MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Validação de Login e password - VBA Acess

    avatar
    omjmesquita
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 26
    Registrado : 08/05/2015

    Validação de Login e password - VBA Acess Empty Validação de Login e password - VBA Acess

    Mensagem  omjmesquita 10/8/2015, 20:01

    Boa tarde amigos.
    Confesso que sou um novato em VBA. No entanto, como sabe rnão ocupa lugar, decidi que iria tentar efetuar uma aplicação para o meu trabalho. Confesso que não é nada fácil e já passei largas horas lendo e tentando entender os vossos posts.
    Apesar de já ter desenvolvido vários formulários e os seus procedimentos, não consigo resolver este problema que vos exponho:
    Tenho um formulário - Form_Login
    Neste formulário existe uma caixa de nome - Caixa_num_mecanografico (será a caixa correspondente ao usuário)
    e outra - Caixa_password (caixa para inserir a password)
    Existe ainda o botão Ok que tem o nome Botao_Ok
    Apesar de já ter feito a maior parte das verificações e validações desejava o seguinte:
    Ao digitar na Caixa_num_mecanográfico deveria fazer uma verificação na tabela Utilizadores, no campo UT_Numero_Mecanografico. Caso não exista o numero mecanografico indicado aparecer uma caixa de texto dizendo que o utilizador / usuário não existe e perguntando se deseja efetuar o seu registo solicitando para o endereço de e-mail: aaaaaaaaa@aaaa.pt e um espaço onde ele pudesse colocar o seu endereço de email para ser contatado.
    Caso esse numero mecanográfico já esteja inserido na tabela ao fazer o after_update dar uma mensagem de boas vindas colocando o nome do utilizador/usuário registado na mesma tabela Utilizadores e cujo campo é UT_Nome_Completo e só após iria passar para a caixa seguinte -  Caixa_password aguardando a introdução da password/senha. Deverá então ser feita a validação, ao carregar no Botao_Ok, que irá confrontar o introduzido na Caixa_password com o campo existente na tabela Utilizadores que é UT_Senha. Caso esteja tudo ok e seja validado o login (após carregar no Botao_Ok),irá abrir o formulário Form_Principal.
    Muito obrigado pela vossa ajuda.
    avatar
    omjmesquita
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 26
    Registrado : 08/05/2015

    Validação de Login e password - VBA Acess Empty Ninguém pode ajudar?

    Mensagem  omjmesquita 11/8/2015, 12:59

    Amigos: sei que é período de férias mas ninguém tem um tempinho para dar uma ajudinha?
    Obrigado.
    ÓscarSantos
    ÓscarSantos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 335
    Registrado : 18/09/2013

    Validação de Login e password - VBA Acess Empty Re: Validação de Login e password - VBA Acess

    Mensagem  ÓscarSantos 11/8/2015, 13:04



    .................................................................................
    _________________________________________________________
    sempre a aprender
    para enviar ou postar só access2007 infelizmente é o que tenho no trabalho Sad .
    para dar tópico como resolvido https://www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos
    avatar
    Ricardo Ivan
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 28/04/2015

    Validação de Login e password - VBA Acess Empty Re: Validação de Login e password - VBA Acess

    Mensagem  Ricardo Ivan 12/8/2015, 15:04

    Bom dia amigo,

    Apenas pra te dar uma direção faz algo mais ou menos assim:

    Código:
    Private Sub botao_Ok_Click()
    Dim rs As DAO.Recordset
    Dim strSQL As String

    'Open a snapshot-type Recordset based on an SQL statement
    strSQL = "SELECT * FROM Utilizadores"
    Set rs = CurrentDb.OpenRecordset(strSQL, dbOpenSnapshot)
         
        Do While Not rs.EOF
           
            If rs("UT_Numero_Mecanografico") = Me.Caixa_Numero_Mecanografico Then
           
                If rs("UT_Senha") = me.Caixa_password Then
               
                    'SE CONFIRMOU O PASSWORD FAZ ALGO AQUI!
                   
