MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Rotina de código em evento não é realizada corretamente (ajuda)

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Rotina de código em evento não é realizada corretamente (ajuda) Empty [Resolvido]Rotina de código em evento não é realizada corretamente (ajuda)

Mensagem  OLDRIVG em 12/12/2018, 11:01

Prezados, bom dia.

Estou em fase final da criação de um aplicativo em access 2016-64bits, e surgiu a seguinte dificuldade:

dentre os campos existentes no formulário, tem uma Caixa de Combinação "Tipodocumento" e o Grupo de Opções "GrEspecieDoc".

Na caixa de combinação "TipoDocumento", no evento Ao Sair, possui o código a seguir:

If Me.TipoDocumento.value = "Selecione" Then
    MsgBox "SELECIONE UM TIPO DE DOCUMENTO PARA CONTINUAR", vbInformation, "USUÁRIO"
    Me.TipoDocumento.SetFocus
    Else
    End If

que obriga o usuário a realizar uma seleção para continuar a preencher os demais campos. Caso o usuário não faça a escolha e tente sair , o foco permanece na Caixa. Esta rotina está funcionando normal.

No Grupo de Opções "GrEspecieDoc", no evento Ao Sair, possui implementado o código a seguir:  

If IsNull(Me.GrEspecieDoc) = True Then
           MsgBox " ASSINALE UMA OPÇÃO PARA CONTINUAR", vbInformation, "USUÁRIO"
           Me.GrEspecieDoc.SetFocus
           Else
           End If

que obriga o usuário a fazer uma escolha de opção para continuar a preencher os demais campos. Caso o usuário não faça a seleção de uma opção, o foco "deveria" permanecer no Grupo. Esta rotina não está funcionando conforme deveria.

Após clicar em OK na MSGBOX do Grupo de Opções "GrEspecieDoc" caso o usuário não satisfaça a condição da rotina, o foco deveria permanecer no Grupo de Opções (como escrito acima), mas não acontece isto. O que ocorre é que o foco está passando para a Caixa de Combinação "TipoDocumento", em vez de permanecer no Grupo de Opções.

Já tentei tudo que o meu parco conhecimento permite para encontrar o erro ou solução, sem sucesso.

Caso alguém tenha alguma sugestão ou informação de onde estou errando, ficarei grato pelas mesmas.

Anexei uma cópia do aplicativo para ilustrar o problema.
    Anexos
    [Resolvido]Rotina de código em evento não é realizada corretamente (ajuda) AttachmentPROTOCOLO - PRO(3).zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (356 Kb) Baixado 3 vez(es)
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Rotina de código em evento não é realizada corretamente (ajuda) Empty Re: [Resolvido]Rotina de código em evento não é realizada corretamente (ajuda)

Mensagem  Alexandre Fim em 12/12/2018, 11:34

Ola OLDRIVG

É necessário setar o foco no grupo antes da mensagem. e após a mensagem vc coloca um "Exit Sub" pra finalizar na sub que está o código.

Copie e cole o código abaixo.

Boa sorte.

Código:

Private Sub GrEspecieDoc_Exit(Cancel As Integer)

If IsNull(Me.GrEspecieDoc) = True Then
            Me.GrEspecieDoc.SetFocus
            MsgBox " ASSINALE UMA OPÇÃO PARA CONTINUAR", vbInformation, "                                                    ATENÇÃO USUÁRIO"
            Exit Sub
        End If

Me.GrEspecieDoc.BorderColor = 0
        Me.Rótulo233.ForeColor = 0
        Me.Rótulo235.ForeColor = 0

End Sub

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Rotina de código em evento não é realizada corretamente (ajuda) Empty Re: [Resolvido]Rotina de código em evento não é realizada corretamente (ajuda)

Mensagem  OLDRIVG em 12/12/2018, 12:38

Olá Alexandre Fim, bom dia.

Agradeço-lhe a presteza e a atenção.

A implementei a sua sugestão e funciona. O foco fica no Grupo de Opções. Mas também vai para a Caixa de Combinação "TipoDocumento".

Entretanto, permanece um erro. Quando se tenta sair do Grupo de Opções "GrEspecieDoc" sem selecionar uma opção, o foco vai para a Caixa de Combinação "TipoDocumento"(fica em cor verde) e não sai mais. Mesmo selecionando uma opção e passando para outro campo. E este erro somente acontece quando se sai do Grupo de Opções sem selecionar e com o código Me.GrEspecieDoc.setfocus ativado. Se desativar, não ocorre o erro, mas em contra partida o foco passa para o campo "NumeroDocumento", ficando o Grupo de Opções também com foco (na cor vermelha) até selecionar.

Não sei se você baixou o arquivo anexado, mas, caso tenha tempo, dê uma olhadinha para comprovar, sem querer abusar.

Há alguma solução para este entrave?
    Agradeço
    FranklinJSP
    FranklinJSP
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Mensagem  FranklinJSP em 12/12/2018, 17:16

Oi Oldri

Em anexo, eu acho que é o que vc precisa!

Saludos desde Bolivia

.................................................................................
    Meu Português não é muito bom,
    mas eu gosto de colaborar... em qualquer idioma
    Smile "Access... minha paixão"
    OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Mensagem  OLDRIVG em 13/12/2018, 10:12

Bom dia, FranklinJSP.

Agradeço-lhe pela a atenção e prestabilidade.

É justamente o que você implementou que preciso. Funcionou perfeitamente. Inclusive adaptei as alterações que fez para o campo "DataDocumento", que estava com o mesmo entrave.

FranklinJSP
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Mensagem  FranklinJSP em 14/12/2018, 18:28

Que bom!!!

lol! lol! lol!

.................................................................................
    Meu Português não é muito bom,
    mas eu gosto de colaborar... em qualquer idioma
    Smile "Access... minha paixão"

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 20/6/2019, 12:44