MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas

    avatar
    eu_katty
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 33
    Registrado : 07/04/2013

    Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas Empty Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas

    Mensagem  eu_katty 3/4/2014, 22:31

    Boa noite. Venho uma vez mais solicitar a vossa sábia ajuda.

    Numa outra base de dados que tentei desenvolver, o moderador Alexandre Neves deu-me uma preciosa ajuda com um assunto semelhante a este. Graças a ele ficou tudo na perfeição!  Smile 
    Para esta nova base de dados peguei no código que o Sr. Alexandre Neves disponibilizou para ver se conseguia adaptar ao que preciso agora. Não fui totalmente bem sucedida, infelizmente. Neste caso tenho duas tabelas que precisam de ter a informação transferida para outras duas tabelas e não sei como dar ordem no código para que isso aconteça. Uma tabela passa, sem problema. Já a segunda...


    Passo a explicar, mencionando o nome dos objectos onde encontri problemas, e incluo também mais algumas (grandes) dúvidas:


    - Quando clico em “Registar” na Folha de Serviço, tanto os dados da tabela PréRegistoMáquinas como da tabela PréRegistoConsumíveis devem passar para os respectivos formulários de registo

    - Há possibilidade de, ao iniciar o formulário Folha de serviço, a data já apareça preenchida (data actual do sistema), com possibilidade de edição, para o caso de ter havido algum esquecimento no registo de uma manutenção de um dia anterior

    - Ao passar informação das tabelas pré-registo para registo, caso na tabela registo já exista alguma informação com a data da nova manutenção, a manutenção anterior, na mesma data, é suprimida. No mesmo dia posso fazer a manutenção a diversos veículos; no entanto, não pretendo que no mesmo dia seja permitida mais que uma manutenção a determinado veículo (se isto acontecer, é erro do mecânico, seja no equipamento ou na data seleccionada) - aqui, talvez o problema seja a estrutura. Não percebo o que terei feito de errado para não permitir dois registos na mesma data, mas possivelmente a minha falta de conhecimento nesta área acaba por atrapalhar.

    - Formulário ResumoMáquinas: Há possibilidade de fazer algo deste género (que funcione)? O quadro que aparece em baixo seria gerado ao pedir, relativamente ao ano de 2014, as manutenções da máquina seleccionada em cima. Pretendia que ao fazer clique sobre cada uma das datas, abrisse a Folha de Serviço respectiva (provavelmente gerada como relatório, para poder suprimir os dados que não interessa serem enviados (por exemplo, o fornecedor dos consumíveis)

    Agradeço desde já a disponibilidade.
    Anexos
    Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas AttachmentManutencao.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (406 Kb) Baixado 12 vez(es)
    lusouza
    lusouza
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 104
    Registrado : 10/12/2012

    Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas Empty Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas

    Mensagem  lusouza 4/4/2014, 13:35

    Bom dia Katy

    para vc colocar a data atual do sistema , va em seu campo propriedades , valor padrao , coloque = data()
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas Empty Re: Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas

    Mensagem  rdrck 4/4/2014, 13:38

    Olá Katty,
    Me desculpe, mas achei um pouco confusas suas dúvidas. Se puder explicar melhor...
    Quanto à adição de registros em outra tabela, já tentou por consulta acréscimo?
    Para não se repetirem linhas de registro, poderia criar uma consulta-exclusão, para excluir todos os registros da tabela 2 e, então, rodar a consulta-acréscimo, para adicionar todos os regitros da tabela 1 na tabela 2, somente os campos que necessitar.
    Não sei se é isso mesmo que vc quer.
    Espero que ajude.


