MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    avatar
    paulo_ricardo80
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 08/08/2012

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  paulo_ricardo80 26/9/2014, 14:57

    Pessoal Bom dia.

    Peço ajuda de vocês numa situação em que estou tentando solucionar. Agradeço a todos pela ajuda na solução.
    É o seguinte, tenho um formulário com uma caixa de combinação. O que eu quero é que ao escolher o item na caixa de combinação o subformulário vincule os itens que corresponde a caixa de combinação fazendo uma adição ao subformulário.
    Exemplo:
    No formulário, eu seleciono na caixa de combinação Veículo Leve e o subformulário exiba os itens correspondentes a caixa de combinação com adição de coluna com as opções "SIM","NÃO","N/A".
    Segue tela anexo.

    http://tinypic.com/view.php?pic=vhe0rk&s=8#.VCVwPWddVws

    Obrigado!

    Paulo
    avatar
    paulo_ricardo80
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 08/08/2012

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Re: [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  paulo_ricardo80 26/9/2014, 19:13

    Pessoal,

    Só para esclarecer melhor.
    Eu quero que ao selecionar na caixa de combinação um tipo de informação, acrescentasse os itens de uma tabela já pre-definidos no subformulário automaticamente com o acréscimo da coluna Situação.
    Estou tentando pela consulta acréscimo mas ainda não estou conseguindo.

    Paulo.
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando itens no Subformulário

    Mensagem  good guy 26/9/2014, 20:52

    Olá Paulo,

    Não sei se vc está trabalhando com um botão para informar/adicionar os dados no sub-formulário.  Neste botão conforme o caso, vc deve fazer o seguinte, declarar as variáveis que representarão os campos que deverão aparecer no sub-formulário. Use a função Dlookup para pesquisar os seus dados na tabela correspondente.

    Em seguida, crie uma string SQL com SELECT * FROM  sua tabela onde estão os dados.


    Public Sub cboLoc_AfterUpdate()
    Dim sCombo As String

    sCombo = cboLoc.Column(0)

    strSQL = "SELECT * from cnsSelecao WHERE CampoX = '" & sCombo & "'"             'cnsSelecao é um exemplo de consulta à tabela onde estão os dados
    [tblSelecao subformulário].Form.RecordSource = strSQL  
    [tblSelecao subformulário].Requery

    End Sub

    Na sua consulta cnsSelecao crie um alias com o nome Situação, isto é, uma coluna com o nome Solução sem referencia a qualquer tabela e a seguinte fórmula:

    Solução: DPesquisa("Solução";"tabelaX";"Codigo=Forms!SeuForm!Codigo")

    Não dá pra testar sem ter um arquivo exemplo de seu bd para a gente ver.


    Última edição por good guy em 26/9/2014, 21:37, editado 1 vez(es)
    avatar
    paulo_ricardo80
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 08/08/2012

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Re: [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  paulo_ricardo80 26/9/2014, 21:14

    Olá! good guy!

    Segue anexo o modelo.
    O campo que estou tentando "vincular" o nome do equipamento com item ao subformulário é "Máq/Eqto".

    Paulo.
    Anexos
    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário AttachmentMaqEqto.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (91 Kb) Baixado 13 vez(es)
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  good guy 26/9/2014, 22:17

    Olá Paulo,

    Veja se é isto o que vc quer. Você terá que criar palavras-chave para o campo MaqEqto da tabela tbl_MaqEqtoVerificação como fiz este "VEICULO LEVE" como exemplo.

    No evento AfterUpdate da combo MAQEQTO do formulário frm_MaqEqto.

    Código:
    Private Sub MAQEQTO_AfterUpdate()
    Dim sCombo As String

    sCombo = MAQEQTO.Column(0)

    If Not IsNull(MAQEQTO) And sCombo = "VEICULO LEVE" Then
    strsql = "SELECT * from tbl_MaqEqtoVerificacao WHERE MAQEQTO = '" & sCombo & "'"            
    [frm_MaqEqtoVerificacao].Form.RecordSource = strsql
    [frm_MaqEqtoVerificacao].Requery
    End If
    End Sub
    Anexos
    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário AttachmentMaqEqto.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (140 Kb) Baixado 11 vez(es)
    avatar
    paulo_ricardo80
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 08/08/2012

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Re: [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  paulo_ricardo80 29/9/2014, 12:41

    good guy,

    Bom dia, agradeço o seu apoio. Fiz o teste e não aconteceu nada. Quando cliquei no campo do formulário Máq/Eqto não foi adicionado nenhum item de verificação no subformulário.
    Isso só acontece quando vinculo o formulário ao subformulário, mas não é isso que estou querendo fazer.
    Seria muito bom que no evento após atualizar do campo Máq/Eqto escolhesse o tipo e automaticamente acrescentasse todos os itens do subformulário.

