MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas

    vini.magrin
    vini.magrin
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 15/03/2014

    [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas Empty [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas

    Mensagem  vini.magrin 26/12/2014, 16:15

    Ola pessoal!

    vou enumerar minhas duvidas, para que fique mais organizado...

       1. Pra resolver o problema do limite de 2gb no meu sistema, dividi um arquivo por setor e criei os relacionamentos pelo front-end (não sei se e o correto, mas o backend nem coloco mais relacionamentos, pois não influencia)
       Acontece que deduzi que daqui a alguns anos, teria que criar um arquivo para cada tabela do meu sistema. Mas, acredito que terei problemas óbvios de muitas conexões abertas não? Digamos, quando o front end tentar carregar 50 tabelas... alguém sabe as implicações disso?

       2. Assim, hoje de manha instalei o mysql e fiz a conexão ODBC conf tutorial do Plinio Mabesi (
    Código:
    http://www.mabesi.com/artigos/aplicativos-office/access/37-conexao-odbc-vba-entre-access-e-mysql.html
    ), criei um tabela de teste e um front end de teste e consegui conectar a tabela.
    Porem, não entendi.. se a conexão já foi feita, tudo certinho, não entendi porque o plinio criou o script que esta no tutorial. Não entendi a necessidade, visto que ao abrir o arquivo, ele fez a conexão e carregou a tabela.

       3. Vi que o mysql tem um sistema de relacionamentos e tal, mas se eu vou criar os relacionamentos no front end, não preciso cria-los no bd, correto? ou devo criar no mysql também? se sim, porque (a não ser que outra interface fosse acessar além do meu front end, não vejo necessidade).

    4. O mysql tem a opção anexo, igual do access?

    Basicamente, seria isso.. Preciso entender melhor essas questões para poder saber que caminho seguir com meu bd. Obrigado a todos! um feliz ano novo!! aprendi muito esse ano e espero que com o tempo eu possa devolver tudo que aprendi aqui!

    grato


    .................................................................................
    Vinicius Magrin
    avatar
    halmeida
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 07/08/2011

    [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas Empty Re: [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas

    Mensagem  halmeida 12/1/2015, 17:03

    Olá, vou tentar ajudar porém somente com a primeira pergunta, pois já tive experiência com a situação. Trabalho num empresa de grande porte onde precisei criar um BD em access para ser utilizado por muitos usuários, alguns inclusive acessando o servidor a partir de outros municípios. É certo que o access tem suas limitações, por exemplo:
    1 - Limite de conexões ao BD simultaneamente: 255;
    2 - Tamanho do BD: 2GB;
    3 - Quantidade de consultas, formulários e módulos por projeto, entre outros.

    Para resolver o problema de quantidade de acessos ao BD simultaneamente, tive alguns cuidados:
    a) Todo o front end é desvinculado do back end, ou seja, não existem formulários vinculados com as tabelas;
    b) Quando preciso utilizar visualizações de registro em campos do tipo lista, ao carregar o formulário que a contém, o programa copia os registros que quero visualizar para uma tabela temporária no front end do usuário. Também uso o mesmo recurso para campos do tipo listbox.
    Desta forma, não há conexão permanente entre o front end e o back end, somente conexões instantâneas que não sobrecarregam o sistema. Para ter idéia, são mais de 300 usuários utilizando o programa.

    Sobre o tamanho do BD, tive o cuidado de ao criá-lo, deixar o mesmo bem "enxuto", não armazenando dados desnecessários, como por exemplo, a mesma informação em duas tabelas diferentes. Utilizo recursos de anexar arquivos, como planilhas excel, imagens jpg e docs. Entretanto os arquivos não ficam armazenados no BD, apena o caminho deles que fica salvo no servidor.

    Obviamente um servidor mais robusto, mysql, ou mesmo em oracle seria o ideal, porém com os recursos que utilizo hoje, não tenho problemas com o banco em Access.
    vini.magrin
    vini.magrin
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 15/03/2014

    [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas Empty Re: [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas

    Mensagem  vini.magrin 12/1/2015, 20:03

    Ola halmeida!!

    muito obrigado pela resposta! era justamente o que eu estava precisando.. quanto as solucoes adotadas, tenho algumas duvidas sobre como fazer ou que material estudar pra aprender.. segue:

    "Quando preciso utilizar visualizações de registro em campos do tipo lista, ao carregar o formulário que a contém, o programa copia os registros que quero visualizar para uma tabela temporária no front end do usuário. Também uso o mesmo recurso para campos do tipo listbox"

    - Como faco para armazenar as tabelas temporariamente no f end?

    "Utilizo recursos de anexar arquivos, como planilhas excel, imagens jpg e docs. Entretanto os arquivos não ficam armazenados no BD, apena o caminho deles que fica salvo no servidor"

    - Como faco para armazenar o caminho e depois chama-lo pelo access? e as imagens, se ficam no servidor, como estao sendo acessadas pelas maquinas clientes?

