MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 17/1/2015, 17:04

    Ola pessoal.

    Já fiz uma busca aqui no forum e encontrei varias situações, mas nenhuma que satisfaz minha dúvida.

    O que preciso. Em uma consulta: DATARECEBIMENTO OU DATAENTRADA = "01/2014" (VARIÁVEL)

    Seria possível ?


    Grato

    Vanderlei
    avatar
    halmeida
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 07/08/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  halmeida 17/1/2015, 20:43

    Para utilizar dadas em consultas você deve utilizar o caractere "#" (jogo da velha, os hastag), por exemplo:

    Código:
    select tabela.campodata from tabela where tabela.campodata="#01/01/2015#"
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 17/1/2015, 20:56

    O problema é que eu preciso filtrar dois campos datas diferentes com a condição

    DATARECEBIMENTO OU DATAENTRADA = "01/2015", assim mesmo pelo mes/ano (variavel) preciso entrar com este dado (mes/ano)

    Grato

    Vanderlei
    avatar
    halmeida
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 90
    Registrado : 07/08/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  halmeida 17/1/2015, 21:46

    OK. Segue então uma opção. Você pode utilizar busca entre dadas:
    Código:
    select tabela.campodata from tabela where tabela.campodata between #01/01/2015# and #01/31/2015#"
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 18/1/2015, 00:22

    Acho que você não esta entendendo minha duvida.

    As duas condições que você me apresentou eu já vi por aqui e contempla somente um campo

    Eu preciso que seja por dois campos diferentes:

    Ex: campo1 ou campo2 = 01/2015

    Ou seja que no campo1 OU NOcampo2 tenha valores "DIGITAR O QUE QUERO FILTRAR ex: 01/2015"
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Convidado 20/1/2015, 17:23

    Boa tarde,

    Caso ainda não tenha resolvido, poste aqui a sua BD para poder dar um Help.


    Abraço... Cool
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 20/1/2015, 21:56

    Roberto
    Vou tentar descrever melhor o assunto, se mesmo assim não clarear, vamos para sua sugestão
    Estou fazendo um BD para uma ótica, ou melhor, estou melhorando o BD incluindo uma parte financeira.
    A parte em questão é a seguinte:
    A loja tem 5 vendedores e a há necessidade de estar disponível no sistema, individualmente para cada vendedor TUDO O QUE ELE VENDEU EM DETERMINADO PERÍODO, afim de calcular o quanto terá a receber de comissão, o próprio vendedor vai verificar isso, uma vez que é um direito seu.
    Acontece que é considerada venda finalizada (com direito a comissão) toda venda que o cliente tiver deixado um sinal (CONSIDERADA ENTRADA), mesmo que feche o mês e o cliente não tenha concretizado totalmente a venda (ainda não tenha pago o restante).
    Outra situação é a que o cliente compra e paga no ato ou parcela tudo sem entrada. Esta venda é considerada finalizada automaticamente.
    Por isso que descrevo os campos DATAENTRADA (no caso do cliente deixar entrada) e DATARECEBIMENTO (no caso da venda finalizada automaticamente.
    A principio fiz um filtro com um formularios - 1 NO CASO DE TER DADO ENTRADA
    SELECT ConsultaVendedorEntrada.* FROM ConsultaVendedorEntrada WHERE datarecebimento is null and dataentrada is not null;
    e outro no caso do RECEBIMENTO AUTOMÁTICO
    SELECT ConsultaVendedor.* FROM ConsultaVendedor WHERE (((ConsultaVendedor.datarecebimento) Is Not Null));
    Assim o vendedor terá que fazer duas consultas, uma pela considerando a DATAENTRADA outra considerando a DATARECEBIMENTO

    Gostaria se possível um condigo que contemplasse as duas situações de uma só vez: ou seja eu entraria com o período desejado (01/2015) e o código filtraria considerando os dois campos. ou seja. caso o campo DATAENTRADA OU o campo DATARECEBIMENTO esteja preenchido, ESTA VENDA É CONSIDERADA FINALIZADAS e os demais dados referentes as mesmas ser]ao apresentados aos vendedores.
    Esclareci ou piorou ?
    Aguardo retorno
    toyebom
    toyebom
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 1128
    Registrado : 18/07/2012

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  toyebom 21/1/2015, 00:50

    Não c ompreendi muito bem mas julgo que é isto:

    Na origem dos registos do relatório colocas no campo da data

    Entre [ Data inicio "00-00-0000"] E [ Data fim " 00-00-0000"]


    .................................................................................
    Gente Simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Convidado 21/1/2015, 09:13

    Bom dia,

    Acho que posso ajudar, mas para poder prestar uma melhor ajuda posta aqui parte da sua BD onde se encontra o problema e assim posso efetuar alteração.