                    Exit Do
                Else
                    MsgBox "Senha não confere!"
                    Exit Do
                   
                End If
           
            End If
           
            rs.MoveNext
           
        Loop
       
        Set rs = Nothing
    End Sub

    falta adicionar a parte do e-mail que você falou.

    Veja se ajuda,

    Cool
    ÓscarSantos
    ÓscarSantos
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 335
    Registrado : 18/09/2013

    Validação de Login e password - VBA Acess Empty Re: Validação de Login e password - VBA Acess

    Mensagem  ÓscarSantos 12/8/2015, 16:45

    Manda mail para te enviar exemplo
    ou podes ver em

    https://www.maximoaccess.com/search?search_keywords=login&search_where=f7

    Abraço


    .................................................................................
    _________________________________________________________
    sempre a aprender
    para enviar ou postar só access2007 infelizmente é o que tenho no trabalho Sad .
    para dar tópico como resolvido https://www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos
    avatar
    omjmesquita
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 26
    Registrado : 08/05/2015

    Validação de Login e password - VBA Acess Empty Obrigado amigos

    Mensagem  omjmesquita 12/8/2015, 19:20

    Estimados amigos:
    Obrigado por terem respondido e colaborado na dúvida que pus no MaximoAcess.
    Tentei inserir as linhas do código que o amigo Ricardo pôs na resposta à minha solicitação mas não resultou pois não fazia absolutamente nada. Alterei alguns campos que não correspondiam ao que tinha digitado (nome da caixa, etc) mas mantive toda a estrutura que enviou. Não fez nada.
    Tenho já algumas validações feitas - por exemplo a Caixa_num_mecanografico só poderão ser digitados números inteiros, senão dá msg de erro, só deixará introduzir a password se for digitado numero inteiro, etc.
    O problema está no seguinte:
    Ao digitar na Caixa_num_mecanografico, ao fazer o after_update, deveria abrir a tabela Utilizadores e verificar se o conteudo digitado é igual ao campo UT_Num_Mecanografico que existe nessa tabela. Caso já houvesse esse valor só depois iria então permitir passar para  a seguinte Caixa_password onde seria introduzida a password. Aqui, após inserida a senha, iria pesquisar na mesma tabela Utilizadores se o valor introduzido em Caixa_password confere com o do campo UT_Senha. Se estivesse tudo ok apareceria a MsgBox de Boas vindas e colocava na mesma box o nome do utilizador que se encontra registado na mesma tabela mas no campo UT_Nome_Completo.

    Envio imagem da Form_Login que, espero, ajude.
    Envio também imagem da tabela Utilizadores onde estão rodeados os campos que deverão ser consultados e validados a vermelho e depois a verde o campo com o nome do utilizador.
    Caso não houvesse a validação dos dados em uma das caixas, apareceria uma Msgbox com a mensagem de erro e para tentar novamente carregando no botão tentar novamente.
    Amigo. Sei que é pedir muito mas vejo que os vossos conhecimentos de VBA são muitos e por isso recorro à sua preciosa ajuda. Como gosto de entender e não estar sempre a recorrer a ajudas, peço-lhe o favor, se entenderem por bem ajudar-me, que vão explicando com comentários o que fazem as linhas de código que criar.
    Fico-lhes muito muito agradecido
    Se decidirem não ajudar... amigos na mesma e aceitem aquele
    Grande abraço.

    omjmesquita
    omjmesquita@gmail.com
    avatar
    omjmesquita
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 26
    Registrado : 08/05/2015

    Validação de Login e password - VBA Acess Empty Imagens

    Mensagem  omjmesquita 12/8/2015, 19:26

    Amigos não sei como postar as imagens.
    Diz-me que o espaço de armazenamento é 0 Kb
    Enfim, espero ter-me explicado bem no texto.
    Abraço
    avatar
    Ricardo Ivan
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 28/04/2015

    Validação de Login e password - VBA Acess Empty Re: Validação de Login e password - VBA Acess

    Mensagem  Ricardo Ivan 13/8/2015, 21:20

    fiz um exemplo fazendo exatamente o que voce quer!

    exemplo

    Conteúdo patrocinado


    Validação de Login e password - VBA Acess Empty Re: Validação de Login e password - VBA Acess

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 22:22