MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão

    avatar
    felippeserra
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 10
    Registrado : 21/02/2019

    [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão Empty [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão

    Mensagem  felippeserra 21/2/2019, 20:24

    Boa tarde a todos.
    Estou com o seguinte problema no meu banco de dados, em cada venda tenho registrado o funcionário que desempenhou cada papel e para cada papel desempenhado o funcionário deve receber um percentual de comissão ex.
    Na venda 1
    Vendedor funcionário 1
    Embalador funcionário 2
    Caixa funcionário 1
    Almoxarifado funcionário 3
    Na venda 2
    Vendedor funcionário 3
    Embalador funcionário 1
    Caixa funcionário 2
    Almoxarifado funcionário 1

    Tenho estabelecido que para o produto em questão
    Vendedor 10% comissão
    Embalador 3% comissão
    Caixa 2% comissão
    Almoxarifado 5% de comissão.

    Como mostrado no exemplo o mesmo funcionário pode estar em diferentes etapas do processo.

    Preciso criar um relatório que some a comissão total que determinado funcionário deverá receber no mês em todos os registros que ele apareça, independente se como vendedor, caixa, embalador ou almoxarifado.

    Não sei se ficou Clara a pergunta.
    Estou quebrando a cabeça com isso se alguém puder dar uma luz...
    Agradeço
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8443
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão Empty Re: [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão

    Mensagem  Alexandre Neves 21/2/2019, 20:50

    Boa noite e bem-vindo ao fórum
    Faltou o anexo


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    felippeserra
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 10
    Registrado : 21/02/2019

    [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão Empty Re: [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão

    Mensagem  felippeserra 21/2/2019, 23:08

    Desculpe, não sabia que precisava de arquivo.

    como o BD é bem extenso tentei fazer um modelo de tabelas e uma consulta que reúne meu problema do modo mais sucinto e limpo que encontrei...

    segue o modelo

    o que preciso é criar um relatório que me de a soma de tudo que um funcionário precisa receber de comissão das vendas de um mês por exemplo.

    desculpa se o arquivo está bem cru é que estou tentando limitar ao problema
    Anexos
    [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão Attachmentexemplo.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (31 Kb) Baixado 9 vez(es)
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8443
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão Empty Re: [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão

    Mensagem  Alexandre Neves 22/2/2019, 11:46

    Boa dia
    Na origem da consulta
    SELECT NomeFunc, Vender, Embalar,Caixa, Almoxarife, MesVenda FROM (SELECT NomeFunc, CCur(ValorVenda*ComissaoVendedor) as Vender, CCur(ValorVenda*ComissaoEmbalador) as Embalar, CCur(ValorVenda*ComissaoCaixa) as Caixa,CCur(ValorVenda*ComissaoAlmoxarifado) as Almoxarife,Format(DataVenda,'mm-yyyy') as MesVenda FROM (Funcionario LEFT JOIN Venda ON Funcionario.NomeFunc=Venda.Embalador) LEFT JOIN Produto ON Venda.Cod=Produto.Codigo WHERE Vendido) GROUP BY NomeFunc, Vender, Embalar, Caixa,Almoxarife, MesVenda


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    felippeserra
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 10
    Registrado : 21/02/2019

    [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão Empty Re: [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão

    Mensagem  felippeserra 22/2/2019, 16:36

    Obrigado Alexandre Neves,

    consegui fazê-lo dessa maneira:

    SELECT Funcionario AS func, produto.[nome produto], venda.[Valor venda], venda.vendedor, produto.[comissao vendedor], IIf([vendedor]=[Funcionario],CCur([Valor venda]*[comissao vendedor]),CCur(0)) AS com_ven, venda.embalador, produto.[comissao embalador], IIf([embalador]=[Funcionario],CCur([Valor venda]*[comissao embalador]),CCur(0)) AS com_emb, venda.caixa, produto.[comissao caixa], IIf([caixa]=[Funcionario],CCur([Valor venda]*[comissao caixa]),CCur(0)) AS com_cx, venda.almoxarifado, produto.[comissao almoxarifado], IIf([almoxarifado]=[Funcionario],CCur([Valor venda]*[comissao almoxarifado]),CCur(0)) AS com_alm, CCur([com_ven]+[com_emb]+[com_cx]+[com_alm]) AS com_total, Format(venda.[data da venda],"mm-yyyy") AS Expr1, produto.vendido
    FROM produto INNER JOIN venda ON produto.[Codigo] = venda.cod
    WHERE (((Format(venda.[data da venda],"mm-yyyy")) Like [digite mes e ano mm-yyyy]+"*") AND ((produto.vendido)=True));
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8443
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão Empty Re: [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão

    Mensagem  Alexandre Neves 22/2/2019, 18:38

    Tinha-me esquecido de dizer que os nomes tinham sido adaptados para respeitar as boas normas de nomenclatura
    Aconselho a seguir as regras de nomenclatura, facilita o trabalho e evita erros


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    felippeserra
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 10
    Registrado : 21/02/2019

    [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão Empty Re: [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão

    Mensagem  felippeserra 22/2/2019, 19:41

    Sim, sim eu tinha visto e me adaptei a partir daí...
    Na verdade esses nomes foram só para exemplo mesmo...
    Obrigado sua versão me ajudou bastante

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão Empty Re: [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 11:31