MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    avatar
    motavg
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 54
    Registrado : 28/01/2019

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  motavg 25/3/2019, 23:33

    Olá, boa noite. Estou c dificuldade de criar uma tabela, para os ingredientes do produto final.
    Ex: quando eu selecionar a opção "hamburger" gostaria que saísse do estoque os ingredientes, tipo: ovo, carne e queijo e etc.
    Ou seja, na hora de selecionar a palavra "hambúrguer" dar baixa no estoque dos ingredientes que compõe o hambúrguer.
    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1049
    Registrado : 11/11/2009

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Re: [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  scandinavo 26/3/2019, 01:47

    olá
    Você vai precisar de uma tabela para o cadastro dos nomes (hambúrguer) e é uma outra tabela para os ingredientes que o compõem.

    O resto é em consulta .

    posta a sua base para ver como está a estrutura.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3226
    Registrado : 13/12/2016

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Re: [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  Alexandre Fim 26/3/2019, 12:18

    Vinícius bom dia,
    Para criar um controle de estoque/vendas de produtos compostos por vários insumos, requer um certo cuidado nos detalhes de cada fase do desenvolvimento do sistema.
    No seu caso, é necessário definir quais insumos compõem o seu produto final (hambúrguer)
    Ex:
    - 1 pão
    - 1 hambúrguer ou 150g carne
    - 2 folhas de alface
    - 2 fatias de queijo ou 50g queijo
    - 2 fatias de tomate
    - 2 fatias de cebola
    - 10g de maionese

    Em seguida, cadastrar esses insumos em uma tabela de Produtos (classificar como matéria-prima/insumo, e o hambúrguer classificar como produto acabado).

    Para fazer a composição de preço do seu produto final (hambúrguer), requer um certo cuidado no que diz respeito ao custo de cada insumo utilizado e calcular a proporcionalidade deles na composição do produto final.

    No controle de estoque de cada insumo é necessário ter a seguinte informação:
    - Quantidade Disponível( quantidade total do insumo/produto de acordo com sua Unidade de Medida - Kg, ml, UN e etc)
    - Quantidade Reservada (quantidade de produto reservada para pedidos em antamento)
    - Quantidade de Saída (quantidade de produto que saiu quando finalizou o pedido)
    - Quantidade Mínima (quantidade mínima do insumo/produto para manter uma segurança na produção dos produto final. Ex: Pão de Hamburguer - Qtde Mínima = 100. O sistema deve avisar quando as vendas atingirem esta quantidade mínima, para gerar um pedido de compra automático para este produto/insumo e etc.)

    Espero ter ajudado.

    []'s
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1397
    Registrado : 07/12/2011

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Re: [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  tauron 27/3/2019, 11:47

    Amigo, veja se ajuda. Não testei totalmente mas o caminho das pedras é por aí. Shocked
    Anexos
    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. AttachmentExemplo Montavg.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (118 Kb) Baixado 40 vez(es)
    avatar
    motavg
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 54
    Registrado : 28/01/2019

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  motavg 27/3/2019, 15:22

    Boa tarde! Obrigado por estarem aqui me ajudando.

    tauron,

    Eu peguei esse exemplo que me mandou e vi que ele é perto do que eu quero. Mas vocês ainda poderiam me ajudar?

    Exemplo:

    Quando eu vou dar baixar no no hamburguer e coloco a quantidade. Ele dá baixa em todos os ingredientes de acordo que coloco na coluna quantidade.

    Mas existem ingredientes como o Ovo, quem em outros produtos como o X-Duplo. Ele deve sair duas vezes.

    Até colequei o X-Duplo para testar. Eu quando seleciono os ingredientes, eu tenho que por 2 Ovo, 2 pão, 2 carne e vou fazer a saída na quantidade. Que seria 1 X-duplo, ele só tira 1 do estoque de cada ingrediente que compõem e o certo, seria quando eu colocar 1 X-Duplo na saída, ele já retirar do estoque a quantidade que coloquei como seu ingrediente. Poderia me ajudar? Conseguiu entender? Até enviei o anexo com o X-Duplo.
    Anexos
    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. AttachmentExemplo Montavg.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (259 Kb) Baixado 10 vez(es)
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1397
    Registrado : 07/12/2011

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Re: [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  tauron 27/3/2019, 16:34

    Veja, atente para o fato de eu não ter informado quantas unidades de queijo no x duplo.
    Anexos
    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. AttachmentExemplo Motavg -Mod.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (116 Kb) Baixado 18 vez(es)
    avatar
    motavg
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 54
    Registrado : 28/01/2019

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  motavg 27/3/2019, 17:00

    Funcionou perfeitamente a saída deles de acordo com os ingredientes.

