MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados

    rg3915
    rg3915
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 119
    Registrado : 17/06/2013

    [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados Empty Editando valores em Consulta com valores agrupados

    Mensagem  rg3915 25/9/2013, 18:42

    Fiz uma consulta agrupada resumindo os produtos de um orçamento, ou seja, mesmo que num orçamento eu use o mesmo produto várias vezes, nesta consulta ele aparece somente uma vez.

    Código:
    SELECT ProdutosOrcamento.IDProdutoOrc, ProdutosOrcamento.Produto, ProdutosOrcamento.PrecoOrc, ProdutosOrcamento.IPIOrc, detOrcamentos.IDOrcamento
    FROM ProdutosOrcamento LEFT JOIN detOrcamentos ON ProdutosOrcamento.IDProdutoOrc = detOrcamentos.IDProdutoOrc
    GROUP BY ProdutosOrcamento.IDProdutoOrc, ProdutosOrcamento.Produto, ProdutosOrcamento.PrecoOrc, ProdutosOrcamento.IPIOrc, detOrcamentos.IDOrcamento
    HAVING (((detOrcamentos.IDOrcamento)=[Formulários]![Orcamentos]![IDOrcamento]));
    Abra o formulário 'Orcamentos' e clique no botão 'Editar Preços' e veja a consulta.

    Eu queria editar o preço dos produtos, mas não consigo quando a consulta é agrupada.

    Qual seria a melhor saída?

    PS: Esqueci de anexar, foi mal.
    Anexos
    [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados AttachmentProdutoPorOrcamento.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (106 Kb) Baixado 17 vez(es)
    le_lo28
    le_lo28
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 233
    Registrado : 13/07/2011

    [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados Empty Re: [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados

    Mensagem  le_lo28 27/9/2013, 12:56

    Fala ae blz?

    Cara, pense no seguinte, vc está tentando alterar o valor total, ou seja, esse total e composto de vários valores. O correto e você editar o valor de cada item do orçamento e não diretamente o valor total, se fizer isso vc nunca vai saber qual o valor de cada item que deu origem ao valor total.

    Outra coisa, pelas regras de normalização de banco de dados, não é recomendável guardar valores totais em tabelas, ao não ser que seja um caso específico, por exemplo:

    Quant Vlr Unitário Total
    10 R$ 100,00 1.000,00

    Pergunta: O que acontece com o valor total se alguem alterar a quantidade na tabela? Simplesmente não vai atualizar sacou?

    O melhor e vc fazer na consulta o campo com o total tipo: Total Orçamento: [Quant]*[Vlr Unitario]

    Assim o total ficará sempre atualizado.

    Espero que ajude.

    Abçs


    .................................................................................
    [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados Assinaturacross
    M@rcelo
    rg3915
    rg3915
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 119
    Registrado : 17/06/2013

    [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados Empty Re: [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados

    Mensagem  rg3915 27/9/2013, 13:17

    Talvez eu não tenha me expressado direito, eu só queria que a consulta retornasse um item de cada, pesquisei um pouco mais e usei o comando DISTINCT, eu não queria Soma,

    Código:
    SELECT DISTINCT ProdutosOrcamento.IDProdutoOrc, ProdutosOrcamento.Produto, ProdutosOrcamento.PrecoOrc, ProdutosOrcamento.IPIOrc, detOrcamentos.IDOrcamento
    FROM ProdutosOrcamento LEFT JOIN detOrcamentos ON ProdutosOrcamento.IDProdutoOrc=detOrcamentos.IDProdutoOrc
    WHERE (((detOrcamentos.IDOrcamento)=[Formulários]![Orcamentos]![IDOrcamento]));
    mas mesmo assim ele não permite edição, só quando eu uso o SELECT normal.

    Como eu faço pra editar os valores da consulta mostrando apenas um item de cada produto?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados Empty Re: [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados

    Mensagem  Convidado 28/9/2013, 00:41

    Olá Regis,

    A alteração tem necessariamente que ser feita diretamente na consulta? Não pode ser através do subformulário consProdutoPorOrcamento ???


    Nivaldo.
    rg3915
    rg3915
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 119
    Registrado : 17/06/2013

    [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados Empty Re: [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados

    Mensagem  rg3915 28/9/2013, 15:17

    Ola Nivaldo, eu poderia fazer em qualquer elemento, seja consulta ou subformulário, o problema é que:
    eu tenho vários produtos iguais no mesmo orçamento, no exemplo eu tinha o produto 'TV' repetido várias vezes,
    mas eu quero editar apenas uma vez.
    Então qual seria a melhor maneira de fazer isso?
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados Empty Re: [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados

    Mensagem  Convidado 29/9/2013, 03:33

    Olá Regis,

    Dá pra fazer isso diretamente no teu subformulário.
    No evento Após Atualizar do campo PrecoOrc (OrcamentosSubform) atualiza as alterações com:

    Me.Form.Requey


    Dessa forma o preço que for alterado em um produto será atualizado em todos os registros que estiver com o referido produto.


    Nivaldo.
    rg3915
    rg3915
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 119
    Registrado : 17/06/2013

    [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados Empty Re: [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados

    Mensagem  rg3915 1/10/2013, 14:36

    Nivaldo consegui o que queria através do site StackOverflow
    http://stackoverflow.com/a/19106814/802542

    Código:
    SELECT * FROM ProdutosOrcamento WHERE ProdutosOrcamento.IDProdutoOrc IN
    (SELECT ProdutosOrcamento.IDProdutoOrc
    FROM ProdutosOrcamento LEFT JOIN detOrcamentos ON ProdutosOrcamento.IDProdutoOrc=detOrcamentos.IDProdutoOrc
    WHERE (((detOrcamentos.IDOrcamento)=[Formulários]![Orcamentos]![IDOrcamento])))
    Esta consulta não usa DISTINCT e nem GROUP BY e sim uma Subconsulta, desta forma torna-se possível a edição dos itens da consultas mostrando apenas um de cada.

    Valeu pela força.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados Empty Re: [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados

    Mensagem  Convidado 2/10/2013, 02:15

    Que bom Regis.

    Obrigado pelo retorno.


    Nivaldo.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados Empty Re: [Resolvido]Editando valores em Consulta com valores agrupados

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/3/2024, 08:54