MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL

    avatar
    _Dess_
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 56
    Registrado : 22/06/2010

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Empty BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL

    Mensagem  _Dess_ 24/6/2010, 15:14

    Olha eu aqui novamente...

    Tenho um subformulário contínuo com os seguintes campos:

    FINALIDADE DA CAUÇÃO
    DATA DO CADASTRO

    Eu quero que quando a DATA DO CADASTRO estiver em branco, o campo FINALIDADE DA CAUÇÃO fique habilitado; e caso a DATA DO CADASTRO esteja preenchida, o campo FINALIDADE DA CAUÇÃO fique desabilitado. Para isso eu fiz o seguinte comando:

    No campo DATA DO CADASTRO, coloquei no evento após atualizar o seguinte código:

    Private Sub DATA_DO_CADASTRO_AfterUpdate()
    If DATA_DO_CADASTRO <> 0 Then
    FINALIDADE_DA_CAUÇÃO. Enabled = False
    Else
    FINALIDADE_DA_CAUÇÃO. Enabled = True
    End If

    O sistema está quase fazendo o que eu queria, só que ele, ao invés de bloquear somente o registro atual, está bloqueando todos os registros (os feitos e os a fazer).

    Como eu faço para desabilitar o campo somente o registro em uso (que está sendo digitado)?

    No aguardo.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Empty Re: [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL

    Mensagem  JPaulo 24/6/2010, 15:57

    Primeiramente aguardamos o seu retorno sobre os seus outros problemas, nomeadamente o sobre Proteção do formulário.

    Quando estiver resolvido, retorne para resolvermos este.


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    _Dess_
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 56
    Registrado : 22/06/2010

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Empty Re: [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL

    Mensagem  _Dess_ 24/6/2010, 21:20

    Terminei as adaptações (acabei tendo que tirar o botão "editar"). Ficou fera!!!

    Quer que eu lhe envie o projeto para conferir?

    Se vc puder ajudar na dúvida deste tópico, fico agradecido. (a solução dessa dúvida substitui o botão "editar").

    No aguardo.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Empty Re: [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL

    Mensagem  JPaulo 25/6/2010, 09:28

    Você enviou o projeto novamente e vi que no botão pesquisar por guia no subform não está a chamar a função para bloquear os campos do formulario conforme pediu.

    Para esta duvida, em formulario continuo não dá para fazer como está a fazer, tem de ser por formatação condicional.

    Botão direito do mouse em cima da combobox FINALIDADE_DA_CAUÇÃO, vá a formatação condicional e faça isto.


    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL 25-06-20109-19-26



    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    _Dess_
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 56
    Registrado : 22/06/2010

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Empty Re: [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL

    Mensagem  _Dess_ 25/6/2010, 13:58

    Bom dia grande JPaulo. Off-topic: E ai, vai torcer pra qual seleção hoje?

    Voltando ao Access...

    Pensei em fazer o seguinte, em relação ao meu subformulário ALTERAÇÃO_CAUÇÕES:

    1. Formatei condicionalmente os campos do subformulário da seguinte forma: se o valor do campo é diferente de "", desative (não ativado).

    2. Agora, queria criar um botão que, uma vez acionado/clicado, ativasse os campos preenchidos que estão desativados devido a formatação condicional;

    Resumindo: quero que o subformulário funcione assim: qdo os campos estiverem vazios, o preechimento pelo usuário fica livre (ativado); mas se o campo estiver preenchido, ele fica desativado. Para o usuário poder alterar o campo desativado ele precisará clicar num botão intitulado EDITAR DADOS.

    Ou seja, quero criar um botão que faça o que está descrito em 2.

    Procurei no forum e, no meu entendimento, não há nada parecido (adaptável).

    No aguardo.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Empty Re: [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL

    Mensagem  JPaulo 25/6/2010, 14:26

    Me.[SeuCampo].FormatConditions.Delete


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    _Dess_
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 56
    Registrado : 22/06/2010

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Empty Re: [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL

    Mensagem  _Dess_ 25/6/2010, 17:17

    Grande JPaulo, para eu entender a FORMATAÇÃO CONDICIONAL...

    Pela formação que vc colou acima (imagem), tem-se:

    Expression is ==== IsNull([DATA DO CADASTRO]) ==== campo ativo: sim

    Pela expressão acima, se a data do cadastro estiver em branco (nula), o campo formatado estará livre para digitação (ativo). Certo?


    Então, eu ainda posso criar uma condição para o campo formatado ficar inativo qdo a DATA DO CADASTRO estiver preenchida. Este tipo de expressão (abaixo) existe:

    Expression is ==== NoNull([DATA DO CADASTRO]) ==== campo ativo: não


    Nota: não testei essa expressão porque não estou com o pc que contém o projeto (este pc não tem access).


    Se a expressão acima não funcionar (ou não existir), tem alguma outra que vc indica?

    No aguardo.[b]
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Empty Re: [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL

    Mensagem  criquio 25/6/2010, 17:57

    Expression is ==== NotNull([DATA DO CADASTRO]) ==== campo ativo: não


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    _Dess_
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 56
    Registrado : 22/06/2010

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Empty Re: [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL

    Mensagem  _Dess_ 25/6/2010, 21:57

    Tem certas coisas que não dá para entender!

    Se eu coloco estas duas condições no mesmo campo com o uso da formatação condicional, não dá certo:

    Condição 1: A expressão é ==== IsNull([DATA_DO_CADASTRO]) === Ativado: SIM

    Condição 2: A expressão é ==== NotNull([DATA_DO_CADASTRO]) === Ativado: NÃO

    Não dá certo!!!!

    Já inverti a ordem das condições... também não dá certo.

    Contudo, se na condição 01 eu colocar campo INATIVO e na 02 colocar ATIVO, ai a formatação condicional funciona!

    Vai entender???

    Só que eu preciso que o campo fique ativado somente se a DATA_DO_CADASTRO estiver vazia. Caso contrário, deve ficar desativado.

    Alguém pode me socorrer mais uma vez (já estou com vergonha de postar aqui Embarassed )
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Empty Re: [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL

    Mensagem  Alexandre Neves 25/6/2010, 22:21

    Boa noite,

    Dess, a negação de IsNull é Not IsNull
    avatar
    _Dess_
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 56
    Registrado : 22/06/2010

    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Empty Re: [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL

    Mensagem  _Dess_ 25/6/2010, 22:34

    Alexandre, beleza pura!

    Deu certo!!!

    Muito obrigado a TODOS os membros que me ajudaram.

    Tópico fechado!

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL Empty Re: [Resolvido]BLOQUEAR CAMPO SOMENTE DO REGISTRO ATUAL

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 12:33