MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Gerar Relatório Filtrado A partir de um Formulário

alantaru
    alantaru
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Gerar Relatório Filtrado A partir de um Formulário Empty [Resolvido]Gerar Relatório Filtrado A partir de um Formulário

Mensagem  alantaru em 6/11/2018, 18:09

Olá a todos!
    Sou iniciante no Access, e preciso criar um banco de dados para pedidos de suprimentos de impressão (papel e toner), e estou com dúvidas sobre como gerar um relatório para entregas.

Trabalho numa área industrial com muitos setores, e minha empresa fornece para todas as áreas da Usina.
    Geralmente, quando a entrega é para apenas um setor, usa-se um protocolo apenas (no access seria um formulário de um único registro).
    Esse protocolo é impresso e o entregador leva-o junto com os suprimentos para que este seja assinado pelo solicitante.

Porém quase sempre precisamos gerar uma Rota de Entregas para diversos setores, e estou tentando criar um formulário do tipo dividido (com folha de dados) onde eu poderia filtrar os locais para os quais desejo realizar as entregas e, a partir desse filtro, gerar um relatório (para impressão) com a descrição dos locais e espaço para assinatura e data de entrega, para que o entregador se oriente e o solicitante possa assinar em seu respectivo campo.

Como posso fazer para gerar um relatório imprimível a partir de um filtro realizado numa folha de dados dentro de um formulário?
    Estou sempre entrando aqui no maximoAccess para tirar minhas dúvidas, e se precisar fornecer alguma informação estou à disposição!
    Desde já agradeço!

PS.: meu Access é 2010
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Gerar Relatório Filtrado A partir de um Formulário Empty Re: [Resolvido]Gerar Relatório Filtrado A partir de um Formulário

Mensagem  vieirasoft em 6/11/2018, 21:10

Boa tarde. se você necessita de um relatório filtrado, ele tem que ser filtrado por algo, como por exemplo, pelo campo ID ou CódigoProduto ou datas etc. Por exemplo:

Dim strDocName As String
    Dim i As String
    i = MsgBox("Deseja visualizar o Relatório desde imóvel?", vbYesNo, "Confirmar")
    If i = vbYes Then
    Dim strFilter As String
    strDocName = "rptfichaimovel"
    strFilter = "ID= Forms!frmimovel!ID"
    DoCmd.OpenReport strDocName, acViewPreview, , strFilter
    End If

Ou seja, estamos a filtrar pelo campo ID a partir de um formulário, pelo que o relatório irá abrir no filtro.
    alantaru
    alantaru
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Gerar Relatório Filtrado A partir de um Formulário Empty Re: [Resolvido]Gerar Relatório Filtrado A partir de um Formulário

Mensagem  alantaru em 7/11/2018, 12:41

Deu certo! Muito obrigado!
    Eu mudei ligeiramente o código para facilitar o entendimento:

Código:

Private Sub Comando191_Click()
        Dim strNomeRelatorio As String
        Dim i As String
        i = MsgBox("Deseja visualizar a Rota?", vbYesNo, "Confirmar")
        If i = vbYes Then
        Dim strFiltro As String
        strNomeRelatorio = "relRotaSubForm1"
        strFiltro = "Modelo= Forms!frmRotaSubForm1!Modelo"
        DoCmd.OpenReport strNomeRelatorio, acViewPreview, , strFiltro
        End If
    End Sub

Uma pergunta: Como posso fazer para acrescentar vários filtros neste botão? Quero, por exemplo, filtrar por setor, por Modelo e por Status. Acrescentaria todos naquela String do strFiltro?
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  vieirasoft em 7/11/2018, 13:39

Meu caro, pode filtrar pelo campo que quiser.Tenha em mente que, quando filtrar por ID
    está a filtrar todos os campos ligados ao ID, também. Mas, se pretender filtrar um conjunto de dados,
    como por exemplo, todo o sector com a letra X, deve fazer isso através de uma consulta.
    Na consulta pode criar parâmetros para o que deseja.

No exemplo que aqui lhe coloco:

1- O form fmr1 abre o relatório rpt1 filtrado pelo ID sem recurso à consulta

2- Fiz uma consulta "Consulta1" que trabalha com dois parâmetros de exemplo: o Sector e o Estado.

3- Com o Relatório rpt2 liguei-o à Consulta1 para que seja filtrado
    pelos parâmetros seleccionados

Existem outras formas mais profissionais para fazer isto, no entanto, estude este exemplo que prima pela simplicidade e adapte ao seu projecto.

Para baixar o exemplo:

https://www.dropbox.com/s/gxk8qiedzplhsv5/bd1.mdb?dl=0
    alantaru
    alantaru
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  alantaru em 7/11/2018, 16:44

Perfeito! Muito obrigado pela ajuda!
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  vieirasoft em 7/11/2018, 18:02

Obrigado. O Fórum agradece o retorno, precisando estamos aqui.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 23/7/2019, 06:30