    Se eu conseguir avancar nessas questoes, porque nao nao ficar com o access?
    porque estou anexando no bd e tenho ctz que e isso que esta pesando. o problema e que eu nao sei como fazer pra puxar so pelo caminho.. rsrs

    um abraco e muito obrigado pela resposta!!







    .................................................................................
    Vinicius Magrin
    avatar
    halmeida
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 07/08/2011

    [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas Empty Re: [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas

    Mensagem  halmeida 14/1/2015, 16:47

    Vamos lá:

    1 - - Como faco para armazenar as tabelas temporariamente no f end?
    R: Crie no próprio Front End uma cópia da tabela que existe no Back End com seus registros, entretanto sem registros, somente a estrutura. Para popular a tabela do front end, faça (em VBA, por recordset ou SQL) uma cópia dos registros que você quer visualizar no seu listbox do front end no evento "ao carregar" do formulário desejado. Lembre de incluir um código (também em VBA, neste caso um simples DELETE do SQL) no evento "ao fechar" do formulário.

    2 - Sobre os anexos, imagine que você deseja vincular uma imagem "jpg" a um registro, e a cada registro deve ter uma imagem vinculada. Primeiro você deve criar um campo (texto) na sua tabela onde ficará armazenado o endereço do arquivo de imagem, que será algo mais ou menos assim para cada registro: "\\caminhodarede\pasta\subpasta\nomedoarquivo.jpg". Bom, feito isto, você deve ter dois códigos diferentes em VBA, que inclusive encontrei por aqui pelo fórum, só não me recordo onde. Faça uma busca por "copiar arquivo" ou "copiar arquivo para outra pasta". Este código segue a seguinte sequência:
    a) abre uma janela para selecionar o arquivo;
    b) copia o arquivo selecionado e cola no local especificado por você (no meu caso, predeterminei uma pasta para armazenamento no servidor, para onde vão os arquivos);
    c) renomeia o arquivo no servidor para um padrão que você determine (no meu caso, os arquivos recebem o nome do número do processo, por exemplo: \\caminhodarede\pasta\subpasta\10002334.jpg). Atenção pois o nome do arquivo é assim como descrevi, incluindo todo o caminho de rede, pasta e subpasta;
    d) grava na tabela o novo caminho já com o novo nome do arquivo.

    O segundo código em VBA é para copiar o arquivo do servidor para o micro do usuário, ou seja, fazer o caminho inverso quando o usuário precisar visualizar o arquivo. Neste caso, o código tem uma etapa para copiar o arquivo e outra para abrir o arquivo já no micro do usuário, sendo esta segunda dispensável se assim você quiser. Importante que o arquivo seja copiado para o micro do usuário quando este quiser visualizá-lo e não abrir diretamente no servidor, principalmente se você quiser manter a integridade dos dados e arquivos originais.

    Esta rotina você pode adotar para qualquer tipo de arquivo: ".doc";".docx";".xls";".jpg"; etc.

    Um complemento que você pode utilizar especificamente para arquivos de imagem é incluir no seu formulário uma caixa de imagem não acoplada, onde você poderá visualizar a imagem no próprio formulário com o código:
    Código:

    me.nomedacaixadeimagem.picture="\\caminhodarede\pasta\subpasta\nomedoarquivo.jpg"

    Coloque este código no clique de algum botão ou no evento de abertura de formulário.

    Espero ter tirado suas dúvidas.
    avatar
    halmeida
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 07/08/2011

    [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas Empty Re: [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas

    Mensagem  halmeida 16/1/2015, 13:56

    Olá vini.magrin, foi resolvido o problema?
    vini.magrin
    vini.magrin
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 15/03/2014

    [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas Empty Re: [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas

    Mensagem  vini.magrin 21/1/2015, 16:16

    Ola Halmeida!

    esta encaminhado, por assim dizer.

    Estamos desenvolvendo o sistema eu e um outro funcionario aqui da empresa, mas estamos priorizando outras tarefas. eu devo fechar o topico e depois se tiver problema abro outro? porque ainda nao tive tempo de mexer nessa questao dos anexos.

    Grato


    .................................................................................
    Vinicius Magrin
    vini.magrin
    vini.magrin
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 15/03/2014

    [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas Empty Re: [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas

    Mensagem  vini.magrin 26/2/2015, 13:27

    vou encerrar o topico visto que tenho as inforamcoes basicas que preciso quando for mexer novamente nessa parte do sistema Smile


    .................................................................................
    Vinicius Magrin

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas Empty Re: [Resolvido]Tabelas: Access, Relacionamentos, MySQL e duvidas especificas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 16:42