    Agora, como posso juntar o estoque do ingrediente de ovo do x-tudo com o do hamburguer?
    Pois eles nesses caso estão separados. Quando vendo o x-tudo, o estoque do ovo, pão, carne por exemplo devem atualizar na lista do outros produtos que contem os mesmos ingredientes.

    Exemplo, tenho 30 unidades de ovos no total.

    Se eu der saída no hamburguer, ela vai atualizar para 29 ovos.

    No exemplo, ele está em estoques separados para cada produto.

    Obradado, desde já. A ajuda está sendo de grande valia.
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1397
    Registrado : 07/12/2011

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Re: [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  tauron 28/3/2019, 17:05

    Então, após analisar bem, constatei um problema neste exemplo e na medida do possivel modifiquei mas, não estou conseguindo resolver uma questão no momento da execução. Estou com problemas de saúde na familia (mãe) e minha cabeça não está la essa coisas, ser algum outro colega puder nos auxiliar, ficarei muito grato. Após informar a quantidade do produto esta solicitando dois parametros (não deveria).
    Anexos
    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. AttachmentExemplo Motavg 1.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (117 Kb) Baixado 18 vez(es)
    avatar
    motavg
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 54
    Registrado : 28/01/2019

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  motavg 28/3/2019, 18:38

    Desejo toda melhora possível. Espero que as coisas se resolvam o mais breve possível.

    Fico no aguardo os amigos, para este auxilio. Estou tentando quebrar a cabeça aqui, mas meu conhecimento ainda é limitado.

    Desde já, agradeço.
    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1049
    Registrado : 11/11/2009

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Re: [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  scandinavo 29/3/2019, 17:17

    Utilizei o exemplo acima e fiz duas versões

    1 -utilizando código vba
    tem que ter mais cuidado com o estoque (fazer mais código para edição e exclusão de algum pedido)


    2- controla o estoque na consulta

    bem mais fácil porque a edição ou exclusão não interfere no estoque.

    porque a consulta soma o que entrou menos a soma do que saiu
    Anexos
    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. AttachmentEstoqueLaches1 e 2 .zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (72 Kb) Baixado 53 vez(es)
    avatar
    motavg
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 54
    Registrado : 28/01/2019

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  motavg 29/3/2019, 22:57

    Meu amigo, muito obrigado pelo retorno.

    Fico feliz por pela ajuda. Eu vou usar o exemplo 1, pois é o que me atende mais no momento. Eu irei juntar com o que já tenho e espero que ocorra tudo bem.

    Novamente, obrigado pela ajuda de todos!!!
    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1049
    Registrado : 11/11/2009

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Re: [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  scandinavo 30/3/2019, 09:03

    obrigado pelo retorno até mais
    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1049
    Registrado : 11/11/2009

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Re: [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  scandinavo 30/3/2019, 13:50

    Fiz uma pequena alteração no código ai não tem a necessidade da utilização de uma consulta para obter a somas do produtos utilizados.
    Faz a busca diretamente na tabela e a multiplicação no codigo


    Private Sub QntVendas_AfterUpdate()
    Dim db As Database
    Set db = CurrentDb()
    Dim saida As Integer 'Variavel para pegar o total de ingrediente que saiu
    Dim rsTP, rsBP As dao.Recordset
    'rsTP Abre a tabela de acordo com o produto
    'rsBP abre a tabela para dar baixa de estoque
    'Aqui abre a tabela para pegar os produtos utilizados
    Set rsTP = db.OpenRecordset("SELECT * FROM tblIngredientes WHERE CodProduto = " & Me.CodProduto & "")
    Do While Not rsTP.EOF 'Repetirei At? que n?o haja mais ingredientes
    saida = Me.QntVendas * rsTP!Quant 'multiplica a qut vendida por qnt de ingrediente por unidade

