MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    avatar
    cmrjardim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 31
    Registrado : 22/12/2010

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  cmrjardim 18/11/2013, 23:11

    Boas noites, caros...

    Cá venho eu chatear com mais dúvidas....
    É o seguinte, tenho uma base de dados, alias ainda estou a tentar criar, para variações de valores, explicando facil, tenho 4 campos (data) (numero de semana) (valor) e (variacao), portanto, o que queria era que a variacao fosse calculada atraves do valor anterior, por exemplo se no dia de hoje 18-11-2013 tinha a prata com o valor de 100€ e no dia 26-11-2013 tinha a prata com o valor de 200€ logo a variacao deste valor seria de 100%....


    Como se pode fazer isto!?!?!?!
    Desculpem a minha limitação no Access e desde já obrigado
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 19/11/2013, 11:40

    Boas Colega, envie-nos um modelo com a tabela para que possamos ver isto pra ti..

    Cumprimentos.
    avatar
    cmrjardim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 31
    Registrado : 22/12/2010

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  cmrjardim 19/11/2013, 11:48

    Ca vai...
    Anexos
    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Attachmentdia da semana.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (18 Kb) Baixado 24 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 19/11/2013, 13:41

    Você tem a tabela Datas, nesta contém os registros
    ID, Data, Valor  e Variação...

    Exemplifique o que deseja fazer segundo estes campos acima.
    Só tem um registro na tabela.. De onde extrairá a informação para o cálculo da varição?


    Dica Importante:  Não utilize palavras reservadas do access para nome de campos ou objetos, tais como:
    Data, Valor, Numero, hora etc... Isto fatalmente produzirá erros.


    Cumprimentos.
    avatar
    cmrjardim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 31
    Registrado : 22/12/2010

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  cmrjardim 19/11/2013, 14:13

    Pois isso relativamente aos nomes reservados tenho de mudar, mas isto é um teste para outra base de dados que estou a fazer, ou seja esta é so um excerto... portanto, queria qualquer coisa como isto
    ao colocar a data 11-11-2013 ele dar-me a o numero da semana, portanto nem mexo neste campo, depois coloco o valor por exemplo 1€ e a variação sera calculada relativamente a data anterior... por exemplo (so na tabela, no formulario existe o campo numero da semana que será ignorado, julgo eu):

    ID---///-----Data---------///---Valor---///---Variação
    1 ---///-----11-11-2013-///----1€------//---- (null ou 100%)
    1 ---///-----18-11-2013-///----1.10€--//---- 10%
    1 ---///-----26-11-2013-///----1.08€--//---- -2%

    O que me esta a moer o juizo, é relativamente a variacao, como posso calcular a variacao, negativa ou positiva relativamente ao valor anterior... Portanto, de 1€ passou para 1.10€ logo teve uma variação de 10% ou entao valores ou variações negativas...

    O ID é relativo sempre a mesma empresa, podera haver 2 ou 100....
    Agradeço e espero nao ter complicado muito!!!!
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 19/11/2013, 15:07

    A variação será sempre com relação ao registro anterior?
    avatar
    cmrjardim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 31
    Registrado : 22/12/2010

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  cmrjardim 19/11/2013, 15:34

    Exactamente... Very Happy Very Happy Very Happy
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 20/11/2013, 14:10

    Vamos lá:

    1 - Renomeie na tabela datas o campo Valor para cpValor e o campo Data para cpData, não se deve utiliza palavras reservadas ao Access em nome de campos e objetos
    2 - Abra o formulário em modo Design, vá nas propriedades, aba Dados, na  fonte de registro cole a sql abaixo:

    SELECT datas.ID, datas.cpdata, datas.cpValor, datas.Variação, DatePart("ww",[cpdata],1,1) AS Semana, (([cpValor]*100)/DLookUp("cpValor","Datas","cdbl([cpdata]) < " & CDbl([cpdata]) & ""))-100 AS Porcentagem
    FROM datas;

    3 - No sub formulário em modo design na caixa texto com a expressão onde exibe a semana acople ao campo Semana, bastando digitar dentro da mesma a palavra semana, no campo onde exibe a variáção coloque: Porcentagem.

