MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    avatar
    joauanva
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 25
    Registrado : 05/03/2010

    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  joauanva 7/3/2010, 17:33

    Boa tarde, antes demais gostaria de pedir desculpa a todos aqui do fórum caso eu esteja a abrir um tópico já respondido anteriormente ou se, não for no local indicado.

    Sou novo no fórum e ainda não me ambientei muito bem.

    Bom a minha questão deve ser muita básica, mas, como eu não percebo muito de access pois, sou novato gostaria de saber como posso activar um campo com base em outro. Por exemplo:

    1.º - Tenho um campo que se chama Nome no meu formulário;

    2.º - Tenho um campo que se chama Idade;

    O que eu quero é que o campo Idade esteja invisivel e só seja visivel quando no campo Nome for colocado o respectivo nome da pessoa, e então colocar aí a respectiva idade.

    Desde já um muito obrigado a todos.

    Novamente peço desculpa caso não seja o local indicado. Até breve assim o espero.

    P.S - Vocês são uns expert's no que diz respeito a todo o conteúdo do access. Parabéns a todos.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty Re: [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  Convidad 7/3/2010, 17:35

    ola esta duvida parece-me pertencer à sala dos formulários.

    entre nas propriedades do seu formulario, carregue nos 3 pontinhos da linha no actual, escolha procedimento de evento.

    quando abrir o vba digite:

    If IsNull(Me.SeuCampoIdade) Then
    Me.SeuCampoIdade.Visible=False
    Else
    Me.SeuCampoIdade.Visible=True
    End If
    avatar
    joauanva
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 25
    Registrado : 05/03/2010

    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty Re: Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  joauanva 7/3/2010, 18:21

    Boa tarde Ricardo desde já um muito obrigado pela sua resposta rápida mas, não estou a conseguir.
    Fiz como me explicou e não consigo. A idade desaparece ao inserir um novo registo certo... mas, quando insiro o nome da pessoa o campo idade não fica activo e deveria ficar para que pudesse inserir os dados.

    Agradeço desde já a sua ajuda. Muito obrigado.
    avatar
    faseveloz
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 5
    Registrado : 01/03/2010

    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty Re: [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  faseveloz 7/3/2010, 19:06

    Olá joauanva,

    Podes colocar o código no evento OnTimer do formulário.

    Não te esqueças de mudar o valor Interlo do Cronometro de 0 para 500 por exemplo.


    Private Sub Form_Timer()

    If IsNull(Me.Nome) Then
    Me.Idade.Visible = False
    Else
    Me.Idade.Visible = True
    End If

    End Sub
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty Re: [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  Convidad 7/3/2010, 20:17

    só lhe disse a primeira parte, falta a segunda

    no evento vba depois de actualizar do seu campo nome coloque:

    Private Sub SeuCampoNome_AfterUpdate()
    If Not IsNull(Me.SeuCampoNome) Then
    Me.SeuCampoIdade.Visible = True
    Else
    Me.SeuCampoIdade.Visible = False
    End If
    End Sub
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty Re: [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  criquio 7/3/2010, 20:42

    Amigo joauanva, seja bem vindo ao forum.
    Como diz o amigo JPaulo, existem várias maneiras de se fazer Nestum (espero que ele não me cobre royalties por usar a frase dele, rsrsrsrs).
    Uma outra maneira de se coseguir esse resultado, é definindo a propriedade Visível do campo da idade como false, e no evento após atualizar do campo que vai o nome, colocar o código abaixo:


    Private Sub txtNome_AfterUpdate()
    If Not IsNull(Me.txtNome) Or Me.txtNome.Value <> "" Then
    Me.txtIdade.Visible = True
    ElseIf IsNull(Me.txtNome) Or Me.txtNome.Value = "" Then
    Me.txtIdade.Visible = False
    End If
    End Sub


    Nesse exemplo, logo após inserir o nome e dar um Enter, automaticamente aparece a caixa de texto da idade. Se você apagar o nome e der um Enter, oculta de novo o campo da idade.

    Só uma dica que sempre costumo passar a quem está iniciando agora no Access. Existem vários nomes que são reservados do Access e se você utilizar esses nomes nos seus controles, como por exemplo em uma caixa de texto, pode dar algum erro. Se você observar os nomes dos controles no meu exemplo, verá que tem um txt antes, que é para não correr o risco de dar erro se por acaso o nome que vem depois de txt for reservado do Access. Eu costumo usar txt para caixas de texto, como por exemplo txtNome, txtIdade, txtEndereço. Para botôes costumo usar btn, ocmo por exemplo btnGravar, btnCancelar, etc. Uso ainda cbo para combobox, lst para lista de valores, frm para formulários, tbl para tabelas e etc. Alem de não correr o risco de dar algum erro, ainda fica mais fácil de identificar o tipo de controle só olhando o nome.

    Abraços.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    joauanva
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 25
    Registrado : 05/03/2010

    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty Re: [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  joauanva 9/3/2010, 18:50

    Peço desculpa mas, não consigo que dê certo.

    Ajudem-me por favor.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty Re: [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  Convidad 9/3/2010, 20:40

    coloque o seu banco em site publico para vermos isso para você

    pode colocar aqui e colar aqui o link que gera

    http://www.speedyshare.com/
    avatar
    joauanva
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 25
    Registrado : 05/03/2010

    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty Re: [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  joauanva 9/3/2010, 21:55

    Este é o respectivo link! Obrigado

    http://www.speedyshare.com/files/21348241/Base_de_Dados2.accdb
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty Re: [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  criquio 9/3/2010, 22:14

    Veja se é assim. Aqui funcionou certinho. Apague o nome que estiver na caixa e dê enter que o campo da idade desparece. Digitando algo no nome dando Enter de novo, o campo Idade reaparece.

    http://www.speedyshare.com/files/21348579/Base_de_Dados2.accdb


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    joauanva
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 25
    Registrado : 05/03/2010

    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty Re: [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  joauanva 9/3/2010, 22:40

    Não consigo abrir.

    diz-me que o "Id não pertence a este tabela"

    E vai sempre aparecendo esta mensagem.

    Mas, o que eu desejaria era que não fosse necessário clicar em enter para aparecer o campo idade, eu queria era que aparecesse assim que começasse a digitar no campo nome. Obrigado e desculpem a massada mas, iniciante e curioso é assim mesmo. Abraços para todos.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty Re: [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  JPaulo 10/3/2010, 10:35

    Amigos bom dia e desculpem a minha intromissão;

    Veja se é o que pretende:

    http://dl.dropbox.com/u/771097/Base%20de%20Dados2_OLD.rar


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    joauanva
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 25
    Registrado : 05/03/2010

    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty Re: [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  joauanva 10/3/2010, 14:59

    Muito obrigado JPaulo era isso mesmo que eu queria.

    Também muito obrigado a todos os que se esforçaram por me ajudarem.

    Até à próxima.

    Que deverá ser muito em breve. Pois já está a surgir um outro problema. Poderei colocar aqui ou terei que abrir um outro post?
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty Re: [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  JPaulo 10/3/2010, 15:15

    Obrigado pelo retorno.

    Nova duvida, novo tópico.


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo Empty Re: [Resolvidos]Campo activo com base em um outro campo

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/3/2024, 04:57