MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

Limitar a um número específico de registros da mesma categoria.

samueldrun
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Limitar a um número específico de registros da mesma categoria. Empty Limitar a um número específico de registros da mesma categoria.

Mensagem  samueldrun em 7/8/2019, 04:02

Boa Noite mestres,

Então eu tenho um formulário onde é montado um cardápio, porém gostaria de gerar um aviso caso fosse incluído por exemplo: três pratos da categoria sopa ou dois pratos da categoria sobremesas, se fosse apenas para localizar duplicados tudo bem, porém o número de pratos de cada categoria varia, alguns são permitidos 2 repetições outro apenas 1 outros 3 alguém pode me ajudar ?
    IvanJr.
    IvanJr.
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Limitar a um número específico de registros da mesma categoria. Empty Re: Limitar a um número específico de registros da mesma categoria.

Mensagem  IvanJr. em 7/8/2019, 04:28

se fosse apenas para localizar duplicados tudo bem
    é a mesma lógica

Utilize a função DCount para saber quantos pratos de determinada categoria já existem e quando necessário alertar o usuário

No evento desejado, use

Código:
    If dcount("*","tblPratos","categoria = """ & "CategoriaFulana" & """")=3 then
      msgbox "já existem três pratos para a categoria fulana"
      ...
    end if

.................................................................................
    Sempre tente entender o código, não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    samueldrun
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Limitar a um número específico de registros da mesma categoria. Empty Limitar a um número específico de registros da mesma categoria

Mensagem  samueldrun em 8/8/2019, 01:49

Boa noite IvanJr,

certo, e como posso buscar como referencia uma tabela com essas regras, por exemplo, eu tenho uma tabela x onde tem quantos pratos de cada categoria são aceitos, como posso fazer esse dcount contar os pratos com a mesma categoria buscando o limite dessa tabela x ?
    IvanJr.
    IvanJr.
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Limitar a um número específico de registros da mesma categoria. Empty Re: Limitar a um número específico de registros da mesma categoria.

Mensagem  IvanJr. em 8/8/2019, 02:24

Código:
    If dcount("*","tblPratos","categoria = """ & "CategoriaFulana" & """") = dlookup("CampoQtdAceita", "TabelaX", "categoria = """ & "CategoriaFulana" & """") then
      msgbox "já existem a quantidade máxima de pratos para a categoria escolhida"
      ...
    end if

.................................................................................
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    samueldrun
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Limitar a um número específico de registros da mesma categoria. Empty Limitar a um número específico de registros da mesma categoria

Mensagem  samueldrun em 8/8/2019, 04:14

Boa noite, funcionou, só que pratos sem um numero estabelecido na tabela x ele da a mensagem com apenas uma inserção tem como contornar isso ? tipo pra ele aplicar a regra somente para os pratos em que ele encontrar registro e os outros deixar livre ?
    IvanJr.
    IvanJr.
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  IvanJr. em 8/8/2019, 04:26

Evite ficar criando exceções no código. Isso dificultará a manutenção. Basta estabelecer um limite na tabela X de 1.000 pratos para a tal categoria.

Ou, use a função Dcount para procurar se existe registro na tabela de limitações, e caso exista aplicar o código. Não recomendo isso.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 21/8/2019, 13:00