MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Calculo de preços variaveis

    avatar
    Luis Carreira
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8
    Registrado : 13/07/2012

    Calculo de preços variaveis Empty Calculo de preços variaveis

    Mensagem  Luis Carreira 20/12/2012, 08:58

    Bons dias e boas festas a todos vós!

    Depois da preciosa ajuda recebida no meu pedido anterior, venho hoje com uma nova dúvida, numa problemática diferente.

    A BD serve para simplesmente controlar os abastecimentos de combustiveis nas viaturas da empresa.

    Até agora tenho pensado em criar uma tabela para as viaturas, identificadas pela matrícula (chave primária), uma tabela onde registo as compras de combustíveis para os stocks da empresa, e uma outra onde registo os abastecimentos efectuados. Até aqui, parece-me tudo pacífico.

    A questão que se põe é como conseguir determinar o valor do combustivel abastecido.

    Como todos sabemos, todas as semanas o preço dos combustiveis muda (pelo menos em Portugal!...), e, ao registar uma compra para stock, eu lanço a data da compra, o fornecedor, a quantidade e o valor da compra. Isto vai alimentar uma consulta que calcula os valores preço/litro; IVA da factura e preço/litro sem IVA. Quando eu registo um abastecimento numa viatura qq, registo a data, a viatura, o local e a qtd.

    Esta é a parte fácil, mas a ideia é, periodicamente, extrair um relatório que me deve apresentar a lista dos abastecimentos por viatura, ou por local, ou por data (semana, mês ou ano), apresentando o valor do respectivo abastecimento.

    A minha dúvida é como conseguir apurar este valor, considerando que, se o mes passado comprei 1000L a 1,30€/litro, e este mês comprei 1500L a 1,37€/litro, e que o mês passado os abastecimentos totalizaram apenas 750L...

    Isto significa que o preço actual seria calculado como:

    [(1000-750)L*1,30€+1500L*1,37€]/[(1000-750)+1500]

    Ou seja, pretendia saber como conseguir que o access abata sempre o abastecimento no stock disponivel mais antigo, e que, uma vez esgotado, desconsidere esse valor...

    Já tentei de tudo e até agora só consegui erros e consultas vazias... Embarassed

    Mas, como tudo na vida, não há como perguntar a quem sabe!

    Grato pelas contribuições, e uma vez mais,

    CUIDADO COM O FIM DO MUNDO affraid , QUE É JÁ AMANHÂ Laughing
    FELIZ NATAL santa E UMA ENTRADA EM 2013 EM GRANDE cheers !!!!!!
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8443
    Registrado : 05/11/2009

    Calculo de preços variaveis Empty Re: Calculo de preços variaveis

    Mensagem  Alexandre Neves 20/12/2012, 09:04

    Bom dia, Luis e Santo Natal também
    Se o fim do mundo é amanhã, não se preocupe em resolver isso, que demorará mais que 2 dias
    Para a solução, acompanhe o assunto que está em pausa (ainda não concluído) http://maximoaccess.forumeiros.com/t8672-resolvidocusto-medio-ponderado
    O princípio pode ser o mesmo: ter tabela de produtos e custos a cada momento


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    Luis Carreira
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8
    Registrado : 13/07/2012

    Calculo de preços variaveis Empty Re: Calculo de preços variaveis

    Mensagem  Luis Carreira 20/12/2012, 09:44

    Boas, caro Mestre.

    Já passei pelo tópico que sugere, dei uma leitura na diagonal efaz-me parecer que vou ter dificuldades em perceber a ideia por detrás do pedido que propriamente na programação... Very Happy

    Em todo o caso, tenho que ali perder umas horas a estudar a BD. Tentei aceder aos links da tal DropBox (que desconheço...), mas retorna sempre erro. Há algum sitio onde possa descarregar essa BD para perceber o código e os efeitos, e comparar com as instruções do requerente?

    Muito agradecido...
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8443
    Registrado : 05/11/2009

    Calculo de preços variaveis Empty Re: Calculo de preços variaveis

    Mensagem  Alexandre Neves 20/12/2012, 18:38

    A ligação aqui
    Dê uma vista de olhos que, depois, fala-se melhor


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    leo.nardo.uff
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 7
    Registrado : 05/02/2012

    Calculo de preços variaveis Empty Re: Calculo de preços variaveis

    Mensagem  leo.nardo.uff 23/12/2012, 13:46

    Select distinct tabela.campo, sum(tabela.gastos) as total from tabela group by tabela.campo

    O campo no caso fica a seu criterio (data, viatura, ...)

    Conteúdo patrocinado


    Calculo de preços variaveis Empty Re: Calculo de preços variaveis

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 07:59