MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

Front-End hospedado no Access no Office 365

climb1
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Front-End hospedado no Access no Office 365  Empty Front-End hospedado no Access no Office 365

Mensagem  climb1 em 28/1/2019, 22:38

Olá amigos,

Eu tenho conhecimento razoável no Access, dá pro gasto... mas zero para web/internet.

Tenho diversas ferramentas todas locais ou redes corporativas, mas nenhuma na Web.

Pois bem, fui atrás disso no passado e aprendi... um pouquinho....

Mas agora no Office 365 parece que tudo mudou quando trata-se de databases access via internet. Tem o Sharepoint (que nuca usei), tem o Azure (que nunca usei), enfim, não sei nem por onde começar....

Vi esse exemplo do nosso colega: http://www.maximoaccess.com/t24653-base-de-dados-na-web-com-sharepoin mas é muito resumido pois foi apenas um teste.

Estou procurando documentação sobre o tema, tutorial, dicas, aulas, sei lá, qualquer coisa que me ensine como transformar minha atual aplicação front-end que roda local em rede local para também rodar via internet, onde meus "Formulários" possam ser acessados pela Web, e claro, com todo o suporte de módulos que tenho amarrados aos formulários, alguns atualizam dados, outros apenas executam uma query, outros efetuam rotinas automatizadas, enfim, imagine uma aplicação Access onde o usuário final só enxerga alguns formulários que eu criei, e é isso que eu quero que ele possa acessar de sua casa ou de qualquer ponto onde ele tenha internet.

Não é nada exorbitante de complexidade de dados em massa ou muitos usuários, coisa pequena, cerca de 4, 5 multiusuários, tabelas pequenas menos de 10.000 registros cada, então imagino, caso seja possível, não preciso migrar minhas tabelas para um SQL Server. Pelo menos no acesso via rede corporativa o acesso é com desempenho fantástico.

Também nada impede que eu coloque todas as tabelas hospedadas na web e que inclusive os usuários locais acessem somente pela internet, se for a solução sem problemas, mas não faço nem ideia como fazer isso.

Alguém tem dica onde busco esse tipo de tutorial, ou por onde começo?

Obrigado e abraços,
    Maicon
    Maicon
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Front-End hospedado no Access no Office 365  Empty Re: Front-End hospedado no Access no Office 365

Mensagem  Maicon em 18/3/2019, 07:08

Boa noite algumas opções para você .

1 ) Conexão VPN - Então não vou poder te passar nenhum link pois não sei se possui um Servidor com Windows server, não sei qual tua versão do Windows. Usaria este recurso "Basicamente o PC remoto se conecta a tua rede local via internet", Criando um túnel entre a internet e a rede local fazendo como se o usuário estivesse em sua rede local. Vantagens : Não depende de drivers odbc, não precisa migrar para sql server mysql etc...
    Veja o link abaixo :
    "https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/02/como-configurar-uma-vpn-ssl-no-pc.html"

2) Acesso remoto se possuir Windows server poderia se valer do terminal services do Windows , (Área de trabalho remota) acessa como se estivesse em frente ao PC.

3)Criar um servidor mysql ou sql server liberar as portas e usar devidos drivers odbc para fazer a conexão.

4) Quanto ao office 365 facilita muito pelo que pude perceber podes disponibilizar diretamente na web a aplicação para demais usuários, porém isso gera custos adicionais.

.................................................................................
    "Uma pessoa que nunca cometeu um erro, nunca tentou nada novo."
    Albert Einstein

Bons Estudos.

Data/hora atual: 20/9/2019, 17:57