    O Cálculo para a porcentagem utilizado é este a seguir:

    =((Me.txtValor*100)/DPesquisa("cpValor";"Datas";"cdbl([cpdata) < "& cdbl(Me.txtData) & ""))-100

    Utilizo uma regra de três simples para  pegar o valor total da porcentagem do valor atual referente ao valor anterior
    ValorAtual * 100 / ValorAnterior
    Diminuo a expressão de 100 para conseguir o valor da variação
    ((ValorAtual * 100) / ValorAnterior) -100

    Para especificar a qual data utilizar no cálculo para a data anterior eu converto a data em Double pego a imediatamente anterior à data atual
    DPesquisa("cpValor";"Datas";"cdbl([cpdata) < "& cdbl(Me.txtData) & "")

    Cumprimentos.
    avatar
    cmrjardim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 31
    Registrado : 22/12/2010

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  cmrjardim 20/11/2013, 14:23

    Boa tarde carissimo, e desculpa la desde ja roubar teu tempo... é o seguinte, tenho duvida no ponto 3...
    Como acoplo semana ao campo semana!? porque ja tenho a origem do controlo o seguinte: "=PartData("ww";[Data];1;1)" !?!?

    Ja agora esta parte, pelo que percebi:

    "=((Me.txtValor*100)/DPesquisa("cpValor";"Datas";"cdbl([cpdata) < "& cdbl(Me.txtData) & ""))-100

    é a juncao destas partes, correcto?! apenas ta explicando o processo como obteve o comando acima!?

    Utilizo uma regra de três simples para pegar o valor total da porcentagem do valor atual referente ao valor anterior
    ValorAtual * 100 / ValorAnterior
    Diminuo a expressão de 100 para conseguir o valor da variação
    ((ValorAtual * 100) / ValorAnterior) -100

    Para especificar a qual data utilizar no cálculo para a data anterior eu converto a data em Double pego a imediatamente anterior à data atual
    DPesquisa("cpValor";"Datas";"cdbl([cpdata) < "& cdbl(Me.txtData) & "")"

    Agradecia uma explicação ao ponto nº 3... Agradeço desde já o empenho....
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 20/11/2013, 14:41

    Esta expressão já esta na SQL com o nome de semana, portanto apague o que está dentro deste controle e coloque somente a palavra Semana

    Sim é a explicação de como cheguei ao resultado do cálculo da variação

    Eis o exemplo na sala de repositório:

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t16368-calculo-de-variacao-de-juros-de-valor-atual-com-base-em-valor-anterior-com-o-criterio-de-menor-data#123187

    Cumprimentos.
    avatar
    cmrjardim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 31
    Registrado : 22/12/2010

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  cmrjardim 21/11/2013, 15:27

    Boas carissimo Piloto.. Very Happy

    É assim, estive a ver a base de dados no repositório, tudo bem, tá fazendo quase tudo bem, à excepcao que ele esta calculando com base no primeiro registo e nao no registo anterior.... Portanto os valores não são bem esses que eu pretendia... Segue um exemplo como está:

    Data ------------ semana -------------- cpvalor --------------- variacao (%)
    01-11-2013 ------ 40 -------------- 1.0€
    08-11-2013 ------ 41 -------------- 1.10€ --------------- 10
    16-11-2013 ------ 42 -------------- 1.00€ --------------- 0

    Portanto na semana 42 deveria ser variacao -10 e não 0. O que está acontecendo é que ele esta avaliando a variação com base na primeira data ou semana em que o dado foi inserido, e pretendia que fosse na semana anterior, portanto semana 41.
    Espero estar a ser claro e peço novamente desculpa pelo incomodo causado e agradeço claro....
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 21/11/2013, 17:56

    Substitua o DPesquisa na expressão na consulta por DMax..