    Abraço... Cool
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 21/1/2015, 09:57

    Nunca postei bd aqui, tem alguma coisa especifica para isso ?

    Outra coisa o banco tem muitos forms, consultas e tabelas relacionadas, o que seria parte do BD

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Convidado 21/1/2015, 10:02

    Bom dia,

    Para postares aqui a tua BD tens que:
    1º Passar para formato "WINZIP" ( Zipares a tua BD).
    2º Ao escrever mensagem um pouco acima do butão enviar mensagem, existe um butão que diz "Escolher ficheiro".
    3º depois de teres escolhido ficheiro zipado, clikas no butão ao lado que diz "Submeter".
    4º Depois é só enviar mensagem e já te aparece o ficheiro em anexo.

    Abraço... Cool

    PS: não te eskeças de fazer sempre um Backup da tua BD. Smile
    O limite para tamnho ficheiro é de 2.998MB, caso seja maior podes eliminar alguns forms que não interessam para resolver problema.
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 21/1/2015, 11:46

    Pelo BD ter muitos forms, tabelas e consultas, tentei separar a parte que nos interessa, vai perceber a ausencia de algumas, mas o que interessa esta ai
    1 cadastrar paciente e dados do orçamento (EVOLUCAOCLIENTE) - frmCadastroCliente
    2 Cadastrar a venda do paciente cadastrado (inserir codigo do orçamento) - frmControleVendaFin
    3 Listagem das vendas por vendedor - frmConsultaVendedor

    qualquer duvida, por favor
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 21/1/2015, 11:47

    Desculpa
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 21/1/2015, 11:55

    Estou tentando enviar o BD zipado, mas nao aparece nada aqui pra mim

    enviar compactado com extensáo rar

    aqparece mensagem que o nome do arquivo nao é valido
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Convidado 21/1/2015, 11:59

    Tem que ser formato ".Zip"
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 21/1/2015, 13:09

    eis o arquivo zip
    Anexos
    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição AttachmentParteOtica.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (905 Kb) Baixado 16 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Convidado 21/1/2015, 13:28

    Vamos por partes....
    Qual form que voçe quer que ele filtra?
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 21/1/2015, 17:17

    apresentara os dados no form frmVendasPorVendedor
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Convidado 21/1/2015, 17:53

    Boa tarde,

    veja e comente se faz favor....
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 21/1/2015, 18:48

    Roberto,

    Eu não consegui enxergar nada de diferente, além do que eu ja tinha tentado, me parece que vc também só filtrou por um campo, datarecebimento, a não ser que eu não esteja enxergando preciso que veja de um vez só nos dois campos
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 22/1/2015, 11:17

    Olá a todos, acho que o colega Vanderlei pretende é colocar o mes/aaaa e filtrar.

    Com uma pesquisa por vezes temos o que pretendemos, veja se o linka abixo atende o pretendido:
    http://maximoaccess.forumeiros.com/t21884-consulta-filtro-data-mes?highlight=filtro+m%C3%AAs+ano

    Também aconselho a leitura deste excelente artigo do Mestre Avelino sobre filtros:
    http://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/aprenda-filtragens-no-access.asp

    Lembrei-me que outra forma é colocar o filtro >=DataIncial e <=DataFinal
    Para este tipo de situação, quando pretendo para um mês através de uma data costumo utilizar as seguintes funções:

    Código:
    'Álvaro Teixeira - 2015 - Converter uma data para o 1º dia do mes dessa data
    Function DataPrimeiroDia(xData)
        DataPrimeiroDia = CDate("01-" & Month(xData) & "-" & Year(xData))
    End Function

    'Álvaro Teixeira - 2015 - onverter uma data para o ultimo dia do mes dessa data
    Function DataUltimoDia(xData)
        DataUltimoDia = CDate("01-" & Month(DateAdd("m", 1, xData)) & "-" & Year(DateAdd("m", 1, xData))) - 1
    End Function


    Abraço
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 22/1/2015, 13:10

    Caro colega,
    Eu não tenho problemas em filtrar por apenas um campo, nem por data inteira, nem por mes/ano etc
    O que estou querendo saber se ha possibilidade de filtrar o mesmo conteudo mm/aaaa por dois campos ao mesmo tempo, ou seja é o mesmo que eu pedir, por favor procure no campo ENTRADA e no campo DATARECEBIMENTO se existe o dado 01/01/2015.