    Paulo.
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando itens no Subformulário

    Mensagem  good guy 29/9/2014, 18:32

    Olá Paulo,

    Você realmente testou o que deixei para baixar? Aqui funfa ok. Veja como está o código:

    Private Sub MAQEQTO_AfterUpdate()
    Dim sCombo As String

    sCombo = MAQEQTO.Column(0)

    If Not IsNull(MAQEQTO) And sCombo = "VEICULO LEVE" Then
    strsql = "SELECT * from tbl_MaqEqtoVerificacao WHERE MAQEQTO = '" & sCombo & "'"
    [frm_MaqEqtoVerificacao].Form.RecordSource = strsql
    [frm_MaqEqtoVerificacao].Requery
    End If
    End Sub

    Na combo deixei um valor "VEICULO LEVE" como exemplo, você pode adaptar para usar uma variável "colhida" da tabela tbl_MaqEqtoVerificacao
    utilizando o campo MAQEQTO estabelecendo o tipo.


    O código ficou assim neste novo exemplo para baixar:

    Private Sub MAQEQTO_AfterUpdate()
    Dim sCombo As String
    Dim strProcura As String

    sCombo = MAQEQTO.Column(0)
    strProcura = DLookup("MAQEQTO", "tbl_MaqEqtoVerificacao", "MAQEQTO = '" & sCombo & "'")

    If Not IsNull(MAQEQTO) And sCombo = strProcura Then
    strsql = "SELECT * from tbl_MaqEqtoVerificacao WHERE MAQEQTO = '" & sCombo & "'"
    [frm_MaqEqtoVerificacao].Form.RecordSource = strsql
    [frm_MaqEqtoVerificacao].Requery
    End If

    End Sub
    avatar
    paulo_ricardo80
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 08/08/2012

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Re: [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  paulo_ricardo80 29/9/2014, 19:53

    good guy,

    Testei sim.
    Estamos quase chegando lá. O que você fez é um filtro?
    Verifiquei duas coisas quanto a isso:
    1) Ao clicar em Novo quando fui para escolher a Máq/Eqto não vieram os itens correspondentes. Por exemplo, quando escolhi Veículo Leve o subformulário deveriam de vir os 31 itens da tabela tbl_MaqEqtoItens e como você passou, só veio 1.
    2) Quando escolho Veículo Leve, veio o item 18 e o que eram pra vir são todos.

    Até agora o que eu fiz foi ao escolher a Maq/Eqto irá perguntar se deseja "adicionar" os itens onde abre-se um formulário de pesquisa dos itens e aí se faz a cópia daqueles itens e colar ao subformulário.

    Segue anexo.

    Paulo
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  good guy 29/9/2014, 20:33

    Olá Paulo,

    O filtro se dá da seguinte maneira. Você tem a tabela tbl_MaqEqtoVerificacao, certo? Um dos campos não é MAQEQTO? Vá lá na tabela e verifique. Pois bem, para adicionar mais items referentes ao mesmo assunto você teria que determinar que tipo é no que se refere ao campo DESCRICAO.

    Podemos fazer isso manualmente ou via código. Primeiro, quero saber se estou no caminho certo para depois criar o código para ocorrer a alteração correta do campo MAQEQTO da tabela tbl_MaqEqtoVerificacao e assim determinar quais items do campo DESCRIÇÃO e seu registro deverão ser adicionados ao subformulário.


    Última edição por good guy em 29/9/2014, 21:04, editado 1 vez(es)
    avatar
    paulo_ricardo80
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 08/08/2012

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Re: [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  paulo_ricardo80 29/9/2014, 20:47

    Isso mesmo good guy!

    No caminho certo.
    No momento que escolher o item referente (do formulário), adicionar na tabela tbl_MaqEqtoVerificacao (subformulário)

    Abs,
    Paulo
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  good guy 29/9/2014, 23:12

    Olá Paulo,

    Vamos ver se vc vai conseguir me entender. Primeiro não sei como vc está trabalhando para habilitar todos os campos que surgem desativados, por isso ativei todos eles para poder trabalhar melhor, ok? A combo é a MAQEQTO do formulário frm_MaqEqto que estou trabalhando para inserir dados no subformulário.

    Preste atenção a lista é formada a partir da tabela tbl_MaqEqtoTipo. Caso não exista a palavra-chave digitada para referir-se à descrição ela é adicionada automaticamente na tabela tbl_MaqEqtoTipo.

