MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Dúvida na referência de coluna de listbox em uma consulta

leoni_dias
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Dúvida na referência de coluna de listbox em uma consulta Empty [Resolvido]Dúvida na referência de coluna de listbox em uma consulta

Mensagem  leoni_dias em 30/9/2019, 13:32

Bom dia a todos.

Estou com uma dúvida.

Para fazer referência de uma coluna de uma listbox no vba de um form eu utilizo

Me.[Campo].Caption = Forms![CADASTRO DE ADOLESCENTES]![Lista784].Column(2)

Funciona perfeitamente, mas se uso em um critério de uma consulta

Como [Forms]![CADASTRO DE ADOLESCENTES]![Lista784].Column(2)

não funciona de forma alguma. Deve ser algo simples, mas, como iniciante, não estou conseguindo entender.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Dúvida na referência de coluna de listbox em uma consulta Empty Re: [Resolvido]Dúvida na referência de coluna de listbox em uma consulta

Mensagem  JPaulo em 30/9/2019, 13:44

Olá;

Essa referencia direta não funciona em criterio de consulta.

O que se faz nesses casos, é você inserir uma caixa de texto em modo oculto no seu form e jogar o valor nela;

Código:
    Me.SuaCaixaTextoOculta.Value= Forms![CADASTRO DE ADOLESCENTES]![Lista784].Column(2)

Ae na consulta já pode usar e abusar;

Código:
    Como [Forms]![CADASTRO DE ADOLESCENTES]![SuaCaixaTextoOculta]

.................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

Ou ainda: Aqui (Novo)

Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

[Resolvido]Dúvida na referência de coluna de listbox em uma consulta Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Dúvida na referência de coluna de listbox em uma consulta Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Dúvida na referência de coluna de listbox em uma consulta Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    leoni_dias
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Dúvida na referência de coluna de listbox em uma consulta Empty Re: [Resolvido]Dúvida na referência de coluna de listbox em uma consulta

Mensagem  leoni_dias em 30/9/2019, 13:51

Bom dia, JPaulo.

Obrigado.

Me desculpe por ter dado o tópico como resolvido antes de postar uma dúvida.

Quais diferenças no uso de:

[NomeCampo] = Forms![CADASTRO DE ADOLESCENTES]![ListaX].Column(2)

[NomeCampo].Text = Forms![CADASTRO DE ADOLESCENTES]![ListaX].Column(2)

[NomeCampo].Value = Forms![CADASTRO DE ADOLESCENTES]![ListaX].Column(2)
    IvanJr.
    IvanJr.
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

Mensagem  IvanJr. em 1/10/2019, 02:50

[NomeCampo]
    Esta indicação é neutra. Algo como a tal célula tronco, isto é, pode indicar qualquer propriedade do controle ou até mesmo o próprio controle.

Veja:
    Código:
    Dim ctl as control
    Dim strX as string

ctl = me![NomeCampo] 'aqui a variável ctl assumirá tudo e todas as propriedades do controle [NomeCampo]
    strX = me![NomeCampo] 'aqui a variável strX assumirá o valor do controle [NomeCampo]
                                        'se [NomeCampo] tiver o valor "FulanoDeTal" então strX será "FulanoDeTal"

Como eu disse, neste caso a indicação é neutra, o que será assumido depende de como e onde será usado.

Text e Value são quase iguais. Com o "Text" você consegue capturar o valor de um campo no momento em que ele está sendo digitado. É mais usado no evento "Ao alterar" pois a medida que o usuário vai alterando um controle o valor vai sendo capturado. Formulários que usam filtros a medida que o usuário digita é exemplo de uso desta propriedade. Se você usar esta propriedade no evento após atualizar então não terá diferença para o "Value".

O "value" é usado para dar indicação completa. Eu não tinha o hábito de usá-lo, mas passei a ter. Com ele eu digo direto ao código que o que deve ser capturado é o valor de um controle. Assim o código não precisa interpretar o que deve ser lido no controle como nos casos das indicações neutras.

Alguns usuários declaram as variáveis mas não dizem o tipo, com isso abre margem pro código interpretar como quer, veja
    Código:
    Dim varVariant

varVariant = me![NomeCampo] 'aqui a variável assumirá tudo e todas as propriedades do controle, ou seja, será do tipo control
    varVariant = me![NomeCampo].Value 'aqui a variável assumirá o valor do controle, ou seja, poderá será um valor do tipo texto, numérico, booleano, data

.................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 18/11/2019, 07:20