MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Pesquisa e soma de comissão

felippeserra
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Pesquisa e soma de comissão Empty [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão

Mensagem  felippeserra em 21/2/2019, 20:24

Boa tarde a todos.
    Estou com o seguinte problema no meu banco de dados, em cada venda tenho registrado o funcionário que desempenhou cada papel e para cada papel desempenhado o funcionário deve receber um percentual de comissão ex.
    Na venda 1
    Vendedor funcionário 1
    Embalador funcionário 2
    Caixa funcionário 1
    Almoxarifado funcionário 3
    Na venda 2
    Vendedor funcionário 3
    Embalador funcionário 1
    Caixa funcionário 2
    Almoxarifado funcionário 1

Tenho estabelecido que para o produto em questão
    Vendedor 10% comissão
    Embalador 3% comissão
    Caixa 2% comissão
    Almoxarifado 5% de comissão.

Como mostrado no exemplo o mesmo funcionário pode estar em diferentes etapas do processo.

Preciso criar um relatório que some a comissão total que determinado funcionário deverá receber no mês em todos os registros que ele apareça, independente se como vendedor, caixa, embalador ou almoxarifado.

Não sei se ficou Clara a pergunta.
    Estou quebrando a cabeça com isso se alguém puder dar uma luz...
    Agradeço
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Pesquisa e soma de comissão Empty Re: [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão

Mensagem  Alexandre Neves em 21/2/2019, 20:50

Boa noite e bem-vindo ao fórum
    Faltou o anexo

.................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    felippeserra
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Pesquisa e soma de comissão Empty Re: [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão

Mensagem  felippeserra em 21/2/2019, 23:08

Desculpe, não sabia que precisava de arquivo.

como o BD é bem extenso tentei fazer um modelo de tabelas e uma consulta que reúne meu problema do modo mais sucinto e limpo que encontrei...

segue o modelo

o que preciso é criar um relatório que me de a soma de tudo que um funcionário precisa receber de comissão das vendas de um mês por exemplo.

desculpa se o arquivo está bem cru é que estou tentando limitar ao problema
    Anexos
    [Resolvido]Pesquisa e soma de comissão Attachmentexemplo.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (31 Kb) Baixado 5 vez(es)
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Alexandre Neves em 22/2/2019, 11:46

Boa dia
    Na origem da consulta
    SELECT NomeFunc, Vender, Embalar,Caixa, Almoxarife, MesVenda FROM (SELECT NomeFunc, CCur(ValorVenda*ComissaoVendedor) as Vender, CCur(ValorVenda*ComissaoEmbalador) as Embalar, CCur(ValorVenda*ComissaoCaixa) as Caixa,CCur(ValorVenda*ComissaoAlmoxarifado) as Almoxarife,Format(DataVenda,'mm-yyyy') as MesVenda FROM (Funcionario LEFT JOIN Venda ON Funcionario.NomeFunc=Venda.Embalador) LEFT JOIN Produto ON Venda.Cod=Produto.Codigo WHERE Vendido) GROUP BY NomeFunc, Vender, Embalar, Caixa,Almoxarife, MesVenda

.................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    felippeserra
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  felippeserra em 22/2/2019, 16:36

Obrigado Alexandre Neves,

consegui fazê-lo dessa maneira:

SELECT Funcionario AS func, produto.[nome produto], venda.[Valor venda], venda.vendedor, produto.[comissao vendedor], IIf([vendedor]=[Funcionario],CCur([Valor venda]*[comissao vendedor]),CCur(0)) AS com_ven, venda.embalador, produto.[comissao embalador], IIf([embalador]=[Funcionario],CCur([Valor venda]*[comissao embalador]),CCur(0)) AS com_emb, venda.caixa, produto.[comissao caixa], IIf([caixa]=[Funcionario],CCur([Valor venda]*[comissao caixa]),CCur(0)) AS com_cx, venda.almoxarifado, produto.[comissao almoxarifado], IIf([almoxarifado]=[Funcionario],CCur([Valor venda]*[comissao almoxarifado]),CCur(0)) AS com_alm, CCur([com_ven]+[com_emb]+[com_cx]+[com_alm]) AS com_total, Format(venda.[data da venda],"mm-yyyy") AS Expr1, produto.vendido
    FROM produto INNER JOIN venda ON produto.[Codigo] = venda.cod
    WHERE (((Format(venda.[data da venda],"mm-yyyy")) Like [digite mes e ano mm-yyyy]+"*") AND ((produto.vendido)=True));
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Alexandre Neves em 22/2/2019, 18:38

Tinha-me esquecido de dizer que os nomes tinham sido adaptados para respeitar as boas normas de nomenclatura
    Aconselho a seguir as regras de nomenclatura, facilita o trabalho e evita erros

felippeserra
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  felippeserra em 22/2/2019, 19:41

Sim, sim eu tinha visto e me adaptei a partir daí...
    Na verdade esses nomes foram só para exemplo mesmo...
    Obrigado sua versão me ajudou bastante

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 24/8/2019, 23:32