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    avatar
    eu_katty
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 33
    Registrado : 07/04/2013

    Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas Empty Re: Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas

    Mensagem  eu_katty 12/4/2014, 10:55

    Bom dia, rdrck
    O meu problema aqui não está em os registos se repetirem. A questão é que não consigo inserir registos de dois equipamentos distintos no mesmo dia. Isso seria necessário porque, num mesmo dia, pode ser efectuada a manutenção de mais do que um equipamento. O que está a acontecer agora é que ao fazer o registo da segunda manutenção na mesma data, a primeira é eliminada. Talvez seja problema na estrutura... Não percebo assim muito disto para conseguir detectar o problema.
    Penso que a consulta-acréscimo não seja a solução para o meu problema. Mas mais uma vez, não percebo assim tanto do assunto que consiga ter uma visão mais ampla dos benefícios que, neste caso, uma consulta desse género traria.
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas Empty Re: Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas

    Mensagem  rdrck 14/4/2014, 12:56

    Olá Katty,
    Dando uma olhada no seu BD, acho que o mesmo está meio confuso:
    Primeiro, porque vc necessita de um pré-cadastro? Porque não cadastra direto na tabela principal?
    O Form resumo máquinas não está baseado em nenhuma tabela? O que são os campos preenche automaticamente?
    Seu form folha de serviço não alimenta os dados automaticamente nas tabelas? Porque um botão para registrar? É necessária essa verificação para a pessoa confirmar se quer mesmo registrar os dados?
    Enfim, acho que está meio confuso, mas é opinião pessoal. Não sei seu objetivo com o BD da forma que está.
    Mas, fica a dica.


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    avatar
    eu_katty
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 33
    Registrado : 07/04/2013

    Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas Empty Re: Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas

    Mensagem  eu_katty 23/4/2014, 11:45

    Olá mais uma vez, rdrck

    As suas dúvidas têm toda a razão de ser. Vou tentar explicar o porquê de a base de dados estar dessa forma:
    - O pré-registo existe para que, ao abrir a folha de serviço ela apareça em branco. Isto está relacionado com outra pergunta que colocou, sobre o botão registar. Ao clicar neste botão os dados passam da tabela pré-registo para a tabela registo, sendo eliminados na primeira. Assim, quando abrir a folha de serviço, ela vai aparecer sempre em branco e não com os últimos dados introduzidos. Certamente haverá alguma forma mais eficiente para fazer isto, eu é que não sou bem deste mundo do access e fiz como consegui.
    - O formulário resumo máquinas está aí só como exemplo do que eu gostaria de ter para conseguir consultar todas as manutenções de cada máquina. Assim sendo, neste momento não está ligado a nada porque não o sei fazer. O preenche automático desse formulário era para, ao seleccionar a máquina pretendida, aparecer todos os dados dessa máquina, tal como o ano, n.º de série, marca, etc.
    Espero ter conseguido esclarecer as suas dúvidas.
    Peço desculpa pela demora a responder, mas tive um bebé dois dias depois de colocar o tópico e agora o tempo está muito curto para estas coisas Smile
    Obrigada pela atenção.
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas Empty Re: Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas

    Mensagem  rdrck 25/4/2014, 17:21

    Olá Katty,
    Deixa eu ver se entendi.
    Você criou esse mecanismo de pré-cadastro, passando os dados de uma tabela para outra e excluindo-os da primeira somente para que, ao abrir o form pré-cadastro, ele abra sem registros? Ou seja, abra em branco, apenas para um novo cadastro?
    Se for isso, creio que não precise desse "meio termo". Você poderia cadastrar direto na tabela e, no controle que abre o form de cadastro, indicar para abrí-lo no modo ADIÇÃO. Então os registros cadastrados não aparecerão.

    Quanto ao "O preenche automático desse formulário era para, ao seleccionar a máquina pretendida, aparecer todos os dados dessa máquina, tal como o ano, n.º de série, marca, etc", você poderia fazer isso através de consulta.
    Na consulta puxaria todos os dados do equipamento. No form baseado nessa consulta, você escolheria somente o código (ID) do equipamento e os demais campos seriam acrescentados.

    PS: Saúde para o novo membro de sua família, seu bebê.


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.
    rdrck
    rdrck
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1011
    Registrado : 11/03/2014

    Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas Empty Re: Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas

    Mensagem  rdrck 26/5/2014, 16:48

    Olá Katty,
    O problema foi resolvido?
    Se sim, não esqueça de clicar no [Resolvido], para fechar o tópico.
    Valeu.


    .................................................................................
    Meu Programa / OS:
    Access 2010 - Windows 10.

    Conteúdo patrocinado


    Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas Empty Re: Registar os dados de duas tabelas noutras duas tabelas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 20:39