MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR

    avatar
    Lamcarter
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 36
    Registrado : 29/06/2013

    PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR Empty PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR

    Mensagem  Lamcarter 30/6/2013, 14:13

    Bom dia pessoal,

    Necessito de uma ajudinha, seguinte:

    Tenho um pequeno BD. Tenho a tabela (CADASTRO DE ALUNOS) e um Formulário onde, adiciono salvo excluo e consulto os registros (os botões mais simples que já tem no access pré-definos). Porém, quando eu faço uma consulta no BD ele me traz os dados, digamos assim já editados, possibilitando alterações imediatas no registro e eu queria que a consulta não permitisse isso, ou seja, chamei o registro e para alterá-lo é necessário clicar no botão editar.

    Realizei Pesquisas no Fórum e localizei uma função que serve para isso, porém com subformulário, acho que é coisa simples de alterar, mas como nao tenho tanto conhecimento assim, nao entendo algumas linhas da função, trago ela para exemplo:

    Isso é bem o que eu quero, mas sem subformulário ( o exemplo está em: http://maximoaccess.forumeiros.com/t573-resolvidosprotecao-do-formulario-e-de-seu-subformulario-usando-funcao-que-interage-com-a-tag-dos-controles


    Public Function BloqueiaControles(strFrm As Form) As String
    'By JPaulo ® Maximo Access
    Dim ctl As Control
    For Each ctl In strFrm.Controls -------------------------------------------------------------> isso seria o nome do meu Form?
    If InStr(1, ctl.Tag, "A") Then 'Só os controles que tiverem na linha Marca (Tag) a letra "A" ----> Não entendi nada dessa linha o que fazer?
    ctl.Visible = True 'se desejar que fique visivel o campo --------------------------------------> ok
    ctl.Locked = True 'se desejar bloquear o campo--------------------------------------------->ok
    ctl.Enabled = False 'se desejar ativar o campo---------------------------------------------->ok
    End If
    Next ctl
    End Function


    botão para EDITAR, quando pressionar desbloqueia todos os controles com a função: ------->ok


    Private Sub BotaoEditar_Click()
    Call DesBloqueiaControles(Me)
    End Sub


    Public Function DesBloqueiaControles(strFrm As Form) As String
    'By JPaulo ® Maximo Access
    Dim ctl As Control
    For Each ctl In strFrm.Controls----------------------------------------------------------->???
    If InStr(1, ctl.Tag, "A") Then 'Só os controles que tiverem na linha Marca (Tag) a letra "A" -->???
    ctl.Visible = True 'se desejar que fique visivel o campo
    ctl.Locked = False 'se desejar bloquear o campo
    ctl.Enabled = True 'se desejar ativar o campo
    End If
    Next ctl
    End Function



    Desde já obrigado.

    Lamcarter
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR Empty Re: PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR

    Mensagem  criquio 30/6/2013, 15:05

    Você quer proteger edição de dados, é isso? Você pode tentar algo assim no clicar de um botão no formulário principal:

    Me.NomeDoControleSubForm.Form.AllowEdits = True

    Isso habilita para edição. Se mudar para False, desabilita.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Lamcarter
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 36
    Registrado : 29/06/2013

    PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR Empty quase lá

    Mensagem  Lamcarter 30/6/2013, 17:06

    Entendi seu comando, acredito que seja isso mesmo, mas não estou sabendo onde colocar tal linha de comando.

    Realmente tenho um botão que chama o formulário, ele foi feito com o assistente do próprio access, assim não sei onde inserir o comando!

    segue a tela da configuração do botão para melhor compreendimento.

    Obrigado e se puder me ajudar a explicar onde insiro a linha de comando fico agradecido.

    Lamcarter
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR Empty Re: PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR

    Mensagem  criquio 30/6/2013, 17:32

    Não é no botão que abre o formulário. Nesse caso, você criaria um novo botão no formulário e colocaria o código que passei no evento "Ao clicar" desse botão. Como você quer que ele abra bloqueado para edição, pelo que entendi, pode configurar esse subformulário para abrir bloqueado. Para isso, abrir o formulário em modo estrutura, ir na aba "Dados" das propriedades dele e localizar a linha de permitir edição e colocar "Não". E no botão a ser criado dentro do formulário principal, você coloca a linha que passei.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Lamcarter
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 36
    Registrado : 29/06/2013

    PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR Empty quase lá

    Mensagem  Lamcarter 30/6/2013, 18:21

    Entendi deu certinho a função, porém tem um detalhe, dentro do formulário eu tenho uma lista que me traz uma consulta e essa lista não pode ficar bloqueada, ou seja, deu certo o formulário (bloqueou a inserção dos dados) porém também bloqueou a consulta, tem como contornar isso, para que a consulta fique disponibilizada, pois quando clico no nome do aluno ele manda pro formulário os dados deles. Segue tela para melhor compreensão.

    Obrigado pelo auxílio.
    Anexos
    PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR AttachmentTela cadastros.pdf
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (156 Kb) Baixado 18 vez(es)
    avatar
    Lamcarter
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 36
    Registrado : 29/06/2013

    PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR Empty outra coisa

    Mensagem  Lamcarter 30/6/2013, 18:48

    Tenho um outro formulário, que esse não tem consulta e ele abre bloqueado certinho, porém adicionei a linha de comando no botão no Evento "Ao Clicar" e quando clico aparece a seguinte mensagem:
    O Microsoft Access não pode localizar o objeto "ME".

    e aparece apenas OK
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR Empty Re: PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR

    Mensagem  criquio 30/6/2013, 19:01

    Talvez você possa passar essa combo para o formulário principal, fazendo algumas alterações no source dela, dependendo da situação. Ou, então, podemos esquecer essa parte de bloquear o formulário e voltar ao código que tentou antes, colocando uma condição para bloquear todos os campos, menos a combo:
    Código:
    For Each ctl In Me.Controls 'Me.Controls porque a função está dentro do formulário
            If ctl.Name <> "NomeDaCombo" Then 'Se o nome do controle for diferente do nome da combo...
                    ctl.Locked = True 'True bloqueia o controle e False desbloqueia
                    ctl.Enabled = False 'False desativa o controle e True ativa
            End If
    Next ctl


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.


    Conteúdo patrocinado


    PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR Empty Re: PROTEGER FORMULÁRIO - Como proteger formulários para que o usuário só possa alterar clicando em botão EDITAR

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 19:40