    Por exemplo:
    Digite o periodo desejado: 01/2015 e o código procure isso nos dois campos.

    Se não há possibilidade, sem problemas, continuarei fazendo as consultas separadamente mesmo, um campo de cada vez
    grato pela atenção
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 22/1/2015, 13:16

    Olá, por vezes temos dificuldade em entender as questões.
    Já experimentou com o OR ou AND.
    Abraço
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 23/1/2015, 10:11

    Olá, entretanto estive a verificar melhor o que pretende, analisando o exemplo que postou.
    Tenho alguma dificuldade na compreensão da tblVendas, em especial qual o campo da data da venda.
    Também os dados de exemplo não me parecem coerentes, pois temos 3 registos com valor da venda, mas nenhum tem a data da venda
    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição R9iyxl

    Tendo em vista que a DataEntrada e DataRecebimento são os campos em questão "Acontece que é considerada venda finalizada (com direito a comissão) toda venda que o cliente tiver deixado um sinal (CONSIDERADA ENTRADA), mesmo que feche o mês e o cliente não tenha concretizado totalmente a venda (ainda não tenha pago o restante)."

    Veja se atende o pretendido, pode testar no exemplo postado:

    SELECT tblVendas.[VendaID], tblVendas.[DataVenda], tblVendas.[DataRecebimento], tblVendas.DataEntrada FROM tblVendas WHERE (((tblVendas.[DataRecebimento])>=[DataInicial] And (tblVendas.[DataRecebimento])<=[DataFinlal])) OR (((tblVendas.DataEntrada)>=[DataInicial] And (tblVendas.DataEntrada)<=[DataFinlal]));

    Abraço
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 27/1/2015, 09:58

    Olá ahteixeira,

    Acho que você está conseguindo ajudar a resolver meu problema. Sua sugestão se adapta perfeitamente ao que preciso quando trabalhado diretamente com o form FRMVENDASPORVENDEDOR.

    Acontece que este funciona como um subformulario que deve ser carregado por outro form FRMVENDASVENDEDOR onde é inserido também a senha do vendedor, além da data inicial e data final.

    Será que é possivel utilizar desta maneira ou algo semelhante (o form esta disponivel BD que enviei)

    Grato
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 27/1/2015, 10:00

    Em tempo o form FRMCONSULTAPORVENDEDOR é baseado na consulta CONSULTAVENDEDOR
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 28/1/2015, 10:07

    Olá, sera colocar na instrução sql "... AND tabela.campoVendedor = campoDoFormFRMVENDASVENDEDOR"


    Última edição por ahteixeira em 29/1/2015, 18:22, editado 1 vez(es)
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 29/1/2015, 00:44

    Desculpa, mas não entendi sua colocação
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 29/1/2015, 18:26

    Veja mensagem 27, estou no telemóvel e não posso testar e exemplificar como anteriormente.
    Se ja faz por datas como pretende, no sql será dizer
    ... e (and) campo do vendedor da tabela a listar igual (=) campo do vendedor escolhido no formulário.
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 31/1/2015, 09:37

    Desculpe a demora para o retorno

    Bem, continuei não entendendo o que me pediu, uma vez que utilizei o código diretamente nos critério da consulta para obtenção do relatório em questão, e funcionou perfeitamente.

    Para o formulário a questão é a mesma, ou seja, mostrar no formulário todas as vendas do vendedor que tiver DATAENTRADA OU DATARECEBIMENTO com a condição de entrar com a senha do vendedor.
    Para isso utilizo um form FRMVENDAVENDEDOR com um subform onde é apresentado os resultados FRMVENDASPORVENDEDOR.

