) e o outro contendo as demais coisas (front end).

    Dessa forma, todos os dados serão registrados no arquivo das tabelas (back end). Conforme você for implantando novas funcionalidades no arquivo front end, para implementá-las no seu cliente, basta você trocar a versão antiga no pc do cliente pela versão mais nova. Assim, você não precisará se preocupar com os dados já registrados.
    Certo, obrigado por me responder, surgiram outras dúvidas:

    1 - Isso funcionaria pros clientes que só tivessem o Access Runtime?
    2 - Cada atualização do "front-end" eu precisaria re-vincular as tabelas do "back-end" no novo "front-end"?
    avatar
    Ricardo Monteiro
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 50
    Registrado : 27/11/2017

    Permitir atualização de sistema Empty Re: Permitir atualização de sistema

    Mensagem  Ricardo Monteiro 13/9/2018, 16:42

    1 - Isso funcionaria pros clientes que só tivessem o Access Runtime?
    R.: Creio que sim, mas nunca fiz o teste, comigo sempre o cliente tinha a versão completa do Access.

    2 - Cada atualização do "front-end" eu precisaria re-vincular as tabelas do "back-end" no novo "front-end"?
    R.: Em regra sim, mas se você tomar alguns cuidados não precisará. Atente-se para o fato de que o vínculo das tabelas só é quebrado quando se altera o nome da tabela ou caminho delas. Se você trabalha em local diverso do local do cliente, no seu PC crie um destino idêntico ao de onde será instalado os arquivos do Access no cliente, dessa forma você não precisará atualizar os vínculos. Caso você trabalhe no mesmo local, utilize uma pasta de rede, e crie um arquivo .accde para o cliente enquanto você trabalha no arquivo .accdb. Ao atualizar, basta criar um novo arquivo .accde e substituir.
    avatar
    rodrigojusti
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 12
    Registrado : 23/08/2018

    Permitir atualização de sistema Empty Re: Permitir atualização de sistema

    Mensagem  rodrigojusti 13/9/2018, 22:14

    Ricardo Monteiro escreveu:1 - Isso funcionaria pros clientes que só tivessem o Access Runtime?
    R.: Creio que sim, mas nunca fiz o teste, comigo sempre o cliente tinha a versão completa do Access.

    2 - Cada atualização do "front-end" eu precisaria re-vincular as tabelas do "back-end" no novo "front-end"?
    R.: Em regra sim, mas se você tomar alguns cuidados não precisará. Atente-se para o fato de que o vínculo das tabelas só é quebrado quando se altera o nome da tabela ou caminho delas. Se você trabalha em local diverso do local do cliente, no seu PC crie um destino idêntico ao de onde será instalado os arquivos do Access no cliente, dessa forma você não precisará atualizar os vínculos. Caso você trabalhe no mesmo local, utilize uma pasta de rede, e crie um arquivo .accde para o cliente enquanto você trabalha no arquivo .accdb. Ao atualizar, basta criar um novo arquivo .accde e substituir.

    Eu trabalho fora do cliente.
    Fiz o que você indicou, como o cliente usa um servidor, montei uma estrutura aqui de rede identica a dela, mas quando abro a aplicação, ela abre e fecha. Sem dividir o banco, abre normal.

    Pergunta: Existe alguma forma de o front-end "perguntar" ao usuário onde está o BD quando ele inicia? Achei alguns exemplos em inglês, mas ainda não consegui implemenar. Pesquisando o fórum, o usuário Avelino, moderador, tem uma solução elegante pra isso em seu site, mas é paga e atualmente não estou em condições de adquirir.

    Conteúdo patrocinado


    Permitir atualização de sistema Empty Re: Permitir atualização de sistema

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 10:13