MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Insert em campo por ausencia de info

soclikar
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Insert em campo por ausencia de info Empty [Resolvido]Insert em campo por ausencia de info

Mensagem  soclikar em 5/9/2019, 13:48

Olá,

Em um campo texto necessito pesquisar se existe traço e antes dele alguma escrita, e caso não exista inserir informação desejada.

Ex.:

VERMELHO
    0,25-ROSA
    1,5-AZUL
    VERDE
    ROXO

A ideia é inserir para antes do VERMELHO, VERDE e ROXO a informação 0- ficando...

0-VERMELHO
    0,25-ROSA
    1,5-AZUL
    0-VERDE
    0-ROXO
    renpv
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Insert em campo por ausencia de info Empty Re: [Resolvido]Insert em campo por ausencia de info

Mensagem  renpv em 5/9/2019, 16:34

Qual o contexto da necessidade? É pra fazer algum cálculo? Se for pra cálculo, você já pensou em criar uma tabela com essas informações e usá-las com combobox nos campos?
    soclikar
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Insert em campo por ausencia de info Empty Re: [Resolvido]Insert em campo por ausencia de info

Mensagem  soclikar em 5/9/2019, 19:02

Sim, é para calculo. Sim, já pensei, mas é uma rotina necessária para gerar um relatório em uma base que não criei e tenho apenas acesso a leitura das informações.
    renpv
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Mensagem  renpv em 5/9/2019, 19:57

Eu não sei exatamente como você vai usar mas eu criei uma função em um módulo que é global. Assim, é possível usar tanto nos campos dos formulários como em consultas.

Segue o exemplo. Espero ter ajudado
    Anexos
    [Resolvido]Insert em campo por ausencia de info Attachmentinsert-em-campo-por-ausencia-de-info.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (40 Kb) Baixado 6 vez(es)
    soclikar
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  soclikar em 5/9/2019, 20:56

Renpv, me desculpe mas acredito não ter informado corretamente a necessidade. Essa rotina é uma adaptação para aproveitar um campo e extrair dele o resultado. As cores são apenas um exemplo do que pode ser cadastrado pelo usuário. Ele pode cadastrar qualquer palavra e esquecer de colocar no inicio o "percentual" seguido de traço que envolve o campo. O que desejo é que todo campo que ele cadastrar sem X- ocorra a inserção automática para 0- antes do nome assim filtro apenas o inicio e uso no calculo.
    renpv
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Mensagem  renpv em 6/9/2019, 00:28

Realmente eu não entendi e continuo sem entender. Se você puder mandar uma parte do banco explicando exatamente o que precisa eu posso tentar ajudar.
    soclikar
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  soclikar em 6/9/2019, 19:15

Renpv,anexei um exemplo. Abra o form, clique no botão. Ocorrerá um erro. Abra a tabela Classes. Coloque 0- na frente do nome Não Cadastrado e depois tente abrir o relatório novamente, irá funcionar. Eis a minha necessidade. Criar uma rotina simples para preencher com 0- os nomes da tabela Classes quando este campo faltar um "percentual" a frente da descrição. Veja a consulta que entenderá, nela existe a ideia do porque do campo "percentual".
    Anexos
    [Resolvido]Insert em campo por ausencia de info AttachmentExemplo.zip
    (34 Kb) Baixado 5 vez(es)
    renpv
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Mensagem  renpv em 6/9/2019, 19:35

Eu tô vendo aqui. De antemão te digo que o problema não é no formulário e sim na consulta que gera o relatório.

Uma pergunta: Teria problema criar mais uma coluna na tabela classes?
    soclikar
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  soclikar em 6/9/2019, 19:44

Então... tenho apenas permissão de leitura das informações no BD não sendo possível nenhuma alteração.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  Alexandre Fim em 6/9/2019, 21:41

Soclikar,

O erro está na expressão, na colsulta. Segue:

Percentual: CDup(Esquerda([Classes].[Nome];EmSeq(1;[Classes].[Nome];"-")-1))

.................................................................................
    "Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende." (Leonardo da Vinci)
    "O impossível existe até que alguém duvide dele e prove o contrário." (Albert Einstein)
    soclikar
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  soclikar em 6/9/2019, 22:53

Olá Alexandre,

Sim, isso é devido expressão não encontrar resultado solicitado. A ideia é que para não ocorrer tal erro eu consiga trata-lo inserindo a informação 0- nos campos, i.e., caso usuario cadastre sem o "percentual"- tipo: PADARIA a rotina deve inserir 0-PADARIA, diferente se já cadastrar correto tipo: "percentual"-"qualquerpalavra". Ex.: 1,5-TECIDO ou 2-AVIAO.
    renpv
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Mensagem  renpv em 7/9/2019, 02:08

Solução sugerida:

Levando em conta que você não pode criar campos nem editar as tabelas existentes e com base nas informações dadas até aqui, eu elaborei uma solução para o caso apresentado.

Criei um módulo global (se você já tiver um módulo global não precisa criar outro) e criei a função chamada getPercent() que espera um parâmetro do tipo string e procura pelo caractere "-". Caso encontre é entendido que foi informado um percentual no início, então retorna apenas o início da string já no formato Double. Caso não encontre retorna apenas o número 0 também no formato Double.
    Código:

Function getPercent(v)
    Dim str As String

str = InStr(1, v, "-")

If (str > 0 And str <= 5) Then
       getPercent = CDbl(Left(v, str - 1))
    Else
       getPercent = CDbl(0)
    End If

End Function

Segue o exemplo de uso dessa função na consulta
    Código:
    Percentual: getPercent([Classes].[Nome])

Eu testei aqui e, com os dados fornecidos, deu tudo certo. Caso encontre alguma inconsistência fique à vontade para adaptar o código.

Estou retornando o arquivo que mandaste por último já com as alterações aplicadas.

Espero ter ajudado.
    Anexos
    [Resolvido]Insert em campo por ausencia de info AttachmentExemplo-retorno.zip
    (69 Kb) Baixado 4 vez(es)
    soclikar
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  soclikar em 7/9/2019, 17:46

Binnnngoooo, muito obrigado Renpv. Resolvido.
    renpv
    Avançado
    Avançado

Respeito às Regras 100%

Mensagem  renpv em 7/9/2019, 23:24

O fórum agradece o retorno. Sempre que precisar pode chamar a gente aqui. Abraço

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 21/11/2019, 20:02