    No BD que estou postando aqui o formulário mostra apenas vendas que tenham data de recebimento, no entanto pode haver vendas com apenas data de entrada e é considerada finalizada, já que não consegui fazer com as duas datas ao mesmo tempo, como no relatório RELFIN_VENDASFINALIZADAS
    Anexos
    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição AttachmentParteOtica.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (1.2 Mb) Baixado 11 vez(es)
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 31/1/2015, 18:22

    Vamos lá ver se compreendo
    1) é apenas para o vendedor consultar?
    1a) verifico que na sua consulta está a tentar pesquisar pela senha, já imaginou dois vendedores terem a mesma senha!!!
    2) o campo senha1 é da tabela de usuarios?
    2a) Se a sua aplicação tem usuarios, então o sistema já sabe qual é o usuario e deve filtar por usuario, nem precisa se perguntar a senha.

    Na minha opinião, quando é efetuada uma venda o sistema deve registar o usuario e também deve registar o vendedor a que pertenceu a venda em campos separados, pois pode ser o mesmo utilizador ou não.
    Tendo na tabela de vendas o código do vendedor ao fazer os reportes não será dificil.
    Lembro que a estrutura dos dados é muito importante, para o que pretendemos obter do nosso projeto.

    A melhor solução será ter uma opção de consultas (funcionarios admninistrativos) para ver as vendas por vendedor à qual os vendedores não tem acesso.
    Sendo um vendedor, ter outro formulário que faz a mesma coisa mas apenas para o utilizador logado.

    Abraço
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 31/1/2015, 18:57

    Bem, você foi perfeito nas colocações, até parece que leu meus pensamentos.
    Realmente no sistema existe algumas redundancias, exatamente por não saber não conseguir desenvolver conforme suas sugestões.
    Vou tentar expor item por item do que tem e do que podemos ter.
    1) é apenas para o vendedor consultar?:
    Sim
    2a) verifico que na sua consulta está a tentar pesquisar pela senha, já imaginou dois vendedores terem a mesma senha!!!
    Não, Apesar de ser o administrador que cadastra as senhas, o sistema não testa se ela já existe e em se tratando de usuário (vendedor) diferente, ele vai aceitar a senha igual, dai com certeza terei problemas ao consultar com senhas iguais, no caso é fácil controlar pois na loja só tem 4 funcionários, mas se fosse uma grande empresa. já era.
    3) o campo senha1 é da tabela de usuarios?
    Sim, criei esta senha exatamente por não saber resolver o item, 4 das suas sugestões
    4a) Se a sua aplicação tem usuários, então o sistema já sabe qual é o usuário e deve filtrar por usuário, nem precisa se perguntar a senha.
    Fiz pensando, se o sistema tiver aberto com um usuário, qualquer outro curioso teria acesso aos dados do usuário logado, exatamente relatado na sua próxima sugestão (opinião), o que resolveria esta questão (não pensada por mim)
    Tendo na tabela de vendas o código do vendedor ao fazer os reportes não será dificil.
    Na verdade trato o usuário como um vendedor, o que não impede de ser alterado, já que existe pouco vendedor
    A melhor solução será ter uma opção de consultas (funcionarios admninistrativos) para ver as vendas por vendedor à qual os vendedores não tem acesso.
    Esta opção já existe, embora não tenha disponibilizado no BD enviado. Trato esta questão no controle de acesso do usuário a formularios e relatorios, nem todos tem acesso a tudo, somente uma pessoa (adminitrador) tem acesso a tudo, e existe um relatorio que apresenta estes dados.
    Sendo um vendedor, ter outro formulário que faz a mesma coisa mas apenas para o utilizador logado.
    O formulario proposto ao qual não consegui apresentar DATAENTRADA ou DATARECEBIMENTO = not null ao mesmo tempo e exatamente para isso.
    Pelo visto você conseguiu ler meus pensamento, a diferença é que eu sou apenas um curioso em programação access, e não consigo soluções faceis. Muito do meu BD é conseguido através do forum, ajudainha aqui, ajuda ali e por ai afora.
    Será que consegui explanar ?
    Será que é possivel solucionar tudo isso ?
    Fica a vontade pra sugestionar e modificar o que for preciso. Creio que tenho muito a aprender com vocês



    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 1/2/2015, 09:40

    Olá Vanderlei, veja se exemplo vai de encontro com o pretendido.
    ParteOtica.zip
    O campo que está a vermelho (id usuario) pode colocar oculto, mas não apague.
    Abraço


    Última edição por ahteixeira em 30/10/2015, 12:02, editado 1 vez(es)
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 1/2/2015, 22:29

    É fica interessante, mas deixa eu entender. Desta forma, eu preciso selecionar o usuário e inserir a senha, isso para ficar independente do usuário logado ?

