MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

Bloquear inclusão de novo registro se o anterior não estiver preenchido

Compartilhe

Bruno.K
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Bloquear inclusão de novo registro se o anterior não estiver preenchido

Mensagem  Bruno.K em Ter 10 Jan 2012, 20:57

Boa noite a todos!

Gostaria de um código que bloqueasse a inclusão de um novo registro caso o último registro não tenha sido concluído.

Explicando: supomos que a pessoa tenha incluído um registro (gerando a sequencia da chave primária 'Numeração Automática') e fechado o formulário sem concluir o preenchimento dos campos. Gostaria que, quando fosse incluir um novo registro, o access bloqueasse trazendo uma mensagem "Não é possível incluir novo registro! Reutilize o último registro gerado."

Alguém pode me ajudar por favor!

Obrigado!
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global

Respeito às Regras 100%

Re: Bloquear inclusão de novo registro se o anterior não estiver preenchido

Mensagem  criquio em Ter 10 Jan 2012, 21:05

E como o usuário irá alterar uma chave primária não utilizada? Pelas vias normais não tem jeito. Uma saída seria desvincular o formulário e inserir os registros ao clicar em um botão, utilizando Recordset ou Execute. Poderia, ainda, utilizar números normais ao invés de chave primária, em conjunto com o DMax para pegar o registro máximo cadastrado e acrescentar + 1.

.................................................................................
    Meu novo site: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.

DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)

Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

Bruno.K
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Re: Bloquear inclusão de novo registro se o anterior não estiver preenchido

Mensagem  Bruno.K em Qua 11 Jan 2012, 15:35

Olá criquio, obrigado pela resposta.. como sempre tem sido minha salvação neste fórum!!!

Eu acho que não expliquei direito e vc acabou entendendo mal, mas vamos lá...

Não seria alterar a chave primária e sim os campos do registro, por exemplo:

Imagina um formulário com 10 campos; Vc clica em 'Novo' (novo registro) e começa a preencher os campos... nessa altura o access já gerou uma chave primária automaticamente quando vc inseriu os dados certo? Bom então já temos um novo registro sendo preenchido (faz de conta que a a sequência automática gerada foi número 10)... daí de repente, no meio do caminho vc resolve parar de preencher pq precisa ir à padaria e fecha o formulário. Daí mais tarde vc resolve incluir um novo registro e clica em 'Novo'... O certo seria o access gerar a numeração automática número 11 (que seria a sequência normal) e vc começar a preencher os campos normalmente, porém é ai que eu gostaria de uma trava onde, se o último registro (nesse caso o número 10 que citei de exemplo) não tiver sido preenchido totalmente, o access traz uma mensagem de alerta do tipo "O último registro não foi totalmente preenchido! Por favor conclua-o antes de incluir um novo", ou seja, o access saberia que existe um registro que começou mas não terminou de ser preenchido, pois alguns campos foram preenchidos e outros não. E se o último registro tiver tudo ok o access libera uma inclusão normal sem barrar nada.

Rsrs desculpa o discurso, mas expressar em texto é bem mais complicado do que pessoalmente com palavras.

Se não entender novamente me avisa.

Abraço!
    Styluss
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Numeração automática na chamada escolar

Mensagem  Styluss em Sab 23 Maio 2015, 02:39

Boa Noite pessoal,

Estou desenvolvendo um sistema para a escola em que trabalho.

O número de chamada poderia ser automático?

Pois a matrícula é feita diariamente, sem ordem alfabética e quando geramos as listagens de frequencia a numeração da chamada fica fora de ordem ou a lista sem ordem alfabética.

Tem alguma solução para este problema?

.................................................................................
    Gilberto Moreira. ( Styluss )    -    A dúvida é o principio da sabedoria. (Aristóteles)
    Access 2013 - Windows 7 Home Premium - 64 Bits

Data/hora atual: Sex 22 Set 2017, 07:23