    'Abre a tabela para dar baixa no ingrediente
    Set rsBP = db.OpenRecordset("SELECT * FROM tblMateriaPrima WHERE Ingrediente = '" & rsTP!Ingrediente & "'")
    rsBP.Edit
    rsBP!Estoque = rsBP!Estoque - saida
    rsBP.Update
    rsTP.MoveNext 'Movo para proximo produto para dar a baixa no estoque...
    Loop

    'Fecha as Conexoes abertas
    Set db = Nothing
    Set rsTP = Nothing
    Set rsBP = Nothing
    End Sub
    avatar
    motavg
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 54
    Registrado : 28/01/2019

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  motavg 30/3/2019, 14:07

    Muito obrigado pela informação.

    Teria como por uma msgbox, quando o estoque estiver abaixo de 10 por exemplo?

    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1049
    Registrado : 11/11/2009

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Re: [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  scandinavo 30/3/2019, 18:14

    codigo com a mensagem estoque mínimo de 10 unidades para todos os ingredientes se quiser um estoque mínimo diferenciado por ingredientes
    o sistema é diferente.

    Private Sub QntVendas_AfterUpdate()
    Dim db As Database
    Set db = CurrentDb()
    Dim saida As Integer 'Variavel para pegar o total de ingrediente que saiu
    Dim rsTP, rsBP As dao.Recordset
    'rsTP Abre a tabela de acordo com o produto
    'rsBP abre a tabela para dar baixa de estoque
    'Aqui abre a tabela para pegar os produtos utilizados
    Set rsTP = db.OpenRecordset("SELECT * FROM tblIngredientes WHERE CodProduto = " & Me.CodProduto & "")
    Do While Not rsTP.EOF 'Repetirei At? que n?o haja mais ingredientes
    saida = Me.QntVendas * rsTP!Quant 'multiplica a qut vendida por qnt de ingrediente por unidade

    'Abre a tabela para dar baixa no ingrediente
    Set rsBP = db.OpenRecordset("SELECT * FROM tblMateriaPrima WHERE Ingrediente = '" & rsTP!Ingrediente & "'")
    rsBP.Edit
    rsBP!Estoque = rsBP!Estoque - saida
    rsBP.Update
    If rsBP!Estoque <= 10 Then 'verifica a quantidade em estoque de cada ingrediente se for <=10 avisa
    MsgBox ("A quantidade de " & rsBP!Ingrediente & " ? de " & rsBP!Estoque & ""), vbInformation, "Esta ai a sua mensagem"
    End If
    rsTP.MoveNext 'Movo para proximo produto para dar a baixa no estoque...
    Loop

    'Fecha as Conexoes abertas
    Set db = Nothing
    Set rsTP = Nothing
    Set rsBP = Nothing
    End Sub
    avatar
    motavg
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 54
    Registrado : 28/01/2019

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  motavg 1/4/2019, 05:19

    Muito obrigado pela sua ajuda!!!

    Eu acabei usando o estoque feito por consulta.

    Mas não encontrei maneira de me avisar por msgBox quanto o estoque estiver no minimo.

    E fiz uns testes como o estoque por vba, ele me informa o minimo. Mas estou no problema de ao deletar registro, ele retornar o estoque ao que estava ao anterior.

    Por exemplo, dei baixa em um produto com estoque 10, ela passa para 9.
    Mas por ventura que cancelei a venda, o produto deveria retorna para 10.

    Contudo, ele fica no 9.

    Dei olhando em vários tópicos daqui e não objetive sucesso para um desses problemas. Se puder me orientar novamente, eu agradeço.
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1397
    Registrado : 07/12/2011

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Re: [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  tauron 2/4/2019, 17:19

    Talvez se colocasse algum comando no botao de cancelar a venda que ao clicar e daria uma "entrada" do produto.
    avatar
    motavg
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 54
    Registrado : 28/01/2019

    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  motavg 2/4/2019, 17:35

    Eu conseguir resolve isso, dando essa entrada como vc disse.

    Esse problema está resolvido. Porém vem mais 10. Rs

    Mas agradeço sempre a ajuda de vocês. O aprendizado nunca é demais!

    Conteúdo patrocinado


    controle de estoque - [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente. Empty Re: [Resolvido]Como Criar controle de estoque com mais de um ingrediente.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 8/5/2024, 17:01