    No formulario apresentado no BD enviado por mim esta sendo contemplado somente os clientes com DATARECEBIMENTO = NOT NULL, a minha principal necessidade seria contemplar ao mesmo tempo DATARECEBIMENTO OU DATAENTRADA <> "vazio", ou seja NOT NULL
    como acontece no relatório Relfin_ListaFinalizada
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 1/2/2015, 23:09

    Olá, sim desta forma fica independente do usuario logado.
    Se pretende ficar apenas disponivel para o usuario logado, pode colocar o campo usuarioSel como invisivel e dizer na consulta da origem dos dados que o campo usuario é igual ao usuarioLogado.

    Quanto à consulta é utilizar o OR, veja como fica a alteração:
    SELECT ConsultaVendedor.* FROM ConsultaVendedor WHERE (((ConsultaVendedor.DataRecebimento) Is Not Null)) OR (((ConsultaVendedor.DataEntrada) Is Not Null));
    Abraço
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 3/2/2015, 10:20

    Olá
    Estamos quase no final, um pouco de paciência com o colega aqui por favor.

    Me parece que com sua sugestão, você inseriu os dados diretamente na TBLVENDAS.

    Acontece que a base de dados para o formulario FRMVENDASPORVENDEDOR e a consulta 2aaaa-1-tblVenda-usuariovendedor que traz o valor do campo usuario de outra tabela 1aaaaCadastroCliente-Evolução. (percebi que voce puxou o usuario da TBLVENDAS)
    Como gravar o usuário na TBLVENDAS através do formulario FRMCONSULTAVENDAFIN, onde são inseridos os dados da vendas ?

    Grato

    vanderlei
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 3/2/2015, 14:16

    Olá refere-se ao que foi efetuado na mensagem nº 33 ou 35?
    Se foi a alteração da mensagem 33 além do formulário, ter incluido um campo desvinculado, a alteração da consulta foi:
    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição 256fbrn
    Abraço
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 3/2/2015, 17:05

    Desculpa ai, até ai ta entendido, perfeito, o problema é que você inseriu no formulario frmvendaporvendedor o campo usuario, mas da tblvendas, só que quando da digitação da venda ele traz alguns dados (usuario, medico, nomedocliente) de outra consulta para o formulario de registro da venda (frmcontrolevendafin), o problema é que o usuario não é gravado direto na tabela tblvenda e sem ele lá eu não tenho exito com o form frmvendasporvendedor. Por favor, da uma olhadinha no frmcontrolevendafin do BD enviado que acho que vc entenderá melhor o que estou tentando passar.
    O uma forma de gravar o usuario na tblvendas já resolveria isso, eu acho
    Grato
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 3/2/2015, 17:35

    Ola, estou no telemóvel, no entanto no formulário onde regista as vendas, basta colocar no campo usuário, no valor por defeito
    =UsuarioLogado
    Não sei se tem essa informação em variavel ou algum form, será sempre dizer =OndeTemInformaoDoUsuarioLogado
    Ao adicionar registos vai colocar direitinho na tabela.
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 3/2/2015, 17:59

    Acontece que não funciona assim, mesmo porque quem efetua a venda também pode não ser o usuario logado, outra coisa o usuário é inserido no momento que ele efetua a venda (orçamento) do produto e não é baseado diretamente na tblvendas e sim em uma consulta, ai estes dados são transportados para o formulario de registro da venda (financeiro) e ai sim, são inseridos os demais dados pertinentes. É este usuário que preciso que vá para a tblvendas
    Acho que não estou conseguindo expor o problema de uma maneira didática, mas...
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 3/2/2015, 18:07

    Na mensagem n. 31 alertei para o facto da estrutura de dados ser muito importante.
    Sou da opinião que deve ter no seu projeto tabela de:
    Usuários
    Vendedores
    Caso contrario o problema vai-se arrastar.
    Assim quando o utilizador estiver a registar a venda deve introduzir qual foi o vendedor.
    Imagine que daqui a uns tempos tem comissoes diferentes por vendedor, será so adicionar o campo da comissão na tabela dos vendedores , a informação ja esta separada.
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 3/2/2015, 19:46

    Eu concordo com você quanto as tabelas, vou providenciar isso depois, jaque agora o sistema esta funcionando e necessito do formulario de consulta do vendedor

    Só pra gente não ficar arrastando o problema, por enquanto, você teria uma maneira de fazer gravar o usuario na tabela tblvendas, já resolveria momentaneamente o problema, depois vou providenciar as alterações proposta.