    Agora.. Juros reversos é diferente.. a variação não dará 10% e dim 9,09

    Cumprimentos.
    avatar
    cmrjardim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 31
    Registrado : 22/12/2010

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  cmrjardim 21/11/2013, 18:02

    Ok, tou a ver colega.. Agora o porque de dar uma margem de erro grande!?

    Obrigado pelo belo trabalho que tem efectuado em me ajudar!
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 21/11/2013, 18:07

    Pega o Valor de 110 e retire 10% e me fale qual o resultado.

    Cumprimentos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 21/11/2013, 18:11

    O Exemplo está atualizado na sala de repositório.

    Cumprimentos.
    avatar
    cmrjardim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 31
    Registrado : 22/12/2010

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  cmrjardim 21/11/2013, 18:13

    Desculpe, da o mesmo valor de 10% relativamente ao anterior e de -9.09% com os seguintes valores
    semana valor variacao
    40 100
    41 110 10
    42 100 -9.09
    43 110 0

    Introduzi o valor 110 novamente e da variacao de 0 relativamente a semana 42, obviamente anda aqui qualquer coisa.. Sad
    avatar
    cmrjardim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 31
    Registrado : 22/12/2010

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  cmrjardim 21/11/2013, 18:16

    Novamente a chatear, ja devo tar a irritar, mas desculpe la na sala de repositorio, esta apenas uma base de dados com tabela!
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 21/11/2013, 18:23

    A avalição será feita toda semana sem falta?

    Cumprimentos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 21/11/2013, 19:21

    Vamos lá:

    1 - Criei uma consulta cnsBase para que seja colocado em um campo a semana anterior

    SELECT datas.ID, datas.cpdata, datas.cpValor, DatePart("ww",[cpdata],1,1) AS Semana, Year([Cpdata]) AS Ano, nz(DMax("Semana","cnsBase","Cdbl(Semana) < " & CDbl([Semana]) & " And Ano = " & [Ano] & ""),1) AS SemanaAnterior
    FROM datas;


    2 - As expressões utilizam agora esta consulta para pesquisar os dados, a expressão usada no campo porcentagem utiiliza a semana anterior para pegar o valor do lançamento anterior, podendo se o lançamento sequencial por semana ou semanas puladas *Caso haja sebanas sem lançamentos:

    Porcentagem: ([CpValor]*100)/(DPesquisa("cpValor";"cnsBase";"Semana = " & DMáx("Semana";"cnsBase";"Semana = " & [SemanaAnterior] & " And Ano = " & [Ano] & "") & " And Ano = " & [Ano] & ""))-100


    3 - No formulário na caixa texto utilizo a função IsError para retirar o #Erro do primeiro campo pois não há lançamento Anterior.

    Baixe o novo exemplo na sala de repositório

    Cumprimentos.
    avatar
    cmrjardim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 31
    Registrado : 22/12/2010

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  cmrjardim 21/11/2013, 20:59

    Boas carissimo, obrigado pelo esforço, agora é a minha vez de queimar uns neuronios, pois continua a dar erro no calculo como esta abaixo indicado....
    Já agora se eu quiser apenas calcular a variacao relativamente ao valor anterior, referente a data anterior como podemos calcular!?

    txtData txtValor Semana    Variacao
    08-10-2013 110,00 €   41            10

    19-10-2013 120,00 €   42      9,09090909090909

    31-10-2013 110,00 €   44      -8,33333333333333

    Relativamente ao seu ultimo post, sera toda a semana de certeza, agora podera variar alguma semana inserir os dados 2 ou 3 vezes no maximo..... Dai a pergunta que fiz acima... Melhor ainda, é mais facil, calcular a variacao, pegando apenas no ultimo valor inserido!? É que se assim for, dou um jeito!!!

    Agradeço imenso a ajuda....
    avatar
    cmrjardim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 31
    Registrado : 22/12/2010

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  cmrjardim 21/11/2013, 21:37

    Boas,

    Olhe tive a "brincar" com o exemplo que ta no repositorio e criei um campo na consulta cnsbase com a seguinte linha:

    valoranterior: nz(DMáx("cpvalor";"cnsBase";"Cdbl(cpvalor) < " & CDup([cpvalor]) & " And Ano = " & [Ano] & "");1)

    depois ao executar a consulta obtenho estes dados

    ID         cpdata          cpValor          Semana          Ano    SemanaAnterior      valoranterior
    3           01-10-2013      100                40                  2013         1                        1
    17          08-10-2013     110                 41                 2013        40                       100
    18                   19-10-2013                   120       42          2013              41              110
    19              31-10-2013             110       44          2013              42              100


    Portanto o ID 3 faz referencia ao valor anterior nao interessa, pois foi o primeiro registo inserido,
    ID 17 faz referencia ao ID 3 cujo valor=100,
    ID 18 faz referencia ao ID 17 cujo valor=110
    mas o ID 19 faz referencia ao ID 17 em que o valor=100 em que deveria dar o valor 120 referente ao ID18(semana passada)
    será que o erro podera estar aqui!? porque repare, apenas substitui na linha a semana, para obter o valor, nao sei se me fiz compreender!!!!
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 22/11/2013, 14:21

    Esta linha que fez está incoerente..

    você está filtrando por um valor menor e o ano... Não está correto..

    Bem de acordo com o titulo do tópico você necessitava de cálculos semanais.. creio que o exemplo satisfaça isto veja:

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Juros_Multa[Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Juros_Multahttps://www.dropbox.com/s/ubz94yogn05h412/Juros_Multa.png
    avatar
    cmrjardim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 31
    Registrado : 22/12/2010

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  cmrjardim 22/11/2013, 16:55

    Obrigado ja me desenrasco a seguir, embora os calculos nao estejam correctos!
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 23/11/2013, 12:31

    Viste a imagem que postei?

    O que não está correto?

    Cumprimentos.
    avatar
    cmrjardim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 31
    Registrado : 22/12/2010

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  cmrjardim 23/11/2013, 14:55

    Boa tarde, amigo piloto, é o seguinte... O que nao está correcto é o facto de 110€ - 10% ser 100€ e por ai adiante, os calculos tao errados, e nao posso ter erros superiores a 0.001% suponho ser problemas de arredondamento, nao sei, vou ver quando tiver mais tempo e perceber um pouco mais disto...

    Agradeco o tempo perdido neste projecto....
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 23/11/2013, 17:54

    Rapaz.. eu acho que esta conta tua está equivocada....

    Pegue uma calculadora e faça a conta
    110 - 10 e prima o botão de %

    Ps. na sala de repositório coloquei o link para o exemplo por dia anterior


    Cumprimentos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 23/11/2013, 19:00

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Captura%20de%20tela%202013-11-23%2016.01.02

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Captura%20de%20tela%202013-11-23%2016.01.02
    avatar
    cmrjardim
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 31
    Registrado : 22/12/2010

    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  cmrjardim 26/11/2013, 16:32

    Rapaz!?!?! ok.....

    Sim, peguei na calculadora e fiz os calculos, mas pronto estou equivocado, ou a minha matematica na ta la grandes coisas, pois vejamos

    se temos 100€ e damos 10% = 110€ (correcto) ou seja, podemos fazer da seguinte maneira, 100*1.10 = 110€,
    (realmente estou fazendo contas de cabeça), portanto se a divisao é a operação inversa da multiplicação entao:
    110€ - 10% deveria dar 100€, utilizando a divisão 110/1.10=100€

    Não sei agora realmente se estarei equivocado, mas se +10% sobre 100 = a 110
    então 110 - 10% seria 100, correcto!?!?!?

    Mas nao estou aqui para discutir matemática.....
    Como disse acima, agradeço o tempo dispensado e a atenção indicada, rapaz!!!!!

    Muito obrigado!
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Convidado 26/11/2013, 17:31

    Eu creio que o correto é 99

    110 - 10% = 99.

    Enfim... o sistema taí.. qualquer coisa é so modificar os calculos.

    Bom trabalho.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações Empty Re: [Resolvido]Calculo de valores semanais ou variações

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 19:02