    Caso não ocorra o filtro com a palavra-chave da lista, aquela que vc acabou de adicionar, dê um duplo-clique na combo. Surgirá a solicitação para digitar a palavra-chave. Logo em seguida no formulário filtrado, dê um duplo-clique no registro desejado para adicionar a nova palavra-chave na tabela
    tbl_MaqEqtoVerificacao

    Proceda ao filtro novamente escolhendo esta nova palavra-chave na combo e o filtro será efetuado. Você poderá padronizar os seus filtros à sua escolha com a palavra-chave desejada e as trocas se sucederão segundo o seu critério.
    avatar
    paulo_ricardo80
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 08/08/2012

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Re: [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  paulo_ricardo80 30/9/2014, 18:00

    good guy boa tarde,

    Falta só um detalhe, quando crio um novo registro e vou ao campo MaqEqto e escolho um dos itens relacionados, por que não está adicionando no subformulário?

    Paulo.
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  good guy 30/9/2014, 19:46

    Olá Paulo,

    Creio que seria mais fácil trabalhar com um formulário desvinculado da tabela, utilizando o me. recordsource = "SELECT * FROM TabelaPrincipal". Existem vínculos das combos com suas tabelas de origem e vínculos do subformulário com o formulário principal que estão condicionando a sua pesquisa a somente após a implantação de dados. Inclusive o subformulário está congelado devido a esses vínculos. Quando se adiciona um novo registro fecha o filtro da combo porque não existe nenhum vínculo ativo entre o subformulário e o formulário principal.
    avatar
    paulo_ricardo80
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 08/08/2012

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Re: [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  paulo_ricardo80 30/9/2014, 20:19

    good guy,

    Como seria?
    Qual é a sua ideia?
    Não tenho trabalhado com campos desvinculados.

    Paulo.
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  good guy 30/9/2014, 20:52

    Olá Paulo,

    Formulário com campos desvinculados da tabela funcionam assim:

    1 - Na abertura do formulário principal:

    Public Sub Form_Open()

    me.Recordsource= "SELECT * FROM SuaTabelaPrincipal"

    End Sub

    OBS: Para que vc possa trabalhar com todos os campos no formulário, deixe primeiro vinculado para que vc possa adicionar os campos desejados. Em seguida desvincule e ponha o código acima. Para inserir os dados use a cláusula INSERT INTO (Campo1,Campo2, etc) VALUES ('" & sCampo1 & "', '" & sCampo2 & "'). Sabe usar?


    2 - Existem várias codificações confusas suas no formulário passíveis de gerar vários erros na compilação. Por exemplo, as combos do AUDITOR e AUDITADO deveriam ser ordenadas assim. Não existe uma tbl_Nome que vc colocou lá, por isso tá gerando erros:

    Origem da linha: SELECT tbl_principal.COD_AUDITOR, tbl_Principal.AUDITOR FROM tbl_Principal ORDER BY tbl_Principal.AUDITOR

    ...........

    Você tem uma caixa de texto ao lado para exibir o código, certo? Você está utilizando a propriedade Column(?) de forma errada. A referência a coluna onde está o código do auditor(COD_AUDITOR) não é 1 ou 2. Examina a tabela principal e conte de 0 até a coluna onde este campo está. Este número é que deve estar no ponto de interrogação. Não contei, deixei para você fazer, deve ser o 12º ou 17º, sei lá. Outra solução é esta que prefiro aplicar, usar a função DLookup para pesquisar o código. Pode ser pelo evento AfterUpdate do campo AUDITOR.

    Olha dá trabalho, mas vc aprende. Tem que suar mesmo.
    avatar
    paulo_ricardo80
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 08/08/2012

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Re: [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  paulo_ricardo80 30/9/2014, 21:39

    good guy,

    As tabelas estão criadas.
    O que eu passei foi apenas uma parte do sistema e por isso dá esses erros. Deveria de colocar quando disponibilizei todos os campos do tipo texto.
    Vou tentar fazer aqui e dou retorno assim que possível
    Valeu.

    Paulo
    avatar
    paulo_ricardo80
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 23
    Registrado : 08/08/2012

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Re: [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  paulo_ricardo80 6/10/2014, 14:19

    valeu!
    good guy
    good guy
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1304
    Registrado : 05/02/2010

    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  good guy 6/10/2014, 20:58

    Olá Paulo,

    O fórum todo agradece. Faça-me um cortesia por gentileza. Curta minha página no Facebook.

    https://www.facebook.com/EduardoMachado

    Visite meu site:

    www.goodguyaccessvba.com.br


    Também tenho dicas e artigos úteis no site para programadores iniciantes.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário Empty Re: [Resolvido]Caixa de Combinação no Formulário definida acrescentando Itens no Subformulário

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/3/2024, 06:37