    Grato
    Vanderlei
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 3/2/2015, 21:28

    Ola, hoje não tenho disponibilidade.
    Amanha vou verificar se é possível, ate para finalizar este tópico que ja esta a fugir do titulo e não queremos ser repreendidos pelo administrador do fórum.
    Abraço
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 4/2/2015, 11:21

    Olá Vanderlei, apenas tem que efetuar alteração na consulta 2aaaa-1-tblvenda-usuarioVendedor
    O campo usuario que está na consulta é da tabela tblUsuários e deve ser da tabela tblVendas.
    Proceda da seguinte forma:
    1) Abra a consulta e coloque no modo estrutura, conforme exemplificado:
    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição 2d2agq0

    2) Altere para tblVendas:
    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição 2eziolx

    Abraço
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 5/2/2015, 09:19

    Olá, é verdade acho que fugimos do título deste tópico.
    Só pra gente finalizar por aqui, eu conseguindo ou não resolver a questão.
    Eu estou entendendo perfeitamente o que esta me passando, inclusive já o fiz, que era inserir na consulta
    2aaaa-1-tblvenda-usuarioVendedor, o campo usuario ta tblvendas.
    Gostaria, se pudesse, dar uma olhada na estrutura do formulario frmcontrolevendafin que é aonde registrada a venda (parte financeira), pra você observar como é inserido o usuario. Não adianta eu colocar o campo tblvendas.usuario na consulta se o usuario não é gravado nele.
    Precisaria repassar este usuario para este campo tblvendas.usuario.
    Caso não seja possivel a solução, podemos considerar o tópico encerrado, pra não sofrermos sansões, e mais pra frente abro um tópico mais especifico.
    De qualquer forma, me ajudou demais em relação a pergunta inicial do tópico, e podemos considerar solucionado aquela questão.
    Agradecido
    abs
    Vanderlei
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 5/2/2015, 09:49

    Bom Dia Vanderlei, na versao que está postada, com essa alteração fica gravar o usuario na tabela de vendas.
    Sere melhor postar a versão que tem, para verificar e finalizar.
    Abraço
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 5/2/2015, 11:22

    Olá ahTeixeira

    Estou utilizando o ultimo exemplo que você me enviou na resposta 33

    Se você executar o frmcontrolevendafin e depois abrir a tblvendas ou 2aaaa-1-tblvenda-usuarioVendedor, verá que o usuario carregado no forma não é gravado no campo tblvendas.usuario e sim tblusuarios.usuarios
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 5/2/2015, 12:13

    Olá, se alterar registo existente funciona, já está a gravar, tentei adicionar registo novo e apresenta diversos erros (de esperar com tantas consultas)
    A estrutura de dados (modelagem) é muito importante.
    Não é fácil compreender qual o objectido da aplicação.
    Para fazer uma venda
    a) é obrigatório ter um orçamento para registar benda (sim ou não)???
    b) se sim onde é feito o orçamento (formulario e tabela que guarda registos)???
    No aguardo
    avatar
    Vanderlei
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 243
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Vanderlei 5/2/2015, 16:10

    Compreendo sua dificuldade, uma vez que como ja disse ai pra traz, não me considero um programador access e sim um curioso, então faço as coisas conforme eu sei ou vou descobrindo.
    Este BD criei a mais de 10 anos para a otica de um amigo, bem especifico para ele, e de lá para cá já tiveram umas 3 versões, ou seja, fui acrescentando os pedidos e ai por diante, você sabe como é isso né ?
    Qual o objetivo da aplicacação ?
    Manter o cadastro dos clientes
    Manter a evolução do cliente, já que trata-se de uma otica e com certeza ao longo da vida uma pessoa necessitara de outros serviços
    E por ultimo controlar a parte financeira

    Quanto as perguntas:
    Sim, cada nova compra de um cliente e acessado o formulario EVOLUCAOCLIENTE, que é um subform da frmCadastroCliente ea tabela EVOLUCAOCLIENTE (isso funciona como um orçamento)
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7914
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Alvaro Teixeira 5/2/2015, 16:49

    E como é atribuido o nº de orcamento (manualmente?) e nº da venda?

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição Empty Re: [Resolvido]Filtrar datas de campos diferentes com condição

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 07:55