MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Linkar tabela DBF com indice CBX no Acess 2010 - windows 7

    vini.magrin
    vini.magrin
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 15/03/2014

    [Resolvido]Linkar tabela DBF com indice CBX no Acess 2010 - windows 7 Empty [Resolvido]Linkar tabela DBF com indice CBX no Acess 2010 - windows 7

    Mensagem  vini.magrin 9/4/2015, 15:40

    Ola pessoal!

    tenho tido muito sucesso usando o Access. Porem na empresa aqui, usamos um sistema que usa tabelas dbf com indices cbx. No meu sistema atual em access, para nao ter que cadastrar por exemplo, todos os clientes novamente, pensei em linkar as tabelas.

    Entrei em contato com o desenvolvedor, e ele questionou se o acces conseguiria acessar os arquivos indices (cbx). O arquivo dbf consegui abrir sem problema.

    Foi ai que comecaram meus problemas.. Consegui achar bastante material FALANDO a respeito, ate aqui no forum, achei um exemplo com recordset. Ele abre uma tabela dbf, mas nao tem tabela de indice! Em um outro, em ingles, reocmendou que baixasse o foxpro, mas nao rodou no win7.

    enfim, estou travado... Tem como eu abrir esse arquivos dbf com indice cbx pelo access?

    Seria importante abrir o indice tambem pra criar os relacionamentos, concordam?

    Como abriu o dbf, poderia por exemplo converter para uma tabela do access com indice?
    o problema disso e que seria mantido duas escalas de indice pros mesmos dados.. nao vejo como vantajoso.

    enfim, estou avaliando as possibilidades.. alguem ja passou por isso?

    se alguem puder ajudar, que seria otimo conseguir fazer. Eu conseguiria integrar totalmente a empresa e evitar de manter registros distintos que tratem das mesmas infos!


    grato



    .................................................................................
    Vinicius Magrin
    vini.magrin
    vini.magrin
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 15/03/2014

    [Resolvido]Linkar tabela DBF com indice CBX no Acess 2010 - windows 7 Empty Re: [Resolvido]Linkar tabela DBF com indice CBX no Acess 2010 - windows 7

    Mensagem  vini.magrin 9/4/2015, 20:13

    vou acrecentando as informacoes que estou conseguindo..

    pelo que entendi, nao preciso abrir o arquivo cdx.

    eu so precisaria reindexar o arquivo dbf, ou seja, criar uma chave primaria para usar nesse arquivo.

    A meu ver, a opcao de fazer isso, seria "clonar" o vinculo em uma nova tabela do access, com uma chave primaria existente. Ou seja, copiar todos os dados da tabela dbf em uma nova tabela, com uma chave primaria existente. Com isso, eu poderia manipular esse cadastro no access. Porem, o contrario nao eh verdade. Ou seja, para incluir um cadastro, teria que ser no programa do terceiro e depois o mesmo ficaria disponivel no access. Nao ficaria perfeito, mas ja melhoraria muito, evitando duas base de dados com os mesmos dados.

    Isso seria na teoria. Agora preciso criar o codigo para realizar essa rotina..




    .................................................................................
    Vinicius Magrin
    vini.magrin
    vini.magrin
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 15/03/2014

    [Resolvido]Linkar tabela DBF com indice CBX no Acess 2010 - windows 7 Empty Re: [Resolvido]Linkar tabela DBF com indice CBX no Acess 2010 - windows 7

    Mensagem  vini.magrin 10/4/2015, 14:14

    Bom dia pessoal!

    consegui "resolver" o problema.

    -Criei uma rotina no cobian backup pra copiar todo dia a base de dados em dbf.
    -Ao inves de vincular, realizei a importacao dos dados. Com isso, consigo definir a chave primaria na tabela. Como sao clientes, defini pelo campo CPF/CNPJ, que nao pode ser repetido.

    Agora, eu precisaria criar a rotina de importacao em VBA no Acess, que teria que fazer o seguinte:
    - Importar os dados da tabela;
    - Definir o campo CPF/CNPJ como chave primaria.

    Alguem poderia me ajudar com esse codigo VBA?

    Com isso, vou conseguir realizar a integracao dos dois sistemas. O unico porem, e que o cadastro de clientes tera que ser feito pelo outro programa. Mas a vantagem de ter o mesmo banco acredito que compensa.


    .................................................................................
    Vinicius Magrin
    vini.magrin
    vini.magrin
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 83
    Registrado : 15/03/2014

    [Resolvido]Linkar tabela DBF com indice CBX no Acess 2010 - windows 7 Empty Re: [Resolvido]Linkar tabela DBF com indice CBX no Acess 2010 - windows 7

    Mensagem  vini.magrin 13/4/2015, 20:03

    Boa tarde Pessoal!

    acredito que agora finalizei o problema.. Finalmente!!

    do que ficou faltando:

    - Importar os dados da tabela;
    - Definir o campo CPF/CNPJ como chave primaria.

    consegui resolver assim:

    Código:

    Private Sub Form_Open(Cancel As Integer)
    'obs. se nao existir a tabela, gera erro. codigo condicional falhou. entao e so criar a tabela antes que da certo.

    'Comando para criar tabela atualizada

        DoCmd.RunSQL ("DROP Table clientes")
        DoCmd.TransferDatabase acImport, "dBase 5.0", "\\SERVIDOR-PC\Copy\SG\copiaRecicle\Arquivos\", acTable, "clientes", "clientes", False

    'Comando para definir campo de chave primaria
        CurrentDb.Execute ("ALTER TABLE clientes ADD CONSTRAINT PrimaryKey PRIMARY KEY (CGC);")
        
        
    End Sub


    Apenas caso alguem cair aqui com o mesmo problema, pelas minhas pesquisas, constatei que:

    - Ate o access 2000, pelo que li, ele reconhecia normalmente esse tipo de tabela e sua chave primaria
    - Apesar de nao reconhecer mais, se a tabela tiver algum campo que possa ser definido como primaria, a indexacao pode ser feita conforme eu fiz
    - Usei o cobian para fazer a copia da tabela para evitar o erro que da quando estao usando o sistema. Ao importar, ele fala que a tabela ja esta sendo usada. Coloquei para fazer copia diaria, mas pode ser definido o tempo que achar necessario.


    Sendo assim, finalizei uma grande etapa de integracao do sistema aqui da empresa.
    Fiquei feliz tambem, apesar de nao ter tido respostas, de conseguir resolver por minha conta, atraves de Muuuiita pesquisa.

    Provavelmente nunca irei me considerar um programador, pois nao tenho formacao nessa area e quanto mais aprendo, mais vejo que o aprendizado e infinito. Porem, fico feliz ao ver o quanto aprendi em um ano 'quebrando a cabeca' e, principalmente, com a ajuda do pessoal do forum e de outros sites, inclusive ajuda do access, que tem uma documentacao enorme!! bounce bounce Basketball Basketball


    .................................................................................
    Vinicius Magrin

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Linkar tabela DBF com indice CBX no Acess 2010 - windows 7 Empty Re: [Resolvido]Linkar tabela DBF com indice CBX no Acess 2010 - windows 7

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 10:11