MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Verificar se o formulário está exibindo o último registro.

    clynton
    clynton
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 309
    Registrado : 08/07/2013

    [Resolvido]Verificar se o formulário está exibindo o último registro. Empty [Resolvido]Verificar se o formulário está exibindo o último registro.

    Mensagem  clynton 10/3/2014, 19:26

    Boa tarde amigos,

    Usando o Access XP.
    Tenho uma única tela onde faço cadastro e pesquisa.
    Após atualizar o último campo fazendo um cadastro, tenho um DLookUp que verifica o conjunto de informações do registro.
    Gostaria de saber como faço para fazer uma verificação se estou editando o último registro para que funcione da seguinte forma:
    Se eu estiver fazendo um Cadastro, após atualizar o último campo o sistema faz o DLookUp e me exibirá uma mensagem dizendo que as informações já existem ou que o cadastro foi efetuado com sucesso, afinal estou no último registro (novo).
    Quando eu estiver editando um registro no meio da tabela, ao invés do sistema fazer o DLookUp, apenas me informa que as alterações foram salvas com sucesso.
    Conclusão: Só preciso de um comando que faça o sistema entender que estou no último registro ou editando um registro no meio da tabela.

    Grato.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8443
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Verificar se o formulário está exibindo o último registro. Empty Re: [Resolvido]Verificar se o formulário está exibindo o último registro.

    Mensagem  Alexandre Neves 10/3/2014, 19:52

    Boa noite,
    Provavelmente precisa saber se o registo em que se encontra ainda não está gravado. É isto?
    Porque se o registo já estiver gravado, o formulário passa para o seguinte
    se assim fôr, utilize a propriedade dirty (procure, que se tem falado aqui no fórum)


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    clynton
    clynton
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 309
    Registrado : 08/07/2013

    [Resolvido]Verificar se o formulário está exibindo o último registro. Empty Re: [Resolvido]Verificar se o formulário está exibindo o último registro.

    Mensagem  clynton 10/3/2014, 20:35

    Alexandre,

    Agradeço seu apoio!
    Creio que o Dirty não resolveria minha questão, dei uma olhada tanto no fórum quanto na ajuda do Access, mas embora talvez não seja nem um pouco profissional, resolvi da seguinte forma:
    No Form que como eu disse serve tanto para cadastro como para pesquisa, tem um campo com um DCount que me indica a quantidade de cadastros, e tem o campo que exibe o número do Código, então criei uma rotina que compara o número do DCount com o número do Código e eles só serão iguais se eu estiver no último registro, sendo assim, funciona exatamente como eu queria.

    Abraço...

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Verificar se o formulário está exibindo o último registro. Empty Re: [Resolvido]Verificar se o formulário está exibindo